Voltar para o site coopermiti

“Acreditamos que o único
caminho para a mudança de
comportamento é através da
educação.”

CALCULADORA OLIVETTI DIVISUMMA 24

Empresa: Ing. C. Olivetti & Co., SpA.,

Ano: 1956



Olivetti

Ing. C. Olivetti & Co., SpA., conhecida simplesmente como Olivetti, é uma empresa italiana, fabricante de computadores, impressoras e outros equipamentos empresariais. Foi fundada em 1908, na cidadade de Ivrea, na província de Turim, região do Piemonte.

A empresa é atualmente de propriedade da Telecom Italia. No passado também era uma das empresas italianas mais importantes no mundo, especialmente no campo das máquinas de escrever e calculadoras, antes do desenvolvimento e da popularização dos computadores portáteis.

Hoje em dia a companhia opera na Itália e Suíça, e tem associados de revenda em 83 países. A pesquisa e o desenvolvimento são feitos em Agliè, Arnad, Carsoli e Scarmagno, na Itália, e em Yverdon, na Suíça.

Recentemente a companhia voltou a comercializar uma linha de faxes, scanners e impressoras para escritórios.







Características do produto

A primeira metade do século XX tinha assistido a um desenvolvimento gradual de calculadoras mecânicas que já haviam sido inventadas. A máquina de somar Dalton apresentada em 1914 foi a primeira de seu tipo que possuía apenas dez teclas, tornando-se a primeira de muitos modelos diferentes.

Em 1948, a calculadora miniatura Curta foi apresentada após o seu desenvolvimento ser feito por Curt Herzstark em um campo de concentração nazista.

Desde o início dos anos 1900 até 1960, calculadoras mecânicas dominaram o mercado de computação de desktop .Os principais fabricantes americanos foram Friden, Monroe, e SCM / Marchant . Estes dispositivos eram operados com a ajuda de um motor e possuíam carrinhos móveis, onde os resultados dos cálculos eram apresentados nos mostradores. Quase todos os teclados eram "completos": cada dígito inserido tinha sua própria coluna de nove teclas (1 a 9), mais uma coluna para limpar, permitindo a introdução de vários dígitos de uma vez (quase todas as calculadoras Friden tinham um teclado auxiliar de dez teclas para inserir o multiplicador quando esta operação fosse realizada). Teclados completos tinham geralmente dez colunas, embora alguns modelos de baixo custo tinham apenas oito. A maioria das máquinas feitas por essas três empresas não imprimiam os seus resultados.

Nesta máquina, a adição e a subtração eram realizadas numa única operação, como numa máquina de adição convencional, mas a multiplicação e divisão eram feitas por adições e subtrações mecânicas repetidas. Friden construiu uma calculadora que também extraía raízes quadradas, basicamente realizando divisões, mas com um mecanismo acrescentou um aumento automático do número no teclado de forma sistemática. Marchant também fez um modelo (SKA) que calculava raízes quadradas. As calculadoras de mão mecânicas, como o Curta continuaram a ser usadas até que finalmente foram substituídas pela eletrônica, no início de 1970.

Nessa época uma calculadora poderia ser feita usando apenas alguns chips de baixo consumo; elas eram alimentadas com baterias portáteis. As primeiras calculadoras eletrônicas portáteis apareceram no Japão em 1970 e logo foram vendidas em todo o mundo. Entre estas estavam a ICC-0081 da Sanyo e Canon Mini Calculator Pocketronic. Progresso e uso da calculadora fez com que as calculadoras de energia usassem alguns chips com baixo consumo, fazendo com que se desenvolvessem cada vez mais.





https://pt.wikipedia.org/wiki/Olivetti

https://www.google.com.br/search?q=calculadora+olivetti+DIVISUMMA+24&hl=pt-BR&biw=1920&bih=841&site=webhp&tbm=isch&imgil=WxXGZbLVAzstnM%253A%253BLxtqjIEYhOFBbM%253Bhttp%25253A%25252F%25252Fwww.casadovelho.com.br%25252F525b8%25252Fmaquina-calculadora-olivetti-divisumma-24-ano-1956&source=iu&pf=m&fir=WxXGZbLVAzstnM%253A%252CLxtqjIEYhOFBbM%252C_&usg=__aclmDwwF5XOiziMc51dHv9CKgJk%3D&ved=0ahUKEwin1Kqih8HLAhXMfZAKHduUDK0QyjcINA&ei=eSTnVuezDcz7wQTbqbLoCg#imgrc=WxXGZbLVAzstnM%3A

https://translate.google.com.br/translate?hl=pt-BR&sl=es&u=https://es.wikipedia.org/wiki/Calculadora&prev=search