Voltar para o site coopermiti

“Acreditamos que o único
caminho para a mudança de
comportamento é através da
educação.”

ASPIRADOR DE PÓ UNIVERSAL MODELO VC 6702

Empresa: Universal

Data: década de 30 (?).



Aspirador de pó

O aspirador é um equipamento pneumático destinado a captura de partículas sólidas, normalmente servindo para absorver pó nas casas. Nos finais do século XIX e princípios do século XX, começaram a surgir os primeiros aspiradores, precursores dos modernos aparelhos.

Em 1869, surge o primeiro aspirador, inventado por Ives McGaffey, acionado por uma manivela.Outros eram providos de um tubo terminado por um bucal (com um formato idêntico ao dos dias de hoje) e o pó era bombeado manualmente para dentro de um pequeno contentor.

Em 1907 apareceu o primeiro aspirador elétrico, inventado pelo americano Murray Spangler, empregado da empresa Hoover, a qual adquiriu os direitos de fabricação daquele invento em 1908. Tornaram-se um sucesso internacionalmente. Em 1926 a Hoover lançou um dos seus mais famosos aspiradores, o Hoover 700, conhecido por beats-as-it-sweeps-as-it-cleans (bate-enquanto-varre-enquanto-limpa), um aparelho mais eficaz na remoção do pó dos tapetes: bate o pó, varre e aspira-o. A partir daí foram lançados vários modelos mas sem grandes alterações nas características gerais do produto. Só a partir dos anos 80 é que se puderam ver algumas alterações mais concretas proporcionadas pelas novas tecnologias.

Entretanto, de meados dos anos 60 a meados dos anos 70, surgiu no mercado o aspirador de mão, concebido para ser prático e fácil de transportar para qualquer lado.

No século XXI apareceram os aspiradores robóticos para o grande consumo, sendo a marca Roomba líder desse mercado

Aspirador de pó: funcionamento

Ao beber refrigerante pelo canudo, você utiliza o mecanismo de sucção mais simples que existe. Sugar o refrigerante causa uma diferença de pressão entre a parte inferior e superior do canudo. Com a pressão na parte inferior maior que na parte superior, o refrigerante é empurrado para a sua boca.

O aspirador de pó trabalha com esse mesmo mecanismo básico, embora a execução seja mais complexa.

O aspirador convencional pode parecer uma máquina complicada, mas na verdade, é formado por apenas seis componentes básicos:

• Uma porta de entrada, que pode incluir uma variedade de acessórios de limpeza.

• puma porta de saída

• um motor elétrico

• um ventilador

• um saco poroso para reter o pó

• uma carcaça que contém todos os outros componentes

Quando você liga o aspirador de pó é isso que acontece:

1. a corrente elétrica liga o motor. O motor está conectado ao ventilador, que tem pás inclinadas (como as de uma hélice de avião);

2. à medida que as pás do ventilador giram, elas forçam o ar em direção à porta de saída (verifique Como funcionam os aviões para ver como isso acontece);

3. quando as partículas de ar são movidas para frente, a densidade de partículas (e a pressão do ar) aumenta na parte da frente do ventilador e diminui na parte de trás.

Esta diferença de pressão entre a entrada e a saída do ventilador é semelhante à diferença de pressão no canudo quando você suga a bebida. O nível de pressão depois do ventilador cai abaixo da pressão fora do aspirador (a pressão atmosférica do ambiente). Isto cria a sucção, uma aspiração parcial para dentro do aspirador. O ar do ambiente externo entra no aspirador através da porta de entrada. Enquanto o ventilador está funcionando e a passagem através do aspirador permanece aberta, existe uma corrente de ar constante que se movimenta entre a porta de saída e de entrada porque a pressão do ar dentro do aspirador é menor que a pressão externa. . Esta corrente de ar é semelhante à corrente de água. As partículas de ar em movimento entram em contato com a poeira ou sujeira solta. Se a sujeira é leve e a sucção forte, o atrito arrasta o material pela parte interna do aspirador. Este é o mesmo princípio que faz com que folhas e outros entulhos sejam levados por uma corrente de água. Alguns aspiradores também têm escovas rotativas na porta de entrada, que varrem a poeira e o entulho do tapete, facilitando o processo de arraste pela corrente de ar. medida que o ar empoeirado segue em direção à porta de saída do aparelho, ele passa pelo saco de pó. Esses sacos são feitos de material poroso (normalmente tecido ou papel), que atua como filtro de ar. Os poros do saco são grandes o bastante para deixar o ar passar, mas pequenos o suficiente para reter a maioria das partículas de sujeira. Quando a corrente de ar passa pelo saco, ficam no saco apenas a poeira e a sujeira. Você pode colocar o saco do aspirador em qualquer lugar entre a porta de entrada e a de saída, desde que a corrente de ar passe através dele. Nos aspiradores verticais, a passagem pelo saco é a última parte do trajeto dentro do aparelho. Logo depois que o ar é filtrado, ele volta para o ambiente externo.



http://casa.hsw.uol.com.br/aspiradores-de-po.htm

https://pt.wikipedia.org/wiki/Aspirador