Voltar para o site coopermiti

“Acreditamos que o único
caminho para a mudança de
comportamento é através da
educação.”

GRAVADOR DE ROLO AKAI 4000 db

Empresa: AKAI Electric Co. Ltd

Ano: 1975





AKAI



Poucas informações estão disponíveis sobre o inicio da empresa, a não ser sobre o fundador da empresa, o Sr. Saburo Akai, que fundou a Akai Electric Co, Ltd. em Tokyo, Japão, em 15/07/1929. Inicialmente eles produziam motores elétricos AC (corrente alternada para máquinas industriais e militares).

A sua introdução no mercado de áudio ocorreu nos anos 50 com o lançamento do gravador de rolo AT-1 (mais precisamente 1954). Desde então, a Akai sempre se empenhou em lançar produtos melhores, sempre sob a supervisão direta do Sr. Saburo Akai.

Nos anos 60 a Akai entrou em outros mercados com outros nomes, como a marca "Roberts" nos EUA, e com a própria marca Akai na Europa, maior mercado externo (ainda hoje a empresa detentora da marca Akai ainda exporta produtos para a Europa e Ásia, mas nos EUA nunca tiveram grande êxito).

No final dos anos 60 e começo dos anos 70 vieram os grandes equipamentos que fizeram a "marca registrada" da AKAI: os grandes gravadores de rolo de cabeçotes de ferrite combinados com cristal e vidro (GX - Glass & X´Tal Ferrite Head) que rendiam durabilidade e alta fidelidade nas gravações (o modelo que iniciou essa geração nos Open-Reel, ou deck de rolo, foi o GX-365: teve duas versões: GX-365 - com amplificador interno - e o GX-365D, que necessitava ligar a um amplificador ou receiver.

Curiosidade: naquela época a letra final "D" significava "only Deck version", mas isso somente perdurou até o final dos anos 70.





Gravador de rolo

O gravador de rolo é um aparelho de som para gravação e reprodução de sinais de áudio em fitas magnéticas, onde a fita é enrolada em carretéis metálicos ou plásticos. É também conhecido como gravador de bobina, ou Open reel (carretel aberto)

Geralmente, necessita de uma etapa de amplificação - mas existem modelos dotados de caixas acusticas internas e amplificador integrado.

Ocorreram no mercado, gravadores conjugados, com K7 e cartuchos de 8 pistas. Existe, por exemplo, o modelo Akai X2000SD, capas de gravar e reproduzir K7´s, cartuchos de 8 pistas e rolo.

Existem gravadores de alta fidelidade que usam duas e três cabeças. No modelo de duas cabeças, temos a cabeça de apagamento e a de gravação conjugada com a de reprodução. Nesses modelos, não é possivel a monitoração em tempo real do sinal gravado.

O gravador de rolo de três cabeças possui três cabeças separadas para gravação, reprodução e apagamento que permitem a monitoração da fita simultaneamente à gravação.

Os gravadores de rolo possuem muitos recursos, tais como o Sistema de redução de ruido Dolby, entre outros.



Características do produto



Descrição

O 4000DB é um leitor de cassetes compacto com um design atraente que oferece múltiplas conexões e controles e recursos de qualidade entre as cabeças com intervalo de um mícron para gravação de alta densidade e do conhecido sistema de redução de ruído Dolby.

Tape Cabeça

Cabeça intervalo de um mícron da Akai é responsável por uma surpreendente diferença na gravação de fita. É a diferença entre o desempenho normal e qualidade de gravação de alta densidade e de reprodução. Lacunas de cabeça comuns são de 2 a 4 microns, mas a diferença desta cabeça pendente é apenas um mícron. Este sistema de gravação de alta densidade proporciona uma excelente resposta de frequência e claro, o som estridente é gerado como um tom de frequência e gravado sem problemas, sem distorção.

Redução de Ruído Dolby

Com o ruído Dolby Redução Sistema, sibilando ruído até então considerado impossível de eliminar, é reduzida a um nível completamente inaudível. Basicamente, este circuito aumenta os sinais de baixo nível antes da gravação e diminuí-los, precisamente a mesma quantidade de tempo de reprodução. Durante este processo revolucionário, o ruído estranho é eliminado, assim retirando também o silvo da fita.

Monitorizarão dupla

Um monitor Interruptor Tape e três cabeças facilitam a comparação instantânea da gravação sendo feita com sinais de fonte. Fácil confirmação dos resultados de qualidade de gravação em uma gravação mais profissional. O 4000DB também é equipado com um conector de fone de ouvido do painel frontal para monitorar ou ouvir através de auscultadores privado.

Som com Som

Gravar em uma faixa, em seguida, rebobinar a fita e gravar em outra pista enquanto escuta a primeira gravação através de auscultadores. Reprodução e comparar! Especialmente conveniente para repetição e comparação exercícios como quando se estuda uma língua estrangeira, etc.

Mixagem de som

Linha independente e gravação com microfone com controles de nível e tomadas de entrada permitem que sinais de fontes de microfone e linha a ser misturado e gravado simultaneamente. Grave o seu próprio estilo vocal acompanhado por sua orquestra favorita, etc. Interessante e divertido.

Desligamento automático

Enfiar a fita através da alavanca de desligamento automático e definir a chave de alimentação em posição Desligamento é tudo o que é necessário para efetuar desligamento automático no final da fita. Um recurso de segurança conveniente, caso a unidade for deixada sozinha.

Medidores VU

Internamente medidor VU iluminado em escala expandida fornece determinação rápida e precisa dos níveis de gravação e reprodução.

Mecanismo resistente

Em consonância com peças de qualidade de Akai, a 4000DB também possui uma construção robusta e um mecanismo resistente. Além disso, um motor de indução altamente eficiente garante viagens de fita estável e torque de partida ideal. As características deste motor acoplado com um volante com design arrojado reduz significativamente wow e flutter.

Especificações

Sistema de pista: 4-track, de 2 canais, aparelho de som / sistema de mono

Chefes: 1 x recordes, 1 x reprodução, 1 x apagamento

Motor: 1 x 4 polos de indução

Tamanho Reel: até carretel de 7 polegadas

Velocidades de fita: 3 3/4 7 1/2 ips

Choro e flutuação: 0,15% (7 02/01 ips)

Frequência de resposta: 30hz a 23khz (7 02/01 ips)

Relação sinal-ruído: 55db

Distorção harmônica total: 1%

Conversa cruzada: 40db

Entrada: 70mv (linha), 0.4mV (mic)

Saída: 0.775V (linha)

Semicondutores: 27 x transistores, 2 x FET, 4 x IC, 17 x diodos

Dimensões: 406 x 325 x 196 milímetros

Peso: 12 kg



https://www.google.com.br/search?q=gravador+de+rolo+akai+4000db&hl=pt-BR&biw=1920&bih=805&site=webhp&source=lnms&tbm=isch&sa=X&sqi=2&ved=0ahUKEwiGqs333IbMAhXHUJAKHa1GD-gQ_AUICCgD#imgrc=N95XdCnWZs0usM%3A

https://www.google.com.br/search?q=gravador+de+rolo+akai+4000db&hl=pt-BR&biw=1920&bih=805&site=webhp&source=lnms&tbm=isch&sa=X&sqi=2&ved=0ahUKEwiGqs333IbMAhXHUJAKHa1GD-gQ_AUICCgD#imgrc=N95XdCnWZs0usM%3A

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-720774650-esquemas-para-reparos-akai-4000db-gravador-de-rolo-_JM

https://translate.google.com.br/translate?hl=pt-BR&sl=en&u=http://www.hifiengine.com/manual_library/akai/4000db.shtml&prev=search

https://pt.wikipedia.org/wiki/Akai











http://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:r548osamlhkJ:akaivintagebr.weebly.com/histoacuteria-da-akai.html+Gravador+AKAI+historia&cd=1&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br&source=www.google.com.br

http://akaivintagebr.weebly.com/histoacuteria-da-akai.html

http://pt.wikipedia.org/wiki/Gravador_de_rolo

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-720774650-esquemas-para-reparos-akai-4000db-gravador-de-rolo-_JM