Voltar para o site coopermiti

“Acreditamos que o único
caminho para a mudança de
comportamento é através da
educação.”

LP VINIL CLARA NUNES: AS FORÇAS DA NATUREZA

Empresa: Gravadora EMI

Ano: 1977



EMI-Odeon

EMI-Odeon ou Odeon, no Brasil, foi uma gravadora que sobreviveu como uma subsidiária da EMI até o começo da década de 1990, quando acabou definitivamente.

A maioria dos lançamentos dos Beatles, incluindo os álbuns solo, apareceu pela Odeon nos mercados da: Alemanha, Espanha e França ; do Japão e do Brasil e outros Paísesda América do Sul; alguns destes demoraram para reconhecer a Apple Records e a Parlophone até 1971, mas voltaram a usar o selo da EMI-Odeon por volta de 1976.

Apesar do fim da Odeon Records, no Brasil, a EMI continuou a usar o nome EMI-Odeon em sua razão social até 1996, quando adotou o nome EMI Music ou ainda EMI Brasil.

Em 2014 todo o catálogo e os futuros lançamentos da EMI no Brasil passaram a ser distribuídos pela Universal Music, em consequência da fusão entre as duas empresas, ocorrida em 2012.



Disco de vinil

O disco de vinil, conhecido simplesmente como vinil, ou ainda Long Play (LP) é uma mídia desenvolvida no final da década de 1940 para a reprodução musical, que usa um material plástico chamado vinil (normalmente feito de PVC), usualmente de cor preta, que registra informações de áudio, que podem ser reproduzidas através de um toca-discos.

O disco de vinil possui microssulcos ou ranhuras em forma espiralada que conduzem a agulha dos toca-discos da borda externa até o centro no sentido horário. Trata-se de uma gravação analógica, mecânica. Esses sulcos são microscópicos e fazem a agulha vibrar. Essa vibração é transformada em sinal elétrico. Este sinal elétrico é posteriormente amplificado e transformado em som audível (música).

O vinil é um tipo de plástico muito delicado e qualquer arranhão pode tornar-se uma falha, a comprometer a qualidade sonora. Os discos precisam constantemente ser limpos e estar sempre livres de poeira, ser guardados sempre na posição vertical e dentro de sua capa e envelope de proteção (conhecidas, vulgarmente, como capa de dentro e de fora). A poeira é um dos piores inimigos do vinil, pois funciona como um abrasivo, a danificar tanto o disco como a agulha.

História



O disco de vinil surgiu no ano de 1948, tornando obsoletos os antigos discos de goma-laca de 78 rotações - RPM (rotações por minuto) - que até então eram utilizados, existentes desde 1890. Os discos de vinil são mais leves, maleáveis e resistentes a choques, quedas e manuseio (que deve ser feito sempre pelas bordas). Mas são melhores, principalmente, pela reprodução de um número maior de músicas - diferentemente dos discos antigos de 78 RPM - (ao invés de uma canção por face do disco), e, finalmente, pela sua excelência na qualidade sonora, além, é lógico, do atrativo de arte nas capas de fora.

A partir do final da década de 1980 e início da década de 1990, a invenção dos compact discs (ou CD, então lançado em agosto de 1982 na Alemanha pela Polygram) prometeu maior capacidade, durabilidade e clareza sonora, sem chiados, fazendo os discos de vinil ficarem obsoletos e desaparecerem quase por completo no fim do Século XX. Em maio de 2002 saem nos EUA os primeiros títulos em DataPlay, lançados inicialmente por Britney Spears e NSync. Nesse mesmo ano o CD já dominava 72% do mercado mundial.

Ressurreição do vinil

Nos EUA, o comércio de vinil voltou a crescer acima de 50% em 2014. De acordo com o The Wall Street Journal, ao todo 9,2 milhões de LPs foram vendidos no ano passado, um crescimento de 53% em relação a 2013. No total, a pesquisa de Nielsen SoundScan aponta que as compras dos discos nos EUA representam 6% de todo consumo de música no país.[8] Entre os artistas que mais venderam disco de vinil, estão: Artic Monkeys, Lorde, Lana Del Rey, Lady Gaga, entre outras bandas que atraem um público mais jovem no país e no restante do mundo.



Características do produto

• Banda: Clara Nunes

• Origem: Brasil

• Formato: 12''

• Gravadora: EMI XSMOFB-3946

• Estilo: MPB - Bossa – Instrumental

• Participação Especial Clementina de Jesus







https://www.google.com.br/search?q=DISCO+EMI++CLARA+NUNES+AS+FOR%C3%87AS+DA+NATUREZA&biw=1366&bih=599&site=webhp&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=0ahUKEwiwyozL69LOAhUGhJAKHWlMC9oQ_AUIBygC#imgrc=T0NDUqCIxz5qpM%3A

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-708934091-clara-nunes-1977-as-forcas-da-natureza-lp-_JM

https://pt.wikipedia.org/wiki/Disco_de_vinil

https://pt.wikipedia.org/wiki/EMI-Odeon