Voltar para o site coopermiti

“Acreditamos que o único
caminho para a mudança de
comportamento é através da
educação.”

FILMADORA PANASONIC OMNI MINI MOVIE VHS AFX 6

Empresa: Panasonic Corporation

Ano: 1970





Panasonic



A Panasonic Corporation é líder mundial nas áreas de desenvolvimento e fabricação de produtos eletrônicos, atendendo a uma ampla faixa de consumidores, empresas e indústrias.

Em 1958 foi fundida a Panasonic Mobile Communications como um ramo da Matsushita Electric Industrial, formada especialmente para a produção de produtos eletrônicos industriais, incluindo telecomunicações, áudio profissional, entre outros equipamentos eletrônicos. No ano seguinte foi fundada a Matsushita Electric Company of America na cidade de Nova York, contando apenas com três funcionários.

Inicialmente vendiam no mercado americano rádios e televisores. Rapidamente adotaram o nome “Panasonic”, que significa "wide-ranging-sound" em seus produtos, ou "all-ranging-sound". Traduzindo: um som de abrangente alcance ou um som de alcance total.

Em 1960 foi introduzida à televisão de 21 polegadas colorida no mercado nacional. Em 1962 foi inaugurada a empresa de vendas na Europa sob o nome National Panasonic na Alemanha. Esta empresa foi usada como base para a entrada da Panasonic no continente europeu. Nesse mesmo ano foi introduzido no mercado o fac-símile (popularmente conhecido como FAX). No ano de 1967 foi lançado o rádio AM/FM cassette recorder, modelo RQ-231, para exportação. A partir deste lançamento a empresa desenvolveu inúmeros produtos nesse segmento como o primeiro rádio auto reverse stereo do Japão, entre outros aparelhos de áudio. A divisão de produtos para casa (Home Appliance) foi estabelecida em 1970.

A Panasonic do Brasil

A Panasonic do Brasil é uma subsidiária do grupo japonês Panasonic Corporation. A empresa iniciou suas atividades no Brasil em 1967, com a importação e comercialização de pilhas.

Atualmente, mais de 2000 funcionários atuam nas fábricas de São José dos Campos e Manaus, além do escritório administrativo e comercial está situado em São Paulo.

A empresa comercializa uma variada linha de produtos no segmento de Pilhas, Baterias Especiais e Eletroeletrônicas de avançada tecnologia como Componentes Industriais, Telefonia, PABX, Circuito Fechado de TV, Automatização Industrial, Broadcasting (filmadoras profissionais), produtos digitais da linha de Consumo e System, entre outros produzidos pelo grupo no exterior.



VHS ou Vídeo Home System

O VHS é a sigla para Vídeo Home System (tradução para "Sistema Doméstico de Vídeo"). Um sistema de gravação de vídeo e áudio criado pela JVC em 1973 e lançado comercialmente em 1976, ele era composto de um equipamento de gravação/reprodução que permitia o registro de programas de TV em fitas dentro de uma caixa plástica e sua posterior visualização.

A facilidade de operação e uma razoável qualidade fizeram com que o sistema se difundisse; com o tempo foram introduzidos gravadores portáteis alimentados por baterias que acoplados a câmeras permitiam gravações caseiras em vídeo.

A fita de vídeo do sistema VHS tem um padrão específico: é uma fita magnética de 1/2 polegada de largura acondicionada em uma caixa plástica que contem o mecanismo de tração além de a proteger. Tal qual a fita de audiocassete, por estar em uma caixa plástica, ela foi chamada genericamente de videocassete.

O VHS é um dos inúmeros formatos de vídeo existentes, e sua caixa tem 18,7 cm.X10cm.X2,5 cm, permite uma gravação com aproximadamente 280 linhas de definição e pode registrar até 6 horas de material em velocidade estendida (existiam pelo menos 3 diferentes velocidades de gravação e reprodução: 2, 4 e 6 horas).

O sistema foi introduzido no Brasil na década de 1980 e difundiu-se rapidamente ganhando o mercado contra o Betamax, formato de videocassete doméstico da SONY que entrou antes no mercado. Com o tempo o formato foi desenvolvido gerando subproductos como o VHS-C (VHS Compacto), que tinha as mesmas características técnicas mas com uma caixa menor (consequentemente com menor duração) que permitiu o seu uso dentro de câmeras de pequeno porte aumentando a portabilidade dos equipamentos e maior difusão. Este cassete VHS-C para ser reproduzido num leitor VHS convencional era encaixado num adaptador, na verdade uma caixa VHS padrão sem fita mas com um mecanismo que tracionava a fita menor.

Para uma melhor qualidade de gravação e reprodução introduziu-se no mercado o Super-VHS ou S-VHS um formato que utilizava o mesmo tamanho de fita, mas com um processo mais sofisticado de gravação e reprodução (maior frequência de sinal, filtros de ruídos, melhor processamento).

Com o desenvolvimento de outros formatos de captação de imagem no padrão digital (MiniDV) e com a difusão do DVD para reprodução, o VHS perdeu mercado e já é considerado um formato ultrapassado. A última grande fabricante desse formato, a Distribution Video Audio (DVA), anunciou que deixaria esse mercado no final de 2008.



https://pt.wikipedia.org/wiki/Video_Home_System

http://www.panasonic.com.br/about/corporate/history/index.aspx