Voltar para o site coopermiti

“Acreditamos que o único
caminho para a mudança de
comportamento é através da
educação.”

IMPRESSORA MATRICIAL OLÍVIA

Empresa: Elebra Informática S.A.

Ano: 1979





Elebra



Foi uma grande fabricante de impressoras, entre elas a matricial Emília. Tinha obtido o título de maior fabricante de impressoras e de informática do país. Sentiu os problemas financeiros quando o mercado de reserva de mercado de informática do país. Tinham várias áreas, de telecomunicações a sistemas de defesa. O faturamento atingia US$ 500 milhões anuais. Tinham mais de cinco mil empregados que trabalhavam nas oito unidades.

Foi vendida para várias empresas como a Alcatel, a Digital e a Unysis.

Em julho de 1994, a Elebra, que pertencia à família Paula Machado, do grupo Docas de Santos, foi comprada pelo empresário Alexandre de Carvalho, que reestruturou a empresa. Desde então, a Elebra vem passando por uma reestruturação profunda. Carvalho assumiu uma empresa que faturava 34 milhões de reais e dava prejuízo de 15 milhões. A partir dessa constatação, Carvalho, 57 anos, formado em engenharia civil, começou a enxugar a Elebra, reduzindo-a para 270 empregados. Ao mesmo tempo, traçou uma nova estratégia de negócios. Resultado: em 1996, pela primeira vez em vários anos, a Elebra deu lucro.

A Elebra S.A. Eletrônica Brasileira controla atualmente três empresas: Elebra Comunicação de Dados, Elebra Sistemas de Defesa e Controles e Elebra North America. A Elebra Comunicação de Dados responde pelo principal negócio da empresa, a fabricação de modems profissionais de alto desempenho. O maior comprador é a Telebrás.







Impressora matricial

Uma impressora matricial ou impressora de agulhas é um tipo de impressora de impacto, cuja cabeça é composta por uma ou mais linhas verticais de agulhas, que ao colidirem com uma fita impregnada com tinta (semelhante a papel químico), imprimem um ponto por agulha. Assim, o deslocamento horizontal da cabeça impressora combinado com o acionamento de uma ou mais agulhas produz caracteres configurados como uma matriz de pontos.

A definição (qualidade) da impressão depende, basicamente, do número de agulhas na cabeça de impressão, da proximidade entre essas agulhas e da precisão do avanço do motor de acionamento da cabeça de impressão. As impressoras mais frequentemente encontradas têm 9, 18 ou 24 agulhas.







http://www.google.com.br/search?sourceid=navclient&aq=3&oq=elebra&hl=pt-BR&ie=UTF-8&rlz=1T4GFRE_pt-BRBR363BR363&q=elebra+informatica

http://pt.wikipedia.org/wiki/Impressora_matricial

https://retroplayerbrazil.wordpress.com/uma-breve-historia-da-informatica-no-brasil/

https://www.google.com.br/search?q=impressora+olivia&biw=1366&bih=599&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=0ahUKEwiymebA54TOAhWDjZAKHSyCDJAQ_AUIBygC#imgrc=FViAdYx13zbHbM%3A