Voltar para o site coopermiti

“Acreditamos que o único
caminho para a mudança de
comportamento é através da
educação.”

MÁQUINA DE COSTURA HAID NEU

Empresa: Haid Neu

Ano: 1916-1920



Máquina de Costura

A máquina de costura é um aparelho utilizado para unir ou prender partes de tecidos ou outros materiais flexíveis, por exemplo, na fabricação de peças de vestuário ou de calçado. Basicamente, a máquina consiste num mecanismo que faz mover uma agulha na ponta da qual está enfiada uma linha que é em cada movimento de passagem pelo tecido enrolado noutra linha colocada numa bobina separada. O movimento pode ser feito manualmente, por meio de um pedal ou por um motor elétrico.

Existem muitas variantes da versão básica, algumas especializadas para certas funções, como por exemplo, para cortar e chulear (chamadas também de "máquinas de cortar"), para pregar botões, e para uso doméstico ou em fábricas.

Embora o conceito da máquina de costura existisse desde 1755, eram máquinas pesadas, caras e difíceis de operar. Apenas em 1830, quando o alfaiate francês Barthélemy Thimmonier resolveu aperfeiçoar a tecnologia já existente, é que as máquinas de costura se tornaram verdadeiramente práticas. Thimmonier chegou mesmo a montar uma fábrica de uniformes para o exército, que foi destruída em um incêndio.

Graças a Thimmonier foi possível pensar as primeiras linhas de produção de roupas em escala industrial. A popularização da máquina de costura ajudou no processo de passagem de uma produção artesanal e personalizada de roupas para o modelo de produção industrial em série que temos hoje.

Haid Neu

A fábrica Haid Neu foi fundada em 1860, na cidade de Karlsruhe, Alemanha.

Em 1868 saíram daquela indústria apenas 2.000 unidades; em 1872, foram 20.000; e em 1881, já fabricavam 100.000.

A partir de 1898 foram produzidas meio milhão delas, partindo para 1.000.000 em 1904, e 2.000.000 em 1921.

A empresa sobreviveu à Segunda Guerra Mundial, mas em 1958 foi absorvida pela SINGER.



https://pt.wikipedia.org/wiki/M%C3%A1quina_de_costura

http://contosdoantiquario.blogspot.com.br/2012/11/maquina-manual-de-costurar-haid-neu.html