Voltar para o site coopermiti

“Acreditamos que o único
caminho para a mudança de
comportamento é através da
educação.”

CÂMERA FOTOGRÁFICA ZENIT 11

Empresa: KMZ (Krasnogorskii Mekhanitcheskii Zavod)

Ano: década de 60



Zenit

Zenit é uma marca russa de câmeras fotográficas. Estas têm sido produzidas pelas fábricas KMZ (Krasnogorskii Mekhanitcheskii Zavod) a partir do ano 1952 em Moscou e por BelOMO desde os anos 1970 na Bielorrússia. A marca Zenit é associada principalmente as câmeras SLR de 35mm.

História

Primeiros anos

A primeira câmera Zenit estava baseada na câmera telemétrica Zorki (a qual era uma cópia da câmera Leica II). Ao transformar a Zorki em uma câmera reflex de lente única foi removida a carcaça telemétrica e substituída por uma tela de vidro mate e um prisma; um espelho móvel foi acrescentado para baixo com um sistema de engrenagens, para o qual se teve que mover a rosca do parafuso M39x1 para frente.

Durante os primeiros anos de produção (até à Zenit-E de 1967), o desenvolvimento da câmera Zenit era similar ao das câmeras Zorki.

Zenit-E e suas sucessoras

Entre os anos de 1967 e 1969 a KMZ desenvolveu uma linha de moldagem em ferro que permitiu a fabricação em massa de câmeras. A produção de câmeras evoluiu ao sistema de montagem M42x1 (também conhecida como rosca Praktica). Além, um espelho de imediato regresso foi desenvolvido. Este levou a criação de um dos modelos mais conhecidos, a Zeit-E, o qual se produziram (incluindo seus subtipos) mais de 12 milhões de unidades.

Quase no final do Século XX, o legado da Zenit-E se converteu em um obstáculo para desenvolver modelos de câmeras mais modernas. Isto foi porque quase todas as Zenits de baixo preço, até a reciente 412DX, estavan baseadas nos chassis moldado em metal que se criou para a Zenit-E.

Os marcos durante a produção da linha Zenit-E foram:

• A introdução de um diafragma repentino no modelo Zenit-EM.

• O sistema de medição "através da lente" na Zenit-TLL.

• A evolução ao sistema de montagem de lentes "Pentax K" na Zenit-122K

• A introdução do código DX (substituindo o controlador manual de velocidade ISO) na Zenit-412DX.



Características do produto

• Isso/Isa: 16, 32, 65, 130, 250 e 500.

• Fotômetro de selênio.

• Não precisa de pilhas: é toda manual.





https://www.google.com.br/search?q=C%C3%82MERA+FOTOGR%C3%81FICA+ZENIT+11&hl=pt-BR&biw=1920&bih=805&site=webhp&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=0ahUKEwiYt-_uq-nLAhVDQ5AKHdhJCnoQ_AUIBygC#imgrc=yIV3df4ie8U7FM%3A

https://pt.wikipedia.org/wiki/Zenit_(c%C3%A2mera)

https://amoranalogico.wordpress.com/2012/03/01/familia-analogica-zenit11/