Voltar para o site coopermiti

“Acreditamos que o único
caminho para a mudança de
comportamento é através da
educação.”

MÁQUINA DE ESCREVER OLIVETTI LETTERA 35

Empresa: Ing. C. Olivetti & Co., SpA

Ano: 1972



Olivetti

Ing. C. Olivetti & Co., SpA., conhecida simplesmente como Olivetti, é uma empresa italiana, fabricante de computadores, impressoras e outros equipamentos empresariais. Foi fundada em 1908, na cidadade de Ivrea, na província de Turim, região do Piemonte.

A empresa é atualmente de propriedade da Telecom Italia. No passado também era uma das empresas italianas mais importantes no mundo, especialmente no campo das máquinas de escrever e calculadoras, antes do desenvolvimento e da popularização dos computadores portáteis.

Hoje em dia a companhia opera na Itália e Suíça, e tem associados de revenda em 83 países. A pesquisa e o desenvolvimento são feitos em Agliè, Arnad, Carsoli e Scarmagno, na Itália, e em Yverdon, na Suíça.

Recentemente a companhia voltou a comercializar uma linha de faxes, scanners e impressoras para escritórios.

Características do produto

A Olivetti Lettera 35 é uma máquina de escrever portátil produzida pela Olivetti a partir de 1972

A máquina de escrever

A máquina tem um design compacto para criar a imagem de uma máquina profissional, tirando inspiração para o design na Olivetti Lettera 36 .

Mecânica

Com a igual mecânica à da Carta 32, a letra Olivetti 35 é uma máquina de escrever com alavancas de pressão de escrita. Cada vez que você pressionar uma tecla, a escrita martelo correspondente através do mecanismo de cinemática , vai bater na fita com tinta vermelha ou preta, atrás da qual é o papel em que o símbolo correspondente é tão impressionado. Uma alavanca localizada na parte superior direita do teclado pode ser utilizado para controlar a posição da fita e selecionar a impressão a cores preto, vermelho ou sem tinta (no caso de cópias com o papel de carbono, ou para a preparação de matrizes de tinta para o mimeográfo). A fita é enrolada para cada batida de tecla e muda automaticamente direcção quando o invólucro é terminada em uma das duas bobinas em que está envolvido. sensores de dois lugares mecânicas perto de cada bobina em movimento quando os trechos de fita (isto indica que está terminando) e inverter a sua direcção de enrolamento.

Teclado

A versão italiana da máquina usa o layout QZERTY , embora as versões foram produzidas com disposições diferentes consoante os botões de idioma para o qual foram abordados. As teclas alfanuméricas são 43 para um total de 86 sinais. Além destes, o teclado inclui uma barra de espaço, as teclas para alternar entre maiúsculas, a tecla Shift Lock, uma alavanca, a fim de ir além das configurações de margem, um botão para retroceder um carácter, uma alavanca para definir tabulações e um botão (vermelho) para alternar entre as abas.

O conjunto de caracteres disponíveis tem falhas óbvias: Não é o botão com o número 1, que é obtido usando a letra l (ell) (i) O capital I minúscula ou; da mesma forma não está presente zero, que é obtido por digitando o OU (OR) maiúsculas; Também falta das teclas para maiúsculas vogais acentuadas usados na língua italiana, que foram substituídos por letras regulares seguido dall'apostrofo. Este tipo de soluções foi bastante comum na era da máquina de escrever.



https://translate.google.com.br/translate?hl=pt-BR&sl=it&u=https://it.wikipedia.org/wiki/Olivetti_Lettera_35&prev=search



https://www.google.com.br/search?q=M%C3%81QUINA+DE+DATILOGRAFIA+OLIVETTI+LETTERA+35&hl=pt-BR&biw=1920&bih=841&site=webhp&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=0ahUKEwjZm6GlvJ3MAhULfZAKHUXaDkgQ_AUIBigB#imgrc=8BwHsmblZxX3XM%3A