Voltar para o site coopermiti

“Acreditamos que o único
caminho para a mudança de
comportamento é através da
educação.”

MOEDOR DE CARNE ARNO

Empresa: Arno



Arno

A Arno, é uma empresa brasileira de produtos eletrodomésticos, focada principalmente em produtos eletroportátéis.

História

Em 1882, Carlo Arnstein, primeiramente, cria uma empresa que importava café principalmente do Brasil. Carlo Arnstein era de uma família italiana de Trieste, na época, território do antigo Império Austro-Húngaro.

Em 1938, depois da Primeira Guerra Mundial, Hans Arnstein, filho de Carlo Arnstein, que depois fora rebatizado de João Arnstein, cria a Construções Eletromecânicas Brasileiras Ltda. Materiais Elétricos, empresa especializada na fabricação e comercialização de motores elétricos. Além de ter um novo nome de batismo, João Arnstein se naturaliza brasileiro entre 1922 e 1923.

Felippe Arno, o filho de João, foi presidente da empresa de 1957 até 1997. A empresa participou do começo do processo de industrialização no Brasil, tendo a cidade de São Paulo como porta de entrada.

Em 1944, a então Construções Eletromecânicas Brasileiras se funde com a Intermares, Brasselva e Siltex, formando a Empresas Reunidas e Comércio Arno S.A.

Em 1945, a Arno é criada, com dez mil cruzeiros. O nome da empresa é devido ao fato de Carlo Arnstein escrever o nome Arno nas sacadas de café que ele comercializava.

Em 1949, o design dos produtos era feito pela empresa americana Sears, Roebuck & Co. Nesse ano, a Arno já comercializava seus produtos em todo o país.

Em 1952, as ações da empresa passam a ser cotadas na antiga Bolsa de Valores do Brasil. Nesse ano, Hans Arnstein passa a se chamar João Arnstein Arno.

Em 1957, João Arnstein Arno morre, e seu filho, Felippe Arno, se torna presidente da empresa.

Em 1961, a empresa exportava liquidificadores para a Europa.

Em 1964, a Arno se associa a empresa Asea Industrial S/A, para aumentar e melhorar a produção dos produtos.

Em 1965, a empresa começa a exportar liquidificadores para outros países da América Latina.

Em 1971, a empresa é associada da Delco Remy, e da Delco Eletronics, comercializando produtos automobilísticos.

Em 1975, a Arno adquire a Skil no Brasil, uma empresa que fabricava furadeiras elétricas e outros produtos. Assim, a Arno foi a primeira empresa a fabricar furadeiras elétricas no Brasil.

Em 1992, a empresa deixa de fabricar peças automobilísticas.

Em 1994, a empresa consegue o certificado de qualidade ISO 9001.

Em 1997, a Arno S. A foi adquirida pelo Grupo SEB, um conglomerado francês fabricante de eletroportáteis, sendo líder desse segmento.



Moedor de carne

O moedor de carne foi criado originalmente pelo inventor alemão Karl Drais no século XIX. Desde então, além do uso doméstico, os moedores podem ser encontrados em diversas indústrias e ambientes comerciais, com diferentes funções, embora seu mecanismo de operação seja basicamente o mesmo.

Há diversos tipos de moedores de carne, desde moedores pequenos de uso manual (através de uma manivela) a moedores elétricos para uso em açougues, padarias, restaurantes ou demais indústrias de alimentos.

Os moedores podem também possuir múltiplas funções (moedores que também são raladores, por exemplo), e são chamados de equipamentos conjugados ou moedores multiuso. Esses equipamentos podem geralmente moer a carne em três diâmetros: fino, médio e grosso. Podendo vir também com modeladores, cones ou peças especiais para o preparo de lingüiças, salames, bolinhos, etc.

A maior parte dos moedores de carne também acompanha um pilão para empurrar o volume de carne a ser moído. Hoje é fundamental que mercados, açougues e mesmo restaurantes tenham o hábito de investir em um bom moedor de carne. Além de aumentar a segurança de seus operadores, ter uma máquina com uma ou mais funções pode representar uma economia de tempo e dinheiro.

Esses aparelhos podem moer muitos quilos de carne por hora, acelerando assim a produção. É importante orientar os funcionários a seguir um procedimento básico de segurança e higiene ao operar um moedor. É preciso que os cabelos estejam presos, preferencialmente cobertos com uma touca. Deve-se também usar luvas e máscaras, se possível, para evitar a contaminação dos alimentos.

Alguns modelos menores para uso doméstico ou comercial podem ser empregados para processar e modelar outros alimentos (por exemplo, para fazer purê de batata, biscoitos, croquetes). Esses moedores podem servir também para moer temperos, amendoim, café e outros grãos. Há também moedores para carnes congeladas, que podem processar carnes a temperaturas de até -25°C. Além disso, as carnes podem ser moídas cruas ou cozidas, dependendo do uso a que se destinam. Em geral, as facas de um moedor de carne elétrico são fabricadas em aço inoxidável, assim como a bandeja do mesmo.

Por se tratar de um aparelho usado em ambientes de produção de alimentos, é fundamental que o moedor seja de fácil limpeza. Esse equipamento deve ser higienizado sempre após o uso, com água fervente ou com os produtos recomendados no manual do mesmo. Hoje no mercado existem fábