Voltar para o site coopermiti

“Acreditamos que o único
caminho para a mudança de
comportamento é através da
educação.”

A HISTÓRIA DA MÁQUINA DE CAFÉ

Quem inventou a primeira máquina de café? Veja essa cronologia:



1800 - surge a primeira cafeteira: um bule com duas partes, uma para passar a água quente, outra para filtrar. Invenção de JEAN BAPTISTE de BELLOY.

.

1802 - novo modelo: dois recipientes onde o de baixo era colocado no fogo, fervia a água e liberava o vapor para o recipiente de cima onde estava o café moído. A infusão tomava cheiro, cor e sabor e o café saia por uma torneira lateral. Invenção de FRANÇOIS ANTOINE DESCROISILLES.



1806 - praticidade: a água quente colocada dentro do bule sobre o café moí¬do passava por camadas de elementos filtrantes. Ficou conhecido como processo de gotejamento automático. Invenção de BENJAMIN THOMPSON.

.

1840 - Balão de Café: a chama esquentava a água num globo de prata, que sob pressão, empurrava o vapor por um tubo até um recipiente com café moído. Invenção de ROBERT NAPIER.



1843 - sensação na Exposição de Paris em 1855 que fez 1000 cafés em 1 hora: a acumulação de vapor impelia a água quente através de uma válvula e depois através do café moído. Invenção de EDWARD LOYSEL DE SANTAIS.

1901- primeira máquina de café expresso. Invenção de LUIGI BEZERRA.



1905 - DESIDERIO PAVONI comprou a patente de Luigi Bezerra e experimentou diversas combinações de temperatura e pressão e chegou à fórmula ideal.



1907 - filtro de papel: invenção da alemã AMELIE AUGUSTE MELITTA BENZ.



1933 - cafeteira de êmbolo: a água quente sobre o café em pó. Após, deve-se pressionar o êmbolo que vai empurrar o pó para o fundo da jarra. Invenção de CALIMAN.



1933 - cafeteira Moka: a água sob pressão extrai um café com muito sabor. Invenção de ALFONSO BIALETTI.



1938 - primeiro modelo de máquina de café expresso com crema. Invenção de GIOVANNI ACHILLE GAGGIA.





Um pouco mais sobre a máquina de fazer café



O café é uma bebida mundialmente popular - e incrivelmente lucrativa - que pode ser preparada de vários modos diferentes. Máquinas de café são o componente base, embora amplamente ignoradas, da obsessão americana por essa bebida. Fazer café é quase tão antigo quanto usá-lo, mas as cafeteiras são invenções bastante recentes.



História



O café foi descoberto na Etiópia pelos comerciantes árabes. A história diz que um pastor de cabras percebeu que elas agiam de forma estranha depois de comer os frutos de uma determinada planta. Levando essas frutas para um sheik, o pastor e o sheik as examinaram e até as comeram, mas as cuspiram por seu gosto muito amargo. Jogando as frutas ao fogo com desgosto, o eles ficaram agradados com o aroma emanado pelos grãos cozidos. Colocando-os agora cozidos na água quente, o sheik e o pastor supostamente criaram a primeira xícara de café no quinto ou sexto século aC. Desde então, o café tornou-se um marco da cultura árabe e do Oriente Médio.

Calendário



Em 1865, coadores de café surgiram na Europa e na América graças ao inventor James Mason. Os coadores foram baseados no princípio de que a água quente se expande e pode ser direcionada. A água é colocada num reservatório no fundo de um coador, com borras de café em um cesto poroso no topo com um tubo de metal, que se estende quase até ao fundo do reservatório. O coador era então colocado perto do calor, onde a água fervente levantava o tubo, salpicando sobre os grãos e criando o café.

Função



O café foi, por muito tempo, fervido junto com a água, mas deixava restos no copo quando o bebiam. Em resposta a este problema, o inventor francês Louis-Bernanrd Rabaud inventou um filtro baseado em algodão que permitia a passagem de água, mas deixava os restos para trás no filtro. Ele foi também colocado no meio do processo de fabricação de cerveja, formando o precursor de filtros modernos, embora muitos filtros posteriores tivessem sido feitos de papel em vez de algodão.

Tipos



Os filtros de papel foram adicionados aos coadores no século 20, aproximadamente ao mesmo tempo em que surgiram os coadores elétricos. A adição de filtros ao coador de café reduziu drasticamente a quantidade de moagens na xícara e os coadores elétricos foram comercializados como modernidades. Westinghouse, General Electric e outros gigantes da indústria lançaram coadores elétricos na década de 1920 e, embora não haja registros de quem realmente os "inventou", cada empresa alegou ter lançado primeiro.

Geografia



Em 1972, a empresa Mr. Coffee havia surgido e mesclava muitos dos avanços tecnológicos anteriores das máquinas de café. Este novo tipo de máquina eliminou uma das falhas que os coadores haviam cometido por muito tempo: a reinfusão do café. Com base nos princípios que funcionaram tão bem para os coadores, máquinas de café automáticas aqueciam a água através de um elemento elétrico, passando-a por um tubo de metal, em uma cesta separada que segurava os grãos em um filtro de papel e em uma garrafa de café que repousava sobre um elemento de aquecimento para manter a bebida quente. Isso impediu que o café infuso contivesse grãos passando e acabou sendo mais saboroso. A Mr. Coffee contou com a ajuda da lenda do beisebol Joe DiMaggio para promover o seu produto na televisão.

Considerações



Expresso, cappuccino e outras bebidas de café são feitas usando processos similares ao coador, ao gotejamento e ao método French Press. Por exemplo, o café expresso que utiliza água quente é pressurizado e passados através de um cesto densamente embalado da borra de café. Este processo cria uma bebida altamente concentrada, mas ainda se baseia na tecnologia básica de uma cafeteira. Máquinas de café expresso foram inventadas pelo inventor italiano Aquiles Gaggia em 1946 com base nas máquinas anteriores, menos eficazes que remontam ao início do século 19. Gaggia usou bombas mecânicas, molas e alavancas para melhorar a pressão e produzir uma xícara de café mais consistente.





http://www.ehow.com.br/inventou-primeira-maquina-cafe-sobre_15523/

http://www.ocafezeiro.com.br/cafe-ler-item.php?Id=6

https://img.olx.pt/images_olxpt/868545927_2_644x461_maquina-de-caf-vintage-junex-imagens.jpg