Voltar para o site coopermiti

“Acreditamos que o único
caminho para a mudança de
comportamento é através da
educação.”

FONTE TK 2000 MICRODIGITAL

Empresa: Microdigital Eletrônica LTDA

Ano: 1984



Microdigital

Fundada em 1981, por dois irmãos, George e Tomas Kovari (daí o nome TK para os micros), a Microdigital começou a fabricar um pequeno computador pessoal que em apenas um ano tornou-se um verdadeiro sucesso de vendas no mercado brasileiro dos micros pessoais, era o TK 82-C. A Microdigital Eletrônica Ltda. foi à primeira metade da década de 80 o maior fabricante nacional de microcomputadores, responsável nesse período por 60% do mercado. Em 1985 a empresa contava com 400 funcionários, três unidades industriais (duas em São Paulo e uma em Manaus), seis unidades de serviços técnicos e mais de setecentos revendedores.

A Microdigital iniciou sua produção em 1981 adaptando micros ingleses da linha Sinclair, o primeiro a ser produzido foi o TK 80, em seguida o TK 82, desenvolvido a partir do micro ZX 80 inglês, seguido pouco depois pelo TK 82-C, uma versão com design reformulado. No final de 1982, esse equipamento foi substituído pelo TK 83, com 8 Kbytes de ROM e programável em linguagem Assembly ou BASIC, esse micro teve muita aceitação junto ao público iniciante na informática.

Em 1983, chegava ao mercado o TK 85, com mais recursos que os modelos anteriores. Atendendo a profissionais liberais e empresas de médio porte, a Microdigital desenvolveu em 1984 o TK 2000, compatível com a linha Apple. Em 1985 foi lançado uma versão melhorada, o TK 2000 II. Em junho de 1985, a Microdigital lançou o TK 90X, compatível com o ZX Spectrum, da Sinclair, com grande uso na área educacional. Os produtos da Microdigital tiveram grande aceitação devido à enorme quantidade de softwares disponíveis.







Fonte de alimentação

Uma fonte de alimentação é um equipamento usado para alimentar cargas elétricas. Cada dispositivo eletroeletrônico necessita de uma fonte para prover energia para seus componentes. Esta energia pode variar de acordo com a carga que este equipamento usa. Estas fontes de energia podem ser de corrente contínua como um conversor AC/DC ou um regulador de tensão, pode ser um Regulador linear, fonte de energia AC, Fonte de alimentação ininterrupta ou fonte de energia de alta tensão.



Características do produto

• Fabricante: Microdigital Eletrônica Ltda.

• País: Brasil

• Linha: Apple

• Compatibilidade: MPF II e Aplle II Plus

• Ano de lançamento: Mar/1984

• Processador: 6502, de 8 bits

• Clock: 1,2 MHz

• Memória RAM: 64 Kbytes

• Memória ROM: 16 Kbytes

• Modelos: TK 2000, TK 2000 II

Todos os componentes básicos da unidade central e do teclado do TK 2000 são acoplados em uma única caixa de plástico, do tamanho de uma máquina de escrever portátil. A CPU, memória e os controladores de entrada e saída estão em uma única placa. A fonte de alimentação é separada e tem potência suficiente para alimentar expansões que forem adicionadas.

O interpretador BASIC, o programa monitor e um miniassembler estão gravados em um ROM de 16 Kbytes.

O TK 2000 possui na lateral conectores para impressora (serial ou paralela), joystick e um conector múltiplo, onde outros módulos podem ser conectados ao barramento do sistema. Na parte posterior, encontram-se o botão de liga-desliga, os conectores para vídeo (interface direta), TV (interface de RF para receptores de TV preto e branco ou em cores), gravador cassete e cabo de força (ligado a fonte externa). O TK 2000 possui um gerador de sons interno, que atua através do alto-falante da TV.

O sistema operacional da versão básica ou padrão do TK 2000 é bastante simples e consta basicamente de um monitor, um miniassembler e interpretador BASIC parcialmente compatível com AppleSoft II Plus. Para a versão expandida (com disquete), o sistema é compatível com o Apple DOS 3.3 com algumas modificações, e acesso às demais linguagens disponíveis para este sistema: BASIC compilado, PASCAL, LOGO, PILOT, FORTRAN, etc.

O TK 2000 podia ser usado para emprego doméstico, educacional, profissionais liberais e áreas técnicas.

Em 1985 a Microdigital lançou o TK 2000 II, nas versões 64K e 128K de memória, uma versão melhorada, já com interface paralela e placa PAL-M incorporadas.



Especificação

• 110 v/220 v





https://www.google.com.br/search?q=FONTE+MICRODIGITAL+PRETA+TK2000&hl=pt-BR&biw=1920&bih=911&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=0ahUKEwiIqbjv8JPNAhVNxCYKHY7CBZkQ_AUIBigB&dpr=1#imgrc=u8oLmKYjlw6AfM%3A

http://www.mci.org.br/micro/microdigital/tk2000.html

http://www.mci.org.br/fabricante/microdigital.html

https://pt.wikipedia.org/wiki/Fonte_de_alimenta%C3%A7%C3%A3o