Voltar para o site coopermiti

“Acreditamos que o único
caminho para a mudança de
comportamento é através da
educação.”

CALCULADORA HP 41 cv

Empresa: Hewlett-Packard

Ano: 1981



Hewlett-Packard

A Hewlett-Packard — ou simplesmente HP — é uma empresa cuja sede se encontra em Palo Alto, Califórnia, Estados Unidos. Ela se concentra no campo de computação, impressão, tratamento de imagem e também vende software e serviços.

Fundada oficialmente somente em 1939 por Bill Hewlett e David Packard, dois estudantes da Stanford University, que haviam se tornado amigos em um acampamento de 3 semanas no Colorado em 1934. Bill continuou os estudos em Stanford e no MIT, enquanto David começou a trabalhar na GE. Morando em Palo Alto – Califórnia, fizeram um investimento inicial de U$ 538 Dólares para abrir a empresa que funcionava numa garagem. Antes disso Inventaram uma série de produtos mas a grande mudança de nível foi a criação de um oscilador de áudio, um instrumento muito usado por engenheiros de som para fazer testes. Um de seus primeiros clientes foi a Walt Disney Studios que adquiriu 8 destes osciladores Modelo 200B (uma versão melhorada criando assim a primeira linha de produtos). A aquisição pela Walt Disney foi para poderem desenvolver e testar o som do filme de animação "Fantasia", de 1943. Com esse negócio bem sucedido é que eles levantaram os tais U$ 538,00 e assim em 01. de Janeiro de 1939, formalizam oficialmente a Hewlett-Packard cujo o nome foi definido em um sorteio.

Em 1983, a HP introduz a impressora a jato de tinta e a laser. Juntamente com a sua linha de scanners, mais tarde foram agrupadas numa linha bem sucedida de produtos multifunções, podendo uma única máquina servir como Impressora/ scanner/ copiadora/ fax.

O mecanismo de impressão da linha LaserJet das impressoras da HP depende quase inteiramente em componentes da Canon, que por sua vez utiliza tecnologia desenvolvida pela Xerox.

A 3 de Março de 1983, HP registra o domínio HP.com, tornando-o o nono domínio .com registrado.Em 1983 a garagem em Palo Alto onde Hewlett e Packard iniciaram o negócio foi tida como marca histórico do estado da Califórnia.



Características do produto

A calculadora HP-41C é programável e expansível, com memória contínua handheld. Fabricada por HP de 1979 a 1990. O modelo original, HP-41C, foi o primeiro de seu tipo para oferecer alfanuméricos e recursos de exibição. Mais tarde veio a HP-41CV e HP-41CX, oferecendo mais memória e funcionalidade.

O alfanumérico "revolução"

O alfanumérico LCD de tela do HP-41C revolucionou a forma como uma calculadora poderia ser usada, proporcionando facilidade de utilização (para a época) e capacidade de expansão (funções do teclado poderia ser explicitada em ordem alfabética).Ao usar um display alfanumérico, a calculadora pode informar ao usuário o que estava acontecendo: ele poderia apresentar mensagens de erro significativas ( "ZERO DIVIDE") em vez de simplesmente um zero a piscar;ele também poderia pedir especificamente o usuário para argumentos ( "ENTER RADIUS") em vez de apenas exibir um ponto de interrogação.

A calculadora tinha um modo de usuário especial onde o usuário pode atribuir qualquer função a qualquer tecla se as atribuições padrão fornecidos pela HP não eram adequadas para uma aplicação específica. Para este modo, o HP-41C veio com modelos de teclado em branco;ou seja, coberturas de plástico com furos para as chaves, de modo que o usuário pode anotar chaves personalizadas.Hewlett-Packard vendeu mesmo uma versão da calculadora onde quase todas as chaves tinham nomes de função impresso sobre eles, significou para os usuários que estaria usando a HP-41C para cálculos personalizados somente (portanto, não necessitam a disposição da chave padrão em todos);esta versão da calculadora foi coloquialmente conhecido, dentro da equipe calculadora Corvallis da HP, como um "Blanknut" (porque o nome de código de desenvolvimento para o processador do HP-41C era conhecido como o "coco").

O display alfanumérico também facilita muito programas de edição, como funções foram escritos por extenso.



Expansibilidade



As funções da calculadora podem ser expandidas através da adição de módulos na parte superior da máquina. Quatro slots estavam disponíveis para adicionar mais memória, pacotes de soluções pré-programados que contêm programas que abrangem engenharia, topografia, física, matemática, finanças, jogos, etc. Como tal, um HP-41 poderia de fato ser adaptados às necessidades pessoais do usuário. Extensões de hardware incluíram uma impressora térmica leitor de cartão magnético (HP-67 compatível através de software de conversor), e um código de barras "varinha" (leitor).

Módulos de extensão também podem adicionar novas instruções para a máquina. O conjunto padrão de funções matemáticas do 41-série foi um pouco limitado quando comparado com a funcionalidade de alguma calculadora HP contemporânea (nomeadamente a HP-34C e o HP-15C). Entre outros, o conjunto de funções padrão oferecido sem integração ou capacidades de apuramento de raiz e faltava o apoio de matrizes e números complexos, que poderiam ser adicionadas por um módulo de extensão.

Outro módulo, conhecida como a interface de Loop permitia para a conexão de mais periféricos: impressoras maiores, microcassette gravadores, 3 ½ "de disquetes drives,RS-232 interfaces de comunicação, exposição interfaces de vídeo, etc.

O HP-41CV e CX

Quando muitos usuários já usaram todas as quatro portas para expansão de memória, não deixando espaço para outros módulos. HP projetou o módulo de memória Quad com quatro vezes a quantidade de memória, proporcionando o máximo de memória disponível e deixando três portos vazios disponíveis. O HP-41CV (V sendo o numeral romano para 5) incluiu este módulo de memória na placa principal, proporcionando assim cinco vezes a memória do HP-41C, e quatro slots disponíveis.

A arquitetura interna proibia a adição de mais memória, para que a HP projetou um módulo de memória estendida que poderia ser visto como armazenamento secundário.Você não pode acessar os dados diretamente, mas você pode transferi-lo de e para a memória principal.Para a calculadora (e usuário), os dados localizados na memória estendida parecia arquivos em um disco rígido moderno fazer para um PC (usuário).

O modelo HP-41 final, o HP-41CX , incluídos memória estendida, funções de um módulo interno de tempo, e estendida. Foi introduzido em 1983 e interrompido em 1990.

Programação



O HP-41C é programável de teclas, o que significa que ele pode se lembrar e depois executar sequências de teclas para resolver problemas específicos de interesse para o utilizador.Estes programas de teclas, além de realizar qualquer operação normalmente disponíveis no teclado, também pode fazer uso de ramificação condicional e incondicional e instruções de looping, permitindo programas para executar operações repetitivas e tomar decisões.

A HP-41C ainda suporta endereçamento indireto com o qual é possível implementar uma máquina universal de Turing e, por conseguinte, o modelo de programação do HP-41C pode ser consideradoTuring completa.



https://pt.wikipedia.org/wiki/Hewlett-Packard

http://museu.boselli.com.br/HP%2041%20CV.htm