Voltar para o site coopermiti

“Acreditamos que o único
caminho para a mudança de
comportamento é através da
educação.”

CAFETEIRA MELITTA MODELO MA111

Empresa: Melitta

Data: 1965



Melitta

Melitta é uma marca da Alemanha que desenvolve cafés embalados a vácuo, café solúvel e filtros para café. Têm filiais em diversos países, no Brasil se estabeleceu em 1968 fabricando principalmente os filtro de papel.

A dona de casa alemã Melitta Bentz (1873-1950), inventou o primeiro filtro de papel em 1908 em sua casa em Dresden (norte da Alemanha). Ela e o marido resolveram comercializar o produto que foi logo aceito. Horst Bentz, filho do casal, assumiu a pequena firma que se tornou uma grande empresa. Em 1929 a indústria se transferiu para Minden, onde está até hoje e é uma das cem maiores indústrias da Alemanha, presente em mais de 100 países. Nesta cidade, a matriz da empresa ocupa uma área de 100 mil metros quadrados equipada com alta tecnologia, formando na Alemanha um parque industrial com 10 unidades de produção e mais de quatro mil empregados. Foi neste mesmo ano que a marca MELITTA foi registrada pela primeira vez. Em 1932, ano em que foi inaugurada a primeira filial estrangeira na Suíça, a empresa apresentou os filtros de papel quadrados, em conjunção com o suporte cônico. Quatro anos mais tarde, o corpo dos filtros adquire a forma de “V”, com os coadores correspondentes. Assim, o aroma podia expandir-se, sem a liberação excessiva de substâncias amargas. E – argumento importantíssimo na época – assim se economizava o precioso pó negro.

A linha do tempo



1919

● Surgimento do coador redondo MELITTA feito em porcelana ou cerâmica.

1925

● Tendo como objetivo de se proteger das diversas imitações que surgiam no mercado a MELITTA começou a marca seus pacotes de coadores nas cores verde e vermelha, que identificam os produtos da marca até os dias de hoje.

1932

● Lançamento do tradicional coador em formato cônico. Sua característica distintiva é uma base redonda e plana com furos para gotejamento. Fornecido juntamente com uma “prensa”, o papel filtrante quadrado e plano é empurrado ou pressionado no copo do coador.

1954

● Lançamento dos suportes para coadores coloridos, especialmente na cor marrom, que se tornaria extremamente popular. Para combinar, bules coloridos também foram adicionados à linha de produtos.

● Lançamento dos coadores e bules de cerâmica.

1960

● Lançamento dos suportes para coadores feitos de plástico, inicialmente transparentes. Pouco depois, foram introduzidos os coadores coloridos.

1962

● Lançamento do pó de café embalado a vácuo.

1965

● Lançamento da cafeteira elétrica de filtro, que substituíam a filtragem manual do café. Na época, nenhuma outra máquina podia fazer oito xícaras de café em apenas seis minutos como a MELITTA.



Características do produto

• 220 v

• 01 jarra de vidro refratário

• 01 porta filtro plástico



http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-706981376-cafeteira-eletrica-melitta-ma-111-antiga-na-caixa-_JM

https://pt.wikipedia.org/wiki/Melitta

http://mundodasmarcas.blogspot.com.br/2006/06/melitta-ennobles-coffee.html

http://mlb-s1-p.mlstatic.com/en-eletrodomesticos-antigos-130501-MLB20343642745_072015-Y.jpg