Voltar para o site coopermiti

“Acreditamos que o único
caminho para a mudança de
comportamento é através da
educação.”

APARELHO CELULAR ERICSSON DH 668

Empresa: Telefonaktiebolaget L. M. Ericsson

Ano: Década de 90



Ericsson

A Ericsson (oficialmente, Telefonaktiebolaget L. M. Ericsson) é uma empresa de tecnologia, de controle sueco, fabricante de equipamentos de telefonia fixa e móvel. Líder mundial no setor de telecomunicação, foi fundada em 1876 como uma loja de reparos em telégrafos por Lars Magnus Ericsson.

Atuando no Brasil desde 1892, tem unidades em São José dos Campos (Fábrica e Centro de Treinamento), São Paulo (Escritório Central) e Campinas (Centro de P&D), além de escritórios em Porto Alegre, Curitiba, Belo Horizonte, Belém, Salvador e Rio de Janeiro.

Em outubro de 2001 foi criada a Sony Ericsson, uma joint venture entre a Sony Corporation com a Telefonaktiebolaget L.M. Ericsson, cada uma com 50% de participação para a produção de telefones celulares / telemóveis .

Foi eleita pelo Great Place to Work Institute (GPTW) como uma das cem melhores empresas para se trabalhar no Brasil.

Em março de 2012 inaugurou no Brasil um centro de desenvolvimento de tecnologias da informação no Parque Tecnológico de São José dos Campos, onde realizará parcerias com institutos brasileiros como o INPE, o ITA e a UNIFESP para o desenvolvimento de tecnologias que ajudarão a tornar realidade a sociedade conectada em áreas como transporte e segurança, envolvendo a computação em nuvem, banda larga e mobilidade em suas plataformas de inovação.

O controle da companhia esta nas mãos das família Wallenberg. Representada na empresa por Marcus Wallenberg vice-presidente do conselho da companhia.

Em 2012 a Sony Corporation compra a parte da Telefonaktiebolaget L. M. Ericsson na joint venture Sony Ericsson, deixando assim de existir, e passando a se chamar Sony Mobile Communications. Em julho de 2014, a Ericsson comprou a MetraTech, empresa norte-americana de billing.



Telefone celular

Telefone celular ou telemóvel é um aparelho de comunicação por ondas eletromagnéticas que permite a transmissão bidirecional de voz e dados utilizável em uma área geográfica que se encontra dividida em células (de onde provém a nomenclatura celular), cada uma delas servida por um transmissor/receptor. A invenção do telefone celular ocorreu em 1947 pelo laboratório Bell, nos Estados Unidos.

Há diferentes tecnologias para a difusão das ondas eletromagnéticas nos telefones móveis, baseadas na compressão das informações ou na sua distribuição: na primeira geração (1G) (a analógica, desenvolvida no início dos anos 80), com os sistemas NMT e AMPS; na segunda geração (2G) (digital, desenvolvida no final dos anos 80 e início dos anos 90): GSM, CDMA e TDMA; na segunda geração e meia (2,5G) (uma evolução à 2G, com melhorias significativas em capacidade de transmissão de dados e na adoção da tecnologia de pacotes e não mais comutação de circuitos), presente nas tecnologias GPRS, EDGE, HSCSD e 1xRTT; na terceira geração (3G) (digital, com mais recursos, em desenvolvimento desde o final dos anos 1990), como UMTS e EVDO; na terceira geração e meia (3,5G), como HSDPA, HSPA e HSUPA. Já em desenvolvimento a 4G (quarta geração).

Aparelhos análogos baseados no rádio já eram utilizados pelos autoridades policiais de Chicago na década de trinta, entre outras tecnologias.

História

Os precursores dos celulares são os rádios comunicadores usados em aviões e barcos, os primeiros protótipos de telefones móveis foram criados no Bell Labs em 1947, a Ericsson chegou a desenvolver um modelo em 1956.

Na URSS o primeiro celular foi desenvolvido em 1955 por Leonid Kupriyanovich. Ele pesava 1,2 kg e tinha alcance de 1,5 km, Kupriyanovich, aprimorou esse modelo até 1961, um dispositivo ainda menor, pesando 70 gramas, que cabia na palma da mão, e tinha um alcance de mais de 30 km. Em 1958 foi desenvolvido na URSS o serviço Altay que era usado em carros e chegou a estar presente em até 30 cidades do país. Em 1965 a empresa búlgara Radioelektronika também apresentou um sistema de base que podia usar até 15 telefones.

Em 3 de abril de 1973, liderado por Martin Cooper, a Motorola apresentou o DynaTAC 8000 que só chegou a ser comercializado em 1983, este celular marcou a primeira geração.

Em 1991 houve a primeira transmissão do novo formato digital de sinal digital de celular, o 2G, além de conversas o novo padrão também possibilitava troca de mensagens através do serviço SMS, em 1993 foi lançado o IBM Simon que reunia recursos de celulares e PDAs com tela sensível ao toque, é considerado o primeiro smartphone. O novo padrão variado do 2G (chamado de 2.5G) adicionou o acesso à internet por telefone celular pelo padrão GPRS, em 1998 foi disponibilizado os primeiros conteúdos disponíveis para download na Finlândia, e em 1999 o primeiro serviço completo de acesso à internet no Japão.

Devido à alta demanda por serviços de internet, foi lançada em maio de 2001 no Japão a primeira rede 3G, o primeiro aparelho foi lançado em outubro do mesmo ano, a primeira década do século XXI viu um rápido crescimento da popularização dos celulares.

No ano de 2007 a Apple lança o iPhone, o seu primeiro smartphone, em um formato que mudou a aparência da maioria dos telefones celulares, sendo o primeiro aparelho a apresentar tela multitoque, tinha como principal característica a ausência de teclados numéricos físicos, deixando-os para serem gerados por software. No ano de 2008 a Google apresenta o Android, seu sistema operacional para smartphone que logo se popularizou e é, até o momento, o mais utilizado.

Popularidade dos celulares

A primeira rede de telefonia celular do Brasil foi lançada pela TELERJ, na cidade do Rio de Janeiro em 1990, seguida da cidade de Salvador.

Segundo a União Internacional das Telecomunicações, o Brasil é sexto maior mercado do mundo em telefonia celular e atualmente, são 202,94 milhões de aparelhos em uso no Brasil,sendo assim o quarto país que mais utiliza telefones celulares no mundo (perde apenas para China, Índia e Estados Unidos).

Atualmente no Brasil existem 247 milhões de linhas de telefones celulares ativas.





https://www.google.com.br/search?q=APARELHO+CELULAR+ERICSSON+DH668&hl=pt-BR&biw=1920&bih=841&site=webhp&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=0ahUKEwjwwOWK54nNAhWLFR4KHaMIC3YQ_AUIBigB#imgrc=oJ-mCN8z9_MvVM%3A

https://pt.wikipedia.org/wiki/Ericsson

https://pt.wikipedia.org/wiki/Telefone_celular

https://pt.wikipedia.org/wiki/Hist%C3%B3ria_do_telefone_celular