Voltar para o site coopermiti

“Acreditamos que o único
caminho para a mudança de
comportamento é através da
educação.”

CARTUCHO MEGA DRIVE TECTOY CASTLE OF ILLUSION

Empresa: Sega

Ano: 1990



Sega

A Sega (Japonês: 株式会社セガ, Hepburn: Kabushiki-kaisha) é uma empresa desenvolvedora de software para Video games, e uma antiga produtora de consoles. A companhia tem tido sucesso tanto no mercado de arcades quanto no de consoles caseiros, apesar de estar fora desse último setor desde 2001.

A sede oficial da Sega, bem como a sede de sua divisão doméstica, Sega do Japão, ficam em Tóquio, Japão. A divisão norte-americana da Sega, Sega da América, tem sua sede em San Francisco, Califórnia, Estados Unidos. Já a divisão europeia tem sede na área de Chiswick, em Londres, Inglaterra.

Mega Drive/Sega Genesis

Com a introdução da Sega Genesis na América, a Sega of America lançou uma campanha anti-Nintendo para levar o impulso para a nova geração de games, com seu slogan "Genesis faz o que NINTENDON'T." Esta foi inicialmente implementado pelo presidente da Sega of America, Michael Katz. Quando a Nintendo lançou o seu Super Nintendo Entertainment System em 1991, Sega mudou seu slogan de "Bem-vindo para o próximo nível."

No mesmo ano, a liderança da Sega dos Estados Unidos passou de Michael Katz para Tom Kalinske, que intensificou ainda mais a "guerra de consoles", que estava desenvolvendo. Como um ataque preventivo contra a libertação dos SNES, Sega lançou um novo jogo e mascote, Sonic the Hedgehog. Essa mudança levou a um sucesso mais amplo para o Genesis e acabaria por impelir Sega para 65% do mercado na América do Norte por um breve tempo. Por outro lado, depois de muita demora, a Sega lançou o Mega-CD moderadamente bem sucedido como um add-on, permitindo o armazenamento extra em jogos devido a seu formato de CD-ROM, dando aos desenvolvedores a capacidade de fazer mais, os jogos mais sofisticados, mais popular de que próprio CD do Sonic era. Sonic the Hedgehog 2 foi lançado também, neste momento, e tornou-se o jogo de maior sucesso que a Sega já havia feito: venda de seis milhões de cópias a partir de junho de 2006.

Em 1994, a Sega lançou o Sega 32X em uma tentativa de atualizar o Mega Drive para as normas dos sistemas mais avançados. Vendeu bem no início, mas teve problemas com a falta de software e hype sobre o próximo Sega Saturn e PlayStation da Sony. Em um ano, foi nos escaninhos do negócio de muitas lojas. Também em 1994, a Sega lançou o Sega Channel, um serviço de jogos subscrição entregues por empresas de cabo locais associados a Time-Warner Cable, ou TCI, através do qual os assinantes receberam um adaptador de cartucho especial que ligava para a conexão do cabo. No seu auge, o Sega Channel teve cerca de 250.000 assinantes.

Tectoy

A Tectoy (anteriormente grafada como Tec Toy) é uma empresa brasileira de equipamentos eletrônicos de consumo, conhecida principalmente por seu trabalho na produção e comercialização de consoles e jogos eletrônicos.

Fundada em 18 de setembro de 1987, por Daniel Dazcal, seu objetivo inicial era a fabricação de brinquedos de alta tecnologia, um mercado até então pouco explorado no Brasil. Durante os primeiros anos, a parceria com a Sega, empresa japonesa de jogos e consoles, conduziu seu crescimento com a popularidade do Master System e do Mega Drive no País.

Depois de conquistar 75% do mercado de jogos eletrônicos no Brasil e faturar 115 milhões de dólares em 1994, sua linha de produtos começou a presenciar um desaquecimento nas vendas. Além disso, a crise asiática, em 1997, prejudicou taxas de juros e influenciou nos compromissos financeiros da empresa. Os dois fatores fizeram com que a Tectoy entrasse em concordata em dezembro daquele ano.

Apenas em outubro de 2000, com o fim do processo, conseguiu iniciar a retomada gradual de seu faturamento. Foi também nessa época que reposicionou-se como companhia de entretenimento. A mudança veio acompanhada de novas linhas de produtos, como aparelhos de videokê e DVDs.

