Voltar para o site coopermiti

“Acreditamos que o único
caminho para a mudança de
comportamento é através da
educação.”

LIQUIDIFICADOR ARNO MODELO LIRP

Empresa: Arno

Ano: Década de 80



Arno

A Arno, é uma empresa brasileira de produtos eletrodomésticos, focada principalmente em produtos eletroportátéis.

História

Em 1882, Carlo Arnstein, primeiramente, cria uma empresa que importava café principalmente do Brasil. Carlo Arnstein era de uma família italiana de Trieste, na época, território do antigo Império Austro-Húngaro.

Em 1938, depois da Primeira Guerra Mundial, Hans Arnstein, filho de Carlo Arnstein, que depois fora rebatizado de João Arnstein, cria a Construções Eletromecânicas Brasileiras Ltda. Materiais Elétricos, empresa especializada na fabricação e comercialização de motores elétricos. Além de ter um novo nome de batismo, João Arnstein se naturaliza brasileiro entre 1922 e 1923.

Felippe Arno, o filho de João, foi presidente da empresa de 1957 até 1997. A empresa participou do começo do processo de industrialização no Brasil, tendo a cidade de São Paulo como porta de entrada.

Em 1944, a então Construções Eletromecânicas Brasileiras se funde com a Intermares, Brasselva e Siltex, formando a Empresas Reunidas e Comércio Arno S.A.

Em 1945, a Arno é criada, com dez mil cruzeiros. O nome da empresa é devido ao fato de Carlo Arnstein escrever o nome Arno nas sacadas de café que ele comercializava.

Em 1949, o design dos produtos era feito pela empresa americana Sears, Roebuck & Co. Nesse ano, a Arno já comercializava seus produtos em todo o país.

Em 1952, as ações da empresa passam a ser cotadas na antiga Bolsa de Valores do Brasil. Nesse ano, Hans Arnstein passa a se chamar João Arnstein Arno.

Em 1957, João Arnstein Arno morre, e seu filho, Felippe Arno, se torna presidente da empresa.

Em 1961, a empresa exportava liquidificadores para a Europa.

Em 1964, a Arno se associa a empresa Asea Industrial S/A, para aumentar e melhorar a produção dos produtos.

Em 1965, a empresa começa a exportar liquidificadores para outros países da América Latina.

Em 1971, a empresa é associada da Delco Remy, e da Delco Eletronics, comercializando produtos automobilísticos.

Em 1975, a Arno adquire a Skil no Brasil, uma empresa que fabricava furadeiras elétricas e outros produtos. Assim, a Arno foi a primeira empresa a fabricar furadeiras elétricas no Brasil.

Em 1992, a empresa deixa de fabricar peças automobilísticas.

Em 1994, a empresa consegue o certificado de qualidade ISO 9001.

Em 1997, a Arno S. A foi adquirida pelo Grupo SEB, um conglomerado francês fabricante de eletroportáteis, sendo líder desse segmento.

Liquidificador

O liquidificador é um utensílio culinário elétrico que serve para transformar em puré uma grande variedade de alimentos, transformando frutas, legumes, etc. em líquidos homogêneos, para vitaminas "smothies", sopas entre outros.

Até o início do século XX, era muito difícil e trabalhoso cortar alimentos em minúsculos pedaços e misturá-los com relativa perfeição, serviço somente possível em panificadoras ou mercados onde haiva maquinário para tal serviço.

Os primeiros liquidificadores surgiram em 1904, nos Estados Unidos. O modelo era uma espécie de liquidificador misturado com batedeira. O mesmo continha um motor elétrico movido à correia de transmissão, tendo sido usado principalmente na mistura de substâncias químicas e na fabricação de milk-shakes. Em 1910, surgiram os primeiros liquidificadores para uso doméstico.

Toda a inconveniência de ter um enorme motor acoplado a uma pequena peça acabou em 1931, quando o primeiro liquidificador com motor próprio - e muito menor - foi fabricado e comercializado em Chicago, nos EUA, inventado em 1922 por Stephen Poplawski e é basicamente formado por uma base com um motor eléctrico que faz rodar um pequeno conjunto de lâminas no fundo de um recipiente onde se colocam os alimentos a triturar. Um aparelho relacionado com este é a varinha mágica, em que o copo está separado do motor/cortador.

