Voltar para o site coopermiti

“Acreditamos que o único
caminho para a mudança de
comportamento é através da
educação.”

A HISTÓRIA E EVOLUÇÃO DA MÁQUINA DE COSTURA

Costura é a forma artesanal ou manufaturada de se juntar duas partes de um tecido, pano, couro, casca, ou outros materiais, utilizando agulha e linha.

É uma arte que existe há mais de 20 mil anos.

As primeiras agulhas de costura inicialmente eram feitas de ossos e chifres de animal, de marfim, mais precisamente, e foram fabricadas há mais de 30 mil anos.

As primeiras agulhas de ferro foram inventadas no século 14.

A tecelagem demorou um pouco mais a aparecer: cinco mil anos atrás, as pessoas aprenderam a trançar e enredar fios feitos de pelos de animais.

A primeira patente ligada à costura mecânica foi realizada pelo alemão Charles Weisenthal

Evolução



1790 – O primeiro modelo foi patenteado por Thomas Saint, uma máquina de costura para trabalhos em couro.

1807 – O Alfaiate austríaco Josef Madersperger , apresenta a sua primeira máquina de costura.

1830 – O alfaiate francês Barthelemy Thimonnier foi o primeiro a criar uma máquina realmente funcional,quando observava a forma de trabalhar das costureiras de Lyon, que empregavam uma técnica rapidíssima, com ponto em cadeia. A máquina usava apenas uma agulha de gancho. Dava 200 pontos por minuto, enquanto manualmente se faziam 30.

1841 – Por conta da criação desta máquina, artesãos enfurecidos destruíram as oficinas e máquinas do alfaiate, porque estavam preocupados com a perda de seus empregos.

1846 – Elias Howe patenteou um modelo com lançadeira sincronizada com a agulha.

1851 – Cinco anos depois, ainda nos Estados Unidos, aparece à primeira máquina de costura com pedal, uma invenção de Isaac Singer, que ao introduzir uma série de outras melhorias fez com que a máquina passasse rapidamente a dominar o mercado. Isaac Singer fundou então a Singer, empresa que lançou o sistema de venda a prestações e deu visibilidade mundial a esta máquina.

Na atualidade – As máquinas de costura domésticas mais modernas já são capazes de fazer 1500 pontos por minuto; as máquinas de costura industriais podem atingir os 7000 pontos por minuto.

Algumas máquinas de costura modernas vêm com pontos de bordado já embutidos, faz decoração em tecidos e costuras com agulha dupla.





http://blog.costurebem.net/2013/06/historia-e-evolucao-da-maquina-de-costura/

https://www.google.com.br/search?q=a+primeira+lava+lou%C3%A7a&biw=1366&bih=643&site=webhp&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=0ahUKEwjM-Jr_tbTLAhUGIZAKHZCjBlwQ_AUICCgD#tbm=isch&q=m%C3%A1quina+de+costura+antiga+desenho&imgrc=tn--hqhy_UpcwM%3A