Voltar para o site coopermiti

“Acreditamos que o único
caminho para a mudança de
comportamento é através da
educação.”

MÁQUINA DE ESCREVER OLIVETTI LETTERA 22

Empresa: Ing. C. Olivetti

Ano: 1950



Olivetti

Ing. C. Olivetti & Co., SpA., conhecida simplesmente como Olivetti, é uma empresa italiana, fabricante de computadores, impressoras e outros equipamentos empresariais. Foi fundada em 1908, na cidadade de Ivrea, na província de Turim, região do Piemonte.

A empresa é atualmente de propriedade da Telecom Italia. No passado também era uma das empresas italianas mais importantes no mundo, especialmente no campo das máquinas de escrever e calculadoras, antes do desenvolvimento e da popularização dos computadores portáteis.

Hoje em dia a companhia opera na Itália e Suíça, e tem associados de revenda em 83 países. A pesquisa e o desenvolvimento são feitos em Agliè, Arnad, Carsoli e Scarmagno, na Itália, e em Yverdon, na Suíça.

Recentemente a companhia voltou a comercializar uma linha de faxes, scanners e impressoras para escritórios.



Características do produto

“Uma portátil leve e resistente, que toma pouco espaço e escreve com nitidez. Um dedo basta para levantá-la e dois para fazê-la escrever".

Assim dizia um das peças de propaganda dos anos 50 a respeito da máquina de escrever portátil "Lettera 22", da Olivetti.

Ela foi criada em 1950 (por um designer italiano) e em 1957 começava a ser vendida no Brasil, assim permanecendo até o final dos anos 60. Na década de 70 e seguintes foram surgindo "outras" Letteras (31, 32, 35, 36, 82, etc.). A Lettera 22 era fabricada nas cores azul, verde e cinza.











http://www.anosdourados.blog.br/2012/11/imagens-velharia-maquina-de-escrever.html

https://www.google.com.br/search?q=maquina+de+escrever+olivetti+lettera+22&hl=pt-BR&biw=1920&bih=841&site=webhp&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=0ahUKEwi3-qaH_J3MAhVIUJAKHWv4AesQ_AUIBygC#imgrc=ZVHBjJSWqPGZuM%3A