Em 2005, criou um estúdio de desenvolvimento de jogos, Tectoy Digital, focado em plataformas móveis. Em 2009, o Zeebo, seu primeiro console independente, desenvolvido em parceria com a Qualcomm, foi lançado em mercados emergentes (e descontinuado em 2011). Desde então, a Tectoy está focada na ampliação de linha de eletrônicos oferecidos e no retorno à lucratividade nas operações



Castle of Illusion Starring Mickey Mouse

Castle of Illusion Starring Mickey Mouse, conhecido no Japão como I Love Mickey Mouse: Great Mysterious Castle Adventure (アイラブミッキーマウス ふしぎのお城大冒険, Ai Rabu Mikkī Mausu: Fushigi no Shiro Daibōken) é um jogo de plataforma side-scroling desenvolvido pela Sega e lançado para Mega Drive em novembro de 1990. Uma versão 8-bit do jogo, conhecida no Japão como I Love Mickey Mouse's Castle Illusion (アイラブミッキーマウスのキャッスル・イリユージヨン, Ai Rabu Mikkī Mausu no Kyassuru Irūjon?) foi mais tarde lançada para Master System e Game Gear.

O jogo segue Mickey Mouse em uma missão para salvar Minnie Mouse da malvada bruxa Mizrabel. Foi o primeiro jogo da série Illusion estrelado por Mickey e era também uma parte da segunda onda de jogos inicialmente lançado para o Mega Drive, que ajudou a selar a reputação do console dentro do período até o lançamento de Sonic the Hedgehog.

Castle of Illusion foi muito bem recebido pela crítica, especialmente a versão original 16-bit. Foi re-lançado em 1998 no Japão como parte do Sega Ages: Mickey Mouse e Donald Duck para o Sega Saturn, que apresenta Castle of Illusion e QuackShot.

Um remake do jogo desenvolvido pela Sega Studios Australia foi lançado para PlayStation Network, Xbox Live Arcade e PC em setembro de 2013.

Jogabilidade

Castle of Illusion é um jogo de plataforma side-scroling em que o jogador assume o controle de Mickey Mouse, que parte para o Castelo da Ilusão a fim de salvar Minnie de uma bruxa chamada Mizrabel, que quer roubar sua juventude.

O principal método de ataque é a realização de um salto, que pode inclusive ajudar a chegar a áreas mais altas. Mickey pode também coletar projéteis, como maçãs e bola de gude para atirar nos oponentes. Existem vários itens que concedem pontos de bônus, vidas extras e que aumentam a saúde do personagem.

Cada nível termina em uma batalha de chefe contra os capangas de Mizrabel onde Mickey pode ganhar uma joia, embora existam dois níveis em que uma delas é coletada no caminho.

Terminados todos os seis níveis e com todas as jóias coletadas, abre-se um caminho para a sala do trono da bruxa. Lá, o jogador enfrenta o chefe final: uma versão gigante e jovem de Mizrabel (lembrando a madrasta de Branca de Neve). Há também um modo fácil disponível, onde os jogadores simplesmente jogam através de um punhado de níveis.

A versão 8-bit do jogo conta com o mesmo enredo, mas difere em mecânica, níveis e gráficos.

Legado

A sequência, Land of Illusion Starring Mickey Mouse foi lançada para o Master System em 1992 e para o Game Gear em 1993. World of Illusion Starring Mickey Mouse and Donald Duck foi lançado para o Mega Drive em 1992. Em 1994, Legend of Illusion Starring Mickey Mouse foi lançado para o Game Gear, com um port lançado para Master System excusivamente no Brasil.

Epic Mickey: Power of Illusion, desenvolvido pela DreamRift, foi lançado em novembro de 2012 para o Nintendo 3DS, e serve como um sucessor espiritual de Castle of Illusion.

Remake

Desenvolvido pela Sega Studios Australia e lançado para PlayStation Network, Xbox Live Arcade e PC em setembro de 2013, o jogo apresenta jogabilidade 2.5D com gráficos 3D. Foi desenvolvido sob a supervisão do diretor do jogo original, Emiko Yamamoto, com a trilha sonora reinventada por Grant Kirkhope. O jogo original foi disponibilizado como um bônus de pré-encomenda para a versão PSN.





https://www.google.com.br/search?q=cartucho+de+videogame+tectoy+castle+of+illusion&hl=pt-BR&noj=1&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=0ahUKEwjCj8PF_ITNAhXJWpAKHelYDMEQ_AUICCgC&biw=1920&bih=841#imgrc=yR0a-p4Ie6k3RM%3A

https://pt.wikipedia.org/wiki/Castle_of_Illusion_Starring_Mickey_Mouse

https://pt.wikipedia.org/wiki/Sega