Voltar para o site coopermiti

“Acreditamos que o único
caminho para a mudança de
comportamento é através da
educação.”

CARTUCHO DE VIDEOGAME GHOSTBUSTERS

Empresa: Activision

Ano: 1988



Activision

Activision é uma desenvolvedora e distibuidora norte-americana de jogos eletrônicos, cuja maior parte pertence ao conglomerado francês Vivendi SA. Foi fundada em 1 de outubro de 1979[ e foi a primeira desenvolvedora e distribuidora independente de jogos eletrônicos para consoles de videogame. Os seus primeiros produtos foram cartuchos para o console Atari 2600. A Activision é agora uma das maiores third-parties de jogos eletrônicos do mundo e foi também a maior publicadora de jogos de 2007 nos Estados Unidos. No dia 18 de Janeiro de 2008, a Activision anunciou que ela foi a maior publicadora dos Estados Unidos em 2007, segundo o NPD Group.

No dia 2 de dezembro de 2007, foi anunciado que a Activision seria adquirida pela Vivendi, com a Vivendi contribuindo com a sua divisão de jogos e lucro, em troca de uma grande parte no novo grupo. A fusão realizou-se no dia 9 de julho de 2008, com a companhia recentemente formada conhecida como Activision Blizzard. A Activision ainda existirá como uma subsidiária pertencente à Activision Blizzard, e ela ainda desenvolverá e publicará jogos como Call of Duty, e Guitar Hero.



Sega

A Sega (Japonês: 株式会社セガ, Hepburn: Kabushiki-kaisha) é uma empresa desenvolvedora de software para Video games, e uma antiga produtora de consoles. A companhia tem tido sucesso tanto no mercado de arcades quanto no de consoles caseiros, apesar de estar fora desse último setor desde 2001.

A sede oficial da Sega, bem como a sede de sua divisão doméstica, Sega do Japão, ficam em Tóquio, Japão. A divisão norte-americana da Sega, Sega da América, tem sua sede em San Francisco, Califórnia, Estados Unidos. Já a divisão europeia tem sede na área de Chiswick, em Londres, Inglaterra.



Tectoy

A Tectoy (anteriormente grafada como Tec Toy) é uma empresa brasileira de equipamentos eletrônicos de consumo, conhecida principalmente por seu trabalho na produção e comercialização de consoles e jogos eletrônicos.

Fundada em 18 de setembro de 1987, por Daniel Dazcal, seu objetivo inicial era a fabricação de brinquedos de alta tecnologia, um mercado até então pouco explorado no Brasil. Durante os primeiros anos, a parceria com a Sega, empresa japonesa de jogos e consoles, conduziu seu crescimento com a popularidade do Master System e do Mega Drive no País.

Depois de conquistar 75% do mercado de jogos eletrônicos no Brasil e faturar 115 milhões de dólares em 1994, sua linha de produtos começou a presenciar um desaquecimento nas vendas. Além disso, a crise asiática, em 1997, prejudicou taxas de juros e influenciou nos compromissos financeiros da empresa. Os dois fatores fizeram com que a Tectoy entrasse em concordata em dezembro daquele ano.

Apenas em outubro de 2000, com o fim do processo, conseguiu iniciar a retomada gradual de seu faturamento. Foi também nessa época que reposicionou-se como companhia de entretenimento. A mudança veio acompanhada de novas linhas de produtos, como aparelhos de videokê e DVDs.

Em 2005, criou um estúdio de desenvolvimento de jogos, Tectoy Digital, focado em plataformas móveis. Em 2009, o Zeebo, seu primeiro console independente, desenvolvido em parceria com a Qualcomm, foi lançado em mercados emergentes (e descontinuado em 2011). Desde então, a Tectoy está focada na ampliação de linha de eletrônicos oferecidos e no retorno à lucratividade nas operações.







Cartucho (jogo eletrônico)

Cartucho (também conhecido como "fita", ou ainda, conhecido pelo termo "cassete" no Brasil, Portugal e Japão) é um dispositivo de armazenamento utilizado principalmente para guardar os dados referentes a um videogame (tal como imagens, sons, vídeos, etc). Estas informações são lidas pela console, que contém o processador que executa o software do jogo. Atualmente os cartuchos usados em consoles de videogames são substituídos por DVDs, pelo fato de terem mais espaço para o armazenamento e melhores condições gráficas e auditivas.

Funcionalidade

Ao contrário dos dispositivos a laser, tais como CDs e DVDs, a velocidade de acesso aos cartuchos é extremamente alta. Um exemplo é o antigo Game Boy Color que tinha acesso direto a memória do cartucho não necessitando de carregar na memória RAM. Sua capacidade de armazenamento, entretanto, é bastante reduzida. Até hoje, o maior jogo lançado em um cartucho, pela Nintendo, ocupou 1.7GB, um cartucho do Nintendo 3DS armazena no máximo essa quantidade, enquanto as mídias digitais, estão disponíveis em tamanhos que vão de 700MB (CD convencional), 1GB (GD utilizado no Dreamcast), 4GB (DVD convencional), 9GB (DVD-Dual Layer) e até 50GB (Blu-ray) ou 100GB(VMD). Inclusive, pesquisadores japoneses criaram um DVD de 25,000GB(25TB) com o simples acréscimo de uma camada metálica, ainda por cima tem os cartões de memória flash SD ou CF que vao de 500mb ate 256gb.

Segurança

Por serem difíceis de piratear, a Nintendo apostou em cartuchos para consoles até o Nintendo 64 (o seu sucessor, o GameCube utiliza uma espécie de mini DVD, chamado Nintendo optical disc, igualmente difícil de copiar) e ainda usa nos seus portáteis, o Game Boy Advance e o DS. Geralmente, os cartuchos são compostos basicamente da sua cobertura de plástico, e a placa interna contendo seus chips de memória para funcionamento. Seu formato e tamanho, são variáveis ao tipo de console que servem. Por exemplo, um cartucho para o console Mega Drive possui características físicas e lógicas diversas em relação a um cartucho do console Atari.

Atualmente, os cartuchos de Nintendo DS são muito mais finos do que os cartuchos de antigamente por não possuírem mais estes chips, e sim, memória flash, se comparado aos cartuchos do Neo Geo que tinham largura de 20 cm, contra 3 cm do DS, é uma verdadeira evolução. Na história dos videogames, sabe-se que a única fabricante que tentou produzir um cartucho com capacidade de acoplar-se a outro foi a Sega, em 1994, quando desenvolveu para o Mega Drive o cartucho Sonic & Knuckles, que contava com uma abertura com tampa na parte superior que permitia conectar outro cartucho sobre este, tecnologia conhecida na época como Lock-On. O Lock-On permitia que Sonic & Knuckles se acoplasse aos jogos como o primeiro Sonic, Sonic the Hedgehog 2 e Sonic the Hedgehog 3, causando alterações funcionais nos mesmos (assim como outros jogos do Mega Drive). Esta tecnologia ainda é utilizada no Nintendo DS, com uma pequena diferença por ter dois slots de cartuchos.



Utilidades em outros aparelhos

Coloca-se um cartucho de Game Boy Advance, exemplo: Sonic Advance, e outro de DS, Sonic Rush, geralmente libera-se algo no jogo de DS. O Super Nintendo também possuia um adaptador de jogos: o Super Game Boy, que servia para jogar os jogos do portátil no console doméstico da Nintendo, assim como o Game Gear com o adaptador para Master System. Outro cartucho interessante é o do Atari Jaguar, que era um CD player para rodar jogos em CD. O Sega 32X um acessório que entrava na entrada de cartuchos do Mega Drive transformava ele em um console de 32bits.



Os Caça-Fantasmas

“Se você pensava que os Caça-Fantasmas haviam acabado seu trabalho depois de sua última vitória, você estava completamente enganado. Os fantasmas voltaram à cidade, Peter, Raymond e Egon retornaram aos seus postos prontos para salvar o mundo.

Mas, de novo, caçar fantasmas requer muito dinheiro, equipamentos e, claro, muita coragem. Será que você é audacioso o suficiente para conduzir os Caça-fantasmas até o final de sua missão?

Você é determinado a ponto de resolver o terrível mistério da lápide desaparecida?

Uma vez dentro do mundo dos demônios, não há como voltar atrás! Fantasmas, assombrações, duendes; chame como quiser. Eles estão aguardando a sua chegada. Portanto, antes de enfrentá-los, não se esqueça de se munir de armas poderosas. É o único meio de detê-los!”



Características do produto

• Cartucho americano

• Compatível com o Mega Drivetectoy e Sega Genesis





https://www.google.com.br/search?q=CARTUCHO+DE+VIDEOGAME+TECTOY+GHOSTBUSTERS&hl=pt-BR&biw=1920&bih=841&site=webhp&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=0ahUKEwip2oWw4YbNAhWIFZAKHezhAg4Q_AUIBigB#imgdii=Iu1JxPf5F1uKiM%3A%3BIu1JxPf5F1uKiM%3A%3BG072hfSHfrVm-M%3A&imgrc=Iu1JxPf5F1uKiM%3A

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-741915703-ghostbusters-original-para-mega-drive-e-sega-genesis-_JM

https://pt.wikipedia.org/wiki/Cartucho_(jogo_eletr%C3%B4nico)

http://www.sega-brasil.com.br/Tectoy/index.php/Ghostbusters_(Mega_Drive)

https://pt.wikipedia.org/wiki/Sega

https://pt.wikipedia.org/wiki/Tectoy

https://pt.wikipedia.org/wiki/Os_Ca%C3%A7a-Fantasmas

http://nesarchive.net/v4/analise/ghostbusters/

https://pt.wikipedia.org/wiki/Activision