Voltar para o site coopermiti

AGENDA ELETRÔNICA E CALCULADORA TECTOY MINNIE

Empresa: Tectoy

Ano: 1990 (?)





Tectoy

A Tectoy (anteriormente grafada como Tec Toy) é uma empresa brasileira de equipamentos eletrônico, conhecida principalmente por seu trabalho na produção e comercialização de consoles e jogos eletrônicos.

Fundada em 18 de setembro de 1987, por Daniel Dazcal, seu objetivo inicial era a fabricação de brinquedos de alta tecnologia, um mercado até então pouco explorado no Brasil. Durante os primeiros anos, a parceria com a Sega, empresa japonesa de jogos e consoles, conduziu seu crescimento com a popularidade do Master System e do Mega Drive no País.

Depois de conquistar 75% do mercado de jogos eletrônicos no Brasil e faturar 115 milhões de dólares em 1994, sua linha de produtos começou a presenciar um desaquecimento nas vendas. Além disso, a crise asiática, em 1997, prejudicou taxas de juros e influenciou nos compromissos financeiros da empresa. Os dois fatores fizeram com que a Tectoy entrasse em concordata em dezembro daquele ano.

Apenas em outubro de 2000, com o fim do processo, conseguiu iniciar a retomada gradual de seu faturamento. Foi também nessa época que reposicionou-se como companhia de entretenimento. A mudança veio acompanhada de novas linhas de produtos, como aparelhos de videokê e DVDs.

Em 2005, criou um estúdio de desenvolvimento de jogos, Tectoy Digital, focado em plataformas móveis. Em 2009, o Zeebo, seu primeiro console independente, desenvolvido em parceria com a Qualcomm, foi lançado em mercados emergentes (e descontinuado em 2011) Desde então, a Tectoy está focada na ampliação de linha de eletrônicos oferecidos e no retorno à lucratividade nas operações.



Brinquedos eletrônicos

• Zillion: uma pistola de luz, foi o primeiro produto lançado pela Tectoy, em maio de 1988, que foi um sucesso de vendas após a equipe de marketing da Tectoy convencer a Rede Globo a comprar os direitos e exibir o desenho animado em que o produto aparecia.[9] Era licenciado da divisão de brinquedos da Sega, e foi o responsável por iniciar o relacionamento entre as duas empresas.[9]

• Pense Bem: o brinquedo, lançado em 1988, consiste em um dispositivo que faz perguntas sobre vários temas, como história e geografia, e é capaz de realizar operações matemáticas básicas. Novas perguntas são adicionadas através de livros lançados separadamente. Algumas versões do produto contam com personagens licenciados inclusos, como Turma da Mônica, Sonic e Pato Donald.

• Teddy Ruxpin: lançado em novembro de 1988, após fazer sucesso durante o período de festas de final de ano de 1985 nos Estados Unidos, o urso de pelúcia tinha movimentos articulados e contava histórias. A Tectoy investiu 350 mil dólares na campanha de lançamento, com enfoque no aspecto educacional do produto.[62]

• Estrelinha Mágica: lançado em 1989, foi um brinquedo baseado na personagem homônima do filme Turma da Mônica e a Estrelinha Mágica. Feita de plástico rígido, cabia na palma da mão, piscava e cantava. A Tectoy comercializava o produto apenas como "★ Mágica", já que a fabricante Estrela tinha o direito exclusivo de uso da palavra "Estrela" (e suas variações) no ramo de brinquedos.[64] Foi um grande sucesso na década de 1980. O produto foi relançado em 2013, com modificações, pela Grow.

• Mini Games Tectoy: entre 1990 e 1995, a empresa lançou diversos mini games (ou mini jogos), muitos deles baseados em franquias conhecidas dos jogos eletrônicos e da televisão

• Mr. Show: boneco eletrônico de um apresentador de TV, que vinha acompanhado de um palco e de uma memória capaz de reproduzir até 700 palavras. Lançado em dezembro de 1990, tinha quatro tipos de jogos. Já foi especulado, porém sem confirmação da empresa, que seria baseado nas feições do apresentador Silvio Santos.

• Sapo Xulé: lançado em 1993, foi um boneco de plástico de um sapo verde que usava um par de tênis. Ao remover o calçado, o brinquedo tinha uma palmilha com mau cheiro





Características do produto



• Agenda de telefones

• Diário

• Calculadora

• Despertador

• Senha secreta

• Idiomas,

• Data e Hora

• Caricaturas





https://pt.wikipedia.org/wiki/Tectoy