No Brasil, o ex-funcionário da General Electric Waldemar Clemente, dono de uma empresa de produtos elétricos, a Walita Ltda., aprimorou o aparelho da Turmix, criando em 1944 seu próprio liquidificador, o Walita Neutron. O nome “liquidificador”, foi inventado pelo Sr. Clemente e passou a designar para sempre o aparelho naquele país. No final dos anos 40, a Turmix então ingressa na Argentina e tem seus aparelhos também produzidos no Brasil pela Walita, que patenteia no Brasil o extrator de sucos da Turmix, batizando-o de “Centrífuga”, nome que também designa desde então esse tipo de aparelho baseado no liquidificador. Em 1946, John Oster, fabricante de aparelhos para barbearia, adquire a Stevens Electric e lança seu primeiro liquidificador concorrente do Waring, o “Osterizer”. Devido à estratégias agressivas de marketing, com extensas propagandas em revistas famosas e programas na TV, os liquidificadores Osterizer e Walita ficaram muito famosos nos Estados Unidos e Brasil, respectivamente. Posteriormente, a Oster é adquirida pela Sunbeam, que se especializa em liquidificadores de luxo, com várias velocidades e acabamentos decorativos chamativos, porém mantém o modelo original Osterizer em linha tal como a Waring com o seu primeiro modelo.

No início dos anos 50 a Walita alcança seu primeiro milhão de unidades com um novo liquidificador, que ficou conhecido simplesmente como “liquidificador Walita” e passa a fabricar liquidificadores para várias empresas. Nessa época, o austríaco Hanz Arno, fabricante de motores elétricos também desenvolve um liquidificador baseado nos modelos da época da Oster e da Hamilton Beach. A Arno S.A. então se aproxima da Sears, que passam a desenvolver eletroportáteis em conjunto ao longo dos anos 50 e 60. Tendo a Arno uma relação próxima com a Electrolux, esta também passa a comercializar seus liquidificadores em alguns mercados nas décadas seguintes. Ao longo dos anos 60, a Philips desperta o interesse pelos liquidificadores e outros eletroportáteis da Walita e passa a comercializá-los em outros países. Suas relações aumentam e a Philips tem a Walita como sua principal fonte de eletroportáteis para vários mercados. No final dos anos 60, a Philips adquire o controle acionário da Walita e tem sua aquisição em 1971. A Walita, tendo seu fundador como presidente da divisão até o final de sua vida, em 1994, então passa a ser o principal centro de desenvolvimento de eletroportáteis da Philips para o mundo, especialmente dos liquidificadores Philips e da “centrífuga”.

Ao longo dos anos 80 e 90, muitos ferramentais de liquidificadores e extratores de suco, bem como inovações feitas pela Philips foram adquiridas por várias empresas, especialmente provenientes da China, que abastecem hoje praticamente todo o mercado mundial com liquidificadores baseados nos produtos Walita, derivados dos Turmix, que por sua vez, remontam do primeiro liquidificador Waring.



Características do produto:

• 5 velocidades e pulsar





https://www.google.com.br/search?q=LIQUIDIFICADOR+ARNO+S%C3%89RIE+BH&hl=pt-BR&biw=1920&bih=841&site=webhp&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=0ahUKEwiUjJPrnYzMAhWFDpAKHen6DVEQ_AUIBygC#imgrc=SUS9PSNG80ElfM%3A

https://pt.wikipedia.org/wiki/Arno

https://pt.wikipedia.org/wiki/Liquidificador

https://www.google.com.br/search?q=LIQUIDIFICADOR+ARNO+S%C3%89RIE+BH&hl=pt-BR&biw=1920&bih=841&site=webhp&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=0ahUKEwiUjJPrnYzMAhWFDpAKHen6DVEQ_AUIBygC#hl=pt-BR&tbm=isch&q=LIQUIDIFICADOR+ARNO+modelo+LIRP&imgrc=je1hY8aVQ5FoiM%3A