Voltar para o site coopermiti

“Acreditamos que o único
caminho para a mudança de
comportamento é através da
educação.”

CÂMERA FOTOGRÁFICA KAPSA PINTA VERMELHA

Empresa: D. F. Vasconcelos

Anos: Década de 50



Kapsa

A Kapsa "Pinta Vermelha" é uma câmera brasileira fabricada na década de 50 pela empresa D. F. Vasconcelos. A empresa iniciou suas atividades em 1941 na cidade de São Paulo, com a fabricação de telêmetros de depressão para Artilharia de Costa, encomendados pelo Exército Brasileiro. Foi uma das primeiras câmaras fotogrâficas

Não existem informações precisas sobre como começou a fabricação destas câmeras, mas a empresa destaca-se em sua participação ativa no desenvolvimento do campo da microcirurgia no Brasil, iniciada com o projeto do seu primeiro microscópio cirúrgico, lançado em 1962. Mais de 50.000 microscópios cirúrgicos produzidos pela D.F.Vasconcellos estão hoje instalados em hospitais e ambulatórios do Brasil e de 66 outros países.

A Kapsa foi bastante cultuada por ser bem acabada e forte o bastante para cair sem quebrar. Para usar, é preciso segurar a câmera na altura da barriga, para conseguir ver a imagem pelo viewfinder que reflete a imagem.

Ela trouxe grandes inovações por ser uma câmera com ajustes manuais de abertura do diafragma que conta com apenas 3 ajustes (F22, F16 e F11), mas uma quantidade que já animava os entusiastas na época. As velocidades de disparo eram apenas duas: 1/100 e "B" (nesta opção o obturador fica aberto enquanto se mantém o disparador pressionado).

Além da Pinta Vermelha, existia a Pinta Verde e Azul, que se tratavam de modelos mais simplificados.





https://pt.wikipedia.org/wiki/Kapsa