Voltar para o site coopermiti

“Acreditamos que o único
caminho para a mudança de
comportamento é através da
educação.”

APARELHO CELULAR MOTOROLA I1

Empresa: Motorola Inc.



Motorola

Motorola, Inc. foi uma empresa de telecomunicações multinacional americana baseada em Schaumburg, Illinois. Após ter perdido 4,3 bilhões de dólares entre 2007 e 2009, a empresa foi dividida em duas empresas públicas independentes, a Motorola Mobility e a Motorola Solutions em 4 de janeiro de 2011. A Motorola Solutions é considerada a sucessora direta da Motorola, Inc., sendo que após a reorganização foi estruturada, a Motorola Mobility foi separada da empresa.

A Motorola planejou e vendeu equipamentos de infraestrutura de redes sem fio como estações base transmissoras de celular e amplificadores de sinal. Os produtos domésticos e para redes de radiodifusão da Motorola incluíam set-top boxes, gravadores de vídeo digitais, e equipamento de rede usado para transmitir a transmissão de vídeo, telefonia por computador, e televisão de alta definição. Seus consumidores empresariais e governamentais consistem principalmente de sistemas de voz sem fio e de banda larga (usada para criar redes privadas), e sistemas de comunicações públicos seguros como o Astro e o Dimetra. Esses negócios hoje fazem parte da Motorola Solutions. A Google vendeu a Motorola Home (a antiga empresa de cabo General Instrument) para o Arris Group em 2012.

No dia 15 de agosto de 2011 foi anunciado a venda da Motorola Mobility para a Google por US$ 12,5 bilhões. Em 22 de maio de 2014, o CEO da Google Larry Page anunciou a venda da Motorola Mobility para a empresa chinesa Lenovo, por cerca de U$3 bilhões de dólares.



Características do produto

O Motorola i1 é um smartphone, grande, pesado, mas que roda Android, na versão 1.5, mas se você tem que escolher entre um dumbphone ou Windows Mobile, o i1 de ruim pode passar a fantástico.

Tela e acessibilidade

Infelizmente a tela não é o grande destaque, não porque é pequena, mas porque a resolução é baixa. Apesar de a tela touchscreen ser capacitiva, o LCD TFT de 2,8 polegadas tem míseros 320×240 pixels de resolução. Poderia ser melhor, já que dificulta a leitura e torna o aparelho uma opção ruim para assistir vídeos. Mas, se a sua intenção for ver emails, páginas simples de web e acessar redes sociais, a resolução não chega a atrapalhar o uso dessas funções.

O i1 vem com XT-9 (autocompletar), QWERTY completo nativo e teclado SWYPE, o único que alguém pode precisar. Dessa forma, escrever e inserir dados são fácil, rápido e só não é perfeito pelo pouco espaço na tela, mesmo na horizontal. Os botões clássicos do Android (menu, home e voltar) estão todos na parte inferior, na frente do aparelho, com exceção do botão “pesquisar” que foi substituído pelo tradicional comando de viva-voz da Nextel.

Conectividade e Internet

Mesmo com todas as limitações, um Android pode estar sempre conectado. A lista inclui Wi-fi b/g, Bluetooth 2.0, além das conexões a cabo jack 2.5mm (ponto negativo) para áudio e MiniUSB 2 para dados (ponto positivo). Não sentiu falta de nada? O 1i não tem suporte 3G, o que pode ser um problema, ainda que a cobertura na maioria do Brasil possa dar a impressão de que conexão 2G seja suficiente.

Se a ideia é estarem conectado 24 horas por dia, a interface Motoblur ajuda ao criar uma tela com feed RSS e atualizações de redes sociais. Pelo Android Market é possível encontrar milhares de aplicativos para web, de navegadores a clientes de email, passando por redes sociais. A conectividade aliada aos aplicativos certos são garantias de navegação rápida com economia de dados.

Câmera

Ponto para o i1 neste quesito, não porque tenha uma câmera excelente, mas o resultado das fotos tiradas pela câmera de 5 megapixels é realmente acima da média, sem falar no flash LED. Não podemos dizer o mesmo de vídeos, mas dentre as opções para quem usa Nextel, sem dúvidas o i1 surpreendeu e merece elogios.

Processador e memória

Estamos falando de um aparelho Nextel com SO mais do que defasado, neste cenário o processador Freescale Zeus 2.0 ARM 1136 de 500MHz não faz feio, principalmente porque é apoiado por 512 MB de RAM. O armazenamento pode ser expandido para até 32 GB via cartão MicroSDHC. Com os novos aplicativos disponíveis no Android Market, a configuração de hardware pode parecer fraca, mas como veremos depois, CPU e memória não são os maiores problema do i1.

Design

Se existe um Android que chama atenção pelo visual, o Motorola i1 é esse celular. Segundo a fabricante, o aparelho foi construído segundo especificações militares. A chamada Rugged Construction é certificada para sobreviver a condições ruins e resistir à chuva com vento, poeira, choque, vibração, temperaturas extremas, baixa pressão, umidade e radiação solar.

Basta olhar para o aparelho para ver que os materiais, acabamento e construção são bem diferentes. Ao segurar o celular logo é possível notar diferenças, principalmente no peso, empunhadura e nas borrachas laterais. O material do corpo é basicamente metal e realmente dá a impressão de ser indestrutível.

A lateral esquerda possui botão para o push-to-talk e os botões de volume. Na lateral direita temos entrada micro USB, o botão de disparo da câmera e uma trava da tampa traseira que requer algum esforço para abrir. Em cima estão a saída de fone de ouvido e o clássico botão para travar tela. A parte de trás na cor grafite tem a logo Motorola estampado em prata e a logo da Nextel.

Sistema Operacional

Eis o único e provavelmente decisivo motivo para comprar e não comprar um i1. O ponto forte é que ele é o único Nextel que roda Android e isso já seriam suficiente para ser considerado como a melhor opção. A decepção, grande decepção, fica por conta da versão do sistema operacional.

Motorola i1 vem com Android 1.5 Cupcake, um bom sistema operacional, quando foi lançado. Depois dele vieram mais 4 versões: 1.6 Donut, 2.1 Eclair, 2.2 Froyo e 2.3 Gingerbread. Nenhuma atualização aconteceu nem vai acontecer. O problema é que a grande maioria dos bons aplicativos disponíveis no Android Market só roda a partir da versão 1.6 ou 2.0, ou seja, infelizmente pouca coisa vai funcionar no i1. Se você quer um Android, o Nextel não é uma opção, mas se você precisa dos aparelhos da operadora, o Motorola i1 é sem dúvida a melhor opção, muito acima da média.





Ficha técnica

• Tela

o 3.1 polegadas

• Resolução de tela

o 320 x 480 pixels

• Sistema Operarional

o Android 1.5 (interface Motoblur 1.5) Rede: iDEN 800 / 900 MHz

• Processador

o Freescale Zeus 2.0 ARM 1136 500MHz

• Armazenamento

o 516 MB memória interna / Armazenamento interno expansível até 32GB com cartão MicroSD

• Câmera

o 5 megapixels

• Flash

o LED

• Conectividade

o Wi-Fi 802.11b/g / Bluetooth2.0 / USB 2.0 via MicroUSB

• Sincroniza com PC

o Sim

• Dimensões

o 5.8 x11. 8 x 12.8 cm

• Peso

o 131g

• Autonomia de bateria

o 1400mAh, até 210 minutos em conversação e 100 horas em stand-by

• Itens inclusos

o Veicular / Fone de Ouvido Estéreo / Cabo MicroUSB / Cartão MicroSD 2GB / Manual



http://www.techtudo.com.br/review/motorola-i1.html

http://www.techtudo.com.br/tudo-sobre/motorola-i1.html

http://www.techtudo.com.br/review/motorola-i1.html