Voltar para o site coopermiti

“Acreditamos que o único
caminho para a mudança de
comportamento é através da
educação.”

APARELHO CELULAR QUALCOMM

Empresa: Qualcomm

Ano: Década de 90



Qualcomm

Qualcomm é uma empresa estado-unidense fundada em 1985 que produz os chipsets dos celulares de tecnologia CDMA e W-CDMA.

A empresa é também responsável pelo cliente de e-mail Eudora e pela plataforma de criação de aplicativos para celulares Brew. Também é proprietária da marca Snapdragon que produz processadores para smartphones. Teve uma parceria com a Tectoy na produção do console de videogame Zeebo.

Participação no programa de vigilância mundial

Em 13 de maio de 2014, no livro Sem lugar para se esconder , de Glenn Greenwald foram revelados os nomes das empresas chaves na parceria com a NSA no programa de vigilância e espionagem mundial feito pelo governo americano ao redor do mundo.

Os documentos publicados mostram as companhias americanas[que fizeram alianças com a NSA no programa de vigilância global e são parceiras diretas e chave na espionagem e vigilância mundial.

Entre elas está a Qualcomm, fabricando e vendendo no mercado mundial equipamentos com backdoors para os malwares que facilitam a espionagem. Outras empresas reveladas como parceiras da NSA são: Cisco, Oracle, Intel, Qwest, EDS, AT&T, Verizon,Microsoft, IBM.

A Qualcomm é uma das empresas principais no fornecimento de chipsets e outras tecnologias incluindo processadores para dispositivos móveis como por exemplo, telefones celulares, bem como de hardware e software distribuídos ao redor do mundo e em parceria direta com a NSA , fabricando e vendendo no mercado mundial equipamentos com backdoors para os malwares que facilitam a espionagem da NSA; seus equipamentostem papel fundamental no espionagem americana em vários países, incluindo mas não se limitando a: Brasil, Japão, Coreia do Sul, França, Alemanha.

A presidência da empresa nāo quis comentar sobre o assunto ainda em janeiro de 2014 quando surgiram as primeiras informações sobre a parceria da Qualcomm com a NSA, documentadas em maio de 2014.

Rede de telefonia celular

A rede de telefonia móvel celular é uma rede de telecomunicações projetada para o provisionamento de serviços de telefonia móvel, ou seja, para a comunicação entre uma ou mais estações móveis (telefone celular no Brasil ou telemóvel em Portugal). Historicamente, em 1990 a cidade do Rio de Janeiro é a primeira no Brasil a operar comercialmente o serviço de telefonia móvel celular. No caso brasileiro, ocorreram duas fases distintas na expansão do serviço móvel celular:

• Primeira Fase: início dos anos 90, ocorreu a expansão para suprir a demanda reprimida pelos serviços de telefonia fixa.

• Na segunda fase: a partir do final da década de 90, o crescimento se deu pela forte popularização deste serviço através do modo pré-pago, no qual um assinante não paga pela assinatura básica do serviço e sim pelo tempo de uso na forma de créditos de minutos de conversação.





https://www.google.com.br/search?q=APARELHO+CELULAR+QUALCOMM&hl=pt-BR&biw=1920&bih=911&site=webhp&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=0ahUKEwj_5dX4y5bNAhXMD5AKHTlUAVYQ_AUIBygC#imgrc=zmPvLdOL6pwZWM%3A

https://pt.wikipedia.org/wiki/Qualcomm

https://pt.wikipedia.org/wiki/Rede_de_telefonia_celular