Voltar para o site coopermiti

“Acreditamos que o único
caminho para a mudança de
comportamento é através da
educação.”

MITSUMI QUICK DISK

Empresa: Mitsumi Electric Co.,Ltd.

Ano: 1985





Mitsumi



Mitsumi Electric Co.,Ltd. (ミツミ電機株式会社, Mitsumi Denki Kabushiki-gaisha) (TYO: 6767) é uma empresa Japonesa fabricante de dispositivos de interface Homem-Máquina fundada em 1954. Uma das empresas mais famosas na fabricação de produtos para PlayStation da Sony,Super Nintendo Entertainment System/Super Famicom, GameCube, NES/Famicom. Também produz o Nintendo DS Lite, controle remoto para diversos fabricantes, Teclado, Mouse for personal computers, including the teclado e mouse para computadores da Apple Inc..

Também é conhecido por fabricar disquete e divers para disco ótico usados em computadores e servidores.





Disquete



Disquetes são lidos e escritos por uma unidade de disquete ou disco rígido. Inventado pela empresa de tecnologia da informação americana IBM, disquetes em 8 polegadas (200 mm), 5¼ polegadas (130 mm) e 3 ½ polegadas (90 mm) foram em três décadas uma forma popular e onipresente de armazenamento e troca de dados, a partir de meados da década de 1970 até década de 2000.

Unidades de disquete ainda têm alguns usos limitados, especialmente com o legado dos equipamentos de informática industrial, que foram substituídos por unidades flash USB, discos rígidos externos, discos ópticos, cartões de memória e redes de computadores.







Características do produto



O formato de 3 polegadas foi criação da Mitsumi. O formato de Quick Disc é relatado em várias referências de tamanho: 2,8 polegadas, três polegadas x 3 polegadas e 3 polegadas x 4 polegadas. Mitsumi ofereceu com os equipamentos OEM, esperando que seus clientes personalizassem a embalagem para o seu próprio uso; iriam variar, assim, na capacidade de armazenamento e tamanho do invólucro. O Quick Disc utiliza uma mídia magnéticas de 2,8 polegadas, break-off com abas de proteção contra gravação (um para cada lado), e contém um buraco, perto do centro do eixo (usado para garantir fuso de aperto).

O maior sucesso do Quick Disc foi o da Nintendo Famicom Disk System. O pacote FDS de Quick Disc do Mitsumi usava uma caixa de plástico × 4 polegadas 3 polegadas chamadas "Cartão Disk System". A maioria dos discos FDS não tem proteção na tampa para evitar a contaminação da mídia, mas uma série especial depois de cinco jogos fez com que incluíssem a tampa.

A mídia de discos "3 polegadas" do Mitsumi também foram utilizados em uma mídia para muitos processadores de texto Smith Corona. Os discos Smith Corona são marcados "DataDisk 2,8 polegadas", referindo-se, presumivelmente, o tamanho do meio dentro da caixa de plástico duro.

Como o custo na década de 1980 para adicionar unidades de 5¼ polegadas ainda era muito alto, o Quick Disc Mitsumi estava competindo como uma alternativa de baixo custo embalado em vários sistemas de computador de 8 bits agora obscuros. Outra lista não inclusiva de versões de Quick Disc: QDM-01, QDD (Quick Disk Drive) em francês Thomson micro-computadores, no-7 QD unidade Casio, em um periférico para o Sharp MZ-700 & MZ-800 do sistema, na DPQ-280 Quickdisk para a Daewoo / Dynadata MSX1 DPC-200, no Dragão 32/64 máquina, no Disk Crescent rápido 128, 128i e 256 periféricos para o ZX Spectrum, e no periférico Triton Quick Disc também para o ZX Spectrum.

The World of Spectrum FAQ revela as unidades que vêm em tamanhos diferentes: 128 a 256 kB na encarnação de Crescent, e no sistema de Triton, com uma densidade de 4410 bits por polegada, a taxa de transmissão de dados de 101,6 kbit / s, um duplo tipo de disco unilateral de 2,8 polegadas e uma capacidade de até 20 setores por lado em 2,5 kB por setor, até 100 kB por disco. Quick Disc como utilizado na Famicom Disk System detém 64 KB de dados por lado, exigindo um turn-over manual para acessar o segundo lado.

Excepcionalmente, o Quick Disc utiliza "um acompanhamento contínuo linear da cabeça e, assim, cria uma única faixa em espiral ao longo do disco semelhante a um sulco do disco." Isto levou alguns a compará-lo mais para uma unidade de "tape-stream" que normalmente o que é pensado como uma unidade de disco de acesso aleatório.









https://pt.wikipedia.org/wiki/Mitsumi

https://translate.google.com.br/translate?hl=pt-BR&sl=en&u=https://en.wikipedia.org/wiki/History_of_the_floppy_disk&prev=search

https://translate.google.com.br/translate?hl=pt-BR&sl=en&u=https://en.wikipedia.org/wiki/History_of_the_floppy_disk&prev=search

https://www.google.com.br/search?q=MITSUMI+QUICK+DISK&biw=1366&bih=599&tbm=isch&imgil=zLc6y1P_LDmIuM%253A%253BSMqqa4Y8jXLo7M%253Bhttp%25253A%25252F%25252Ffuturearchives.blogspot.com%25252F2011%25252F04%25252Fmedia-recognition-floppy-disks-part-3.html&source=iu&pf=m&fir=zLc6y1P_LDmIuM%253A%252CSMqqa4Y8jXLo7M%252C_&usg=__6OWJGknhRtlo8Z47Rn124an7VOM%3D&dpr=1&ved=0ahUKEwiU8L6G0ZPOAhXIIpAKHSeTDCgQyjcIKQ&ei=bqeYV5SBJsjFwASnprLAAg#imgrc=xfiTr7M5u_dfmM%3A