Voltar para o site coopermiti

“Acreditamos que o único
caminho para a mudança de
comportamento é através da
educação.”

COMPUTADOR APPLE IIGS

Empresa: Apple Inc.

Ano: 1986



Apple

A Apple Inc. (anteriormente Apple Computer, Inc.) é uma empresa multinacional norte-americana que tem o objetivo de projetar e comercializar produtos eletrônicos de consumo, software de computador e computadores pessoais. Os produtos de hardware mais conhecidos da empresa incluem a linha de computadores Macintosh, o iPod, o iPhone, o iPad, a Apple TV e o Apple Watch. Os softwares incluem o sistema operacional Mac OS X, o navegador de mídia iTunes; a suíte de software multimídia e criatividade iLife; a suíte de software de produtividade iWork; Aperture, um pacote de fotografia profissional; Final Cut Studio, uma suíte de vídeo profissional e produtos de software; Logic Studio, um conjunto de ferramentas de produção musical; o navegador Safari; e o iOS, um sistema operacional móvel.

Em agosto de 2010, a empresa operava 301 lojas de varejo em dez países, e uma loja online onde os produtos de hardware e software são vendidos. Para além das Apple Store, a empresa possui as Apple Shops e as Apple Premium Resellers (APR's). As primeiras são pequenas áreas exclusivas à marca, devidamente sinalizadas e inseridas em operadores multimarca. As APR's são parcerias estabelecidas com empresários locais e são lojas exclusivas à marca e que disponibilizam toda a gama de produtos e serviços colocados ao dispor do cliente pela casa-mãe. Em maio de 2011, a Apple era uma das maiores empresas do mundo e a empresa de tecnologia mais valiosa do planeta, tendo ultrapassado a Microsoft.Em janeiro de 2012 a Apple passou a multinacional do petróleo ExxonMobil em valor de mercado e passa a ser a maior empresa de capital aberto do mundo .

Fundada em 1 de abril de 1976 em Cupertino, Califórnia, e incorporada 3 de janeiro de 1977, a empresa foi anteriormente denominada Apple Computer, Inc. nos seus primeiros 30 anos, mas retirou a palavra "Computer" em 9 de janeiro de 2007, para refletir a contínua expansão da empresa no mercado de eletrônicos de consumo, além de seu foco tradicional em computadores pessoais. Em setembro de 2010, a Apple tinha 46,6 mil empregados em tempo integral e 2.800 temporários empregados em tempo integral em todo o mundo e tinha vendas anuais mundiais de 65,23 bilhões de dólares.

Por motivos tão variados como a sua filosofia de design estético completo até suas campanhas de publicidade distintas, a Apple estabeleceu uma reputação única na indústria de eletrônicos de consumo. Isso inclui uma base de clientes que se dedica à empresa e sua marca, especialmente nos Estados Unidos. A revista Fortune classificou a Apple a empresa mais admirada nos Estados Unidos em 2008, e do mundo em 2008, 2009 e 2010. A empresa também tem recebido críticas por seu contratos de trabalho, cuidado ambiental e práticas de negócios.



Características do produto

O Apple IIGS, quinto modelo dos microcomputadores Apple II, foi o membro mais poderoso desta série produzida pela Apple Computer. Na época do seu lançamento, apresentava gráficos coloridos surpreendentes (com até 4096 cores) e som estéreo em 16 vozes, numa resposta voltada aos concorrentes diretos, Amiga 1000 e Atari 520ST. O "GS" refere-se justamente às suas capacidades avançadas de gráficos e som, que ultrapassaram tudo o que já havia sido feito anteriormente na série Apple II (e mesmo no Macintosh monocromático).

A máquina representou uma mudança radical em relação aos Apple II anteriores, com uma verdadeira arquitetura de 16 bits, velocidade de processamento aumentada, acesso direto a megabytes de memória RAM, placa de som embutida, GUI e mouse. Embora ainda totalmente compatível reversamente com os modelos anteriores da série, misturava características do Apple II e do Macintosh numa só máquina. O Apple IIGS representou um vislumbre dum futuro promissor para a linha Apple II, mas a Apple não lhe deu a devida atenção, visto que os interesses da empresa estavam cada vez mais direcionados para a plataforma Macintosh.

O Apple IIGS foi o primeiro computador fabricado pela Apple a usar uma GUI colorida, bem como o esquema de cores "Platinum" (cinza claro) e a interface Apple Desktop Bus para teclados, mouse e outros dispositivos de entrada. Foi também o primeiro computador pessoal a apresentar um chip sintetizador com "wavetable" embutida, utilizando tecnologia licenciada pela Ensoniq (o que lhe valeu um processo judicial movido pela Apple Records dos Beatles). Durante seu primeiro ano de produção, as vendas da máquina ultrapassaram as de todos os outros modelos da Apple, inclusive do Macintosh.

Especificações Técnicas

• UCP

o 65C816 em 2,8 MHz

• RAM

o 256 KiB ou 1 MiB (base) — 8 MiB (máxima)

• ROM

o 128 KiB ou 256 KiB

• Teclado

o Destacado, 80 teclas, com teclado numérico reduzido e teclas de cursor

• Gráficos

o texto: 40x24 ou 80x24 linhas; gráficos: 40x48 (16 cores) / 80x48 (16 cores) / 280x192 (6 cores) / 140x192 (16 cores) / 560x192 (16 cores) / 320 x 200 (até 3200 cores) / 640 x 200 (até 800 cores)

• Som

o Ensoniq 5503 Digital Oscillator Chip, 8 bits, 16 vozes (estéreo), "wavetable"

• Periféricos

o sete slots padrão Apple II de 50 pinos, 1 slot de expansão de memória IIGS, monitor de vídeo, joystick/mouse, monitor RGB, acionador de disco, 2 portas RS232C, saída de áudio, conector Apple Desktop Bus

• Armazenamento

o 1 drive de 3" 1/2, 800 KiB



http://pt.wikipedia.org/wiki/Apple_IIGS

https://pt.wikipedia.org/wiki/Apple