Voltar para o site coopermiti

“Acreditamos que o único
caminho para a mudança de
comportamento é através da
educação.”

COMPUTADOR CP 200

Empresa: Prológica Indústria e Comércio de Microcomputadores Ltda

Ano: 1982



Prológica

Prológica Indústria e Comércio de Microcomputadores Ltda foi uma influente empresa de microinformática brasileira que atingiu seu auge em meados da década de 1980, quando ocupou o terceiro lugar entre as empresas nacionais do setor.

Histórico

Fundada em 1976 por Geraldo Coen, Joseph Blumenfeld e Leonardo Bellonzi, a empresa inicialmente comercializava máquinas para uso em contabilidade a saber, MCA-100 e Alpha Disk. A empresa especializou-se posteriormente em produzir produtos similares aos dos micros da linha TRS-80 estadunidense, sob o nome geral de CP (de Computador Pessoal). Um de seus maiores sucessos no campo profissional foi o micro CP 500, compatível com o TRS-80 Modelo III.



CP 200

O CP 200 foi um computador doméstico brasileiro produzido pela empresa Prológica a partir de 1982. Era compatível em software e hardware com o Sinclair ZX81 britânico, embora fosse uma cópia menos literal do que as máquinas concorrentes (TK82C e TK83), produzidas pela Microdigital Eletrônica. Existiram dois modelos de CP200, gabinetes muito parecidos, mas o modelo 1 continha o logotipo da Prológica em alto relevo e tinha o gabinete um pouco menor, enquanto o modelo 2, continha uma placa com o logotipo na mesma posição. Posteriormente, a Prológica redesenhou o gabinete, acrescentou uma saída para monitor de vídeo, fonte de alimentação externa, e relançou o produto como "CP200S".



Características do produto



• Memória:

o ROM: 8 KiB

o RAM: 16 KiB (não expansível internamente)

• Teclado: mecânico simplificado com retorno auditivo ("bipe"), tipo calculadora, com 43 teclas, incluindo duas teclas vermelhas que acionadas em conjunto provocavam um reset na máquina.

• Display:

o

o 22 X 32 texto (em "vídeo inverso": caracteres claros sobre fundo escuro)

o 64 x 44 ("semi-gráfico")

• Expansão:

o 1 slot de 50 pinos (CP200: na lateral; CP200S: na traseira)

• Portas:

o 1 saída para TV (modulador RF, canal 3)

o 1 saída para monitor (apenas no CP200S)

o Interface de cassete

o 1 soquete para joystick

• Armazenamento:

o Gravador de cassete (a 500/1500 bauds)





https://pt.wikipedia.org/wiki/CP200

https://pt.wikipedia.org/wiki/CP200

https://pt.wikipedia.org/wiki/CP200#/media/File:Prologica_cp200_i.jpg

https://pt.wikipedia.org/wiki/Prol%C3%B3gica