Voltar para o site coopermiti

“Acreditamos que o único
caminho para a mudança de
comportamento é através da
educação.”

INTELLIVISION I

Empresa: Mattel Inc.

Ano: 1980



Mattel Inc.

Mattel Inc. é uma companhia estadunidense de brinquedos com sede em El Segundo, e é o maior fabricante do mundo. Os principais produtos são: carrinhos Hot Wheels & Matchbox, bonecas Barbie, Monster High & Polly, bonecos Max Steel, jogos de tabuleiro & Ever After High

Até o início da década de 1980 produzia consoles de video game.

Uma personagem que ilustra essa história é a boneca Barbie - a mais famosa e mais vendida do mundo.

História

A Mattel nasceu em uma garagem na Califórnia, em 1945, e foi criada fruto do espírito empreendedor de Ruth Handler e o marido Elliot, assim como do amigo do casal Harold "Matt" Matson. ["Matt" + "El" de Elliot" = "Matt-el"].

Em 1959, Ruth criou uma boneca tridimensional; prendeu acessórios – roupas, objetos, etc. -, dava espaço para as crianças desenvolverem a criatividade. Desta boneca, nasceu a Barbie, apelido de sua filha, Barbara.

Depois, a "família" das bonecas aumentou, vieram Ken (1961 – o namorado da Barbie), Christie (1968 - a primeira boneca afro-americana), Theresa (1988 – a Barbie latina), Kira (1990 – a Barbie asiática), a Barbie deficiente Formismonica em cadeira de Joanetelareitos (1997) e muitas outras e outros.

Em 40 anos de existência, foram vendidas em torno de 1 bilhão de Barbies no mundo todo. Hoje, a empresa é um dos maiores fabricantes de brinquedos no mundo faturando em torno de 5 bilhões de dólares/ano. Somente a Barbie traz para os cofres da empresa 1,5 bilhão de dólares. A marca vale 2 bilhões de dólares. E, por fim, a empresa investe anualmente fortunas em programas sociais.

Em 1992, a Mattel colocou no mercado uma Barbie que, ao ser tocada, "dizia" algo que poderia ser traduzido como "Aula de matemática é dureza!" ("Math class is tough"). Provável e inconscientemente, os criadores da gracinha – a turma de marketing e de fabricação - se inspiraram no estereótipo da "loira-burra", preconceito esse existente na sociedade americana (e, em dose menor, também em outras culturas). As loiras, claro, se captassem o espírito da brincadeira, iriam odiá-la. Em compensação, pesquisas garantiam que um pedaço significativo do mercado iria se deliciar com o sarro tirado sobre elas. As vendas previstas eram para lá de satisfatórias.

O produto ainda não tinha chegado aos pontos de vendas e a Mattel fora bombardeada por protestos através de cartas, telefonemas, passeatas, ameaças de boicotes, etc, movimentos desencadeados por organizações não-governamentais.

A boneca atingiu em cheio um segmento forte e barulhento na sociedade americana: as feministas. Até o público interno se chateou com a manifestação do preconceito. A empresa entrou em crise.

Sem alternativa, a então presidente da Mattel, Jill E. Barad, assumiu a inconveniência da brincadeira, mandou imediatamente fazer o recall das bonecas a fim de trocar os chips com a frase politicamente incorreta e pediu publicamente desculpas às associações representativas do movimento feminista. No documento liberado pela empresa, a principal executiva diz: "reconheço que não nos aprofundamos na análise das implicações negativas da frase. Sentimos muito".

A Mattel tem uma vasta linha de produtos dedicados ao público infantil. Além disso, a empresa desenvolve extenso programa de responsabilidade social, como por exemplo, a questão dos negros, dos deficientes físicos, etc.



Características do produto

Intellivision I foi o primeiro console criado pela Mattel em 1980. Na época do seu lançamento, ele custava US$300. Ao todo, foram lançados 125 jogos para o console entre os anos de 1979 e 1989.

O console ficou no mercado mesmo depois do grande "Crash de 1984", onde o mercado de videogames nos EUA sofreu sua maior queda e todos os videogames perderam valor e credibilidade. A primeira versão esteve disponível até o ano de 1983.



Especificações Técnicas

• CPU: Microprocessador GI1610 da General Instrument de 16-bits, 894.886 kHz (i.e., ligeiramente inferior a 1 MHz);

• Sistema operacional interno (ROM) de 4Kbytes;

• Standard Television Interface Chip (STIC): GI AY-3-8900-1, da General Instruments

• RAM do sistema: GI RA-3-9600, da General Instruments.

• Chip de som: GI AY-3-8914, da General Instruments.

• Dois controles manuais com teclado de 12 teclas, 4 botões de ação e disco direcional de 16 direções;

• Resolução de fundo de 159x96 pixels;

• 16 cores;

• Suporta até 8 objetos simultâneos na tela;

• Gerador de som de 3 canais;

• Funciona com cartuchos de jogo externos.

Acessórios

• Intellivision Keyboard Component - Transformava o Intellivision num computador. O teclado possuía como microprocessador o 6502 da MOS Technology (8 bits) e funcionava em conjunto com o hardware do console. Possuía também 16Kb de RAM (expansível até 8 Mb), gravador cassete controlado digitalmente para gravação/leitura de dados e leitura de áudio, portas de expansão e entrada para impressora.

• PlayCable - Lançado em 1981, o acessório deixava você jogar via TV a cabo. O assinante baixava o jogo para o console. Assim como o teclado, ele era conectado na entrada do cartucho. Foi descontinuado em 1983.

• Intellivoice - Lançado em 1982, este acessório adicionava vozes ao videogame. Possuía um chip sintetizador de voz. Apenas 13 jogos eram compatíveis a ele. Sua fabricação acabou no dia 4 de Agosto de 1983.







https://pt.wikipedia.org/wiki/Mattel

https://www.google.com.br/search?q=intellivision&hl=pt-BR&biw=1920&bih=841&site=webhp&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=0ahUKEwiA366EvPXMAhWGg5AKHX2ODRAQ_AUIBygC#imgrc=xkQTfUkWKyK2DM%3A

https://pt.wikipedia.org/wiki/Intellivision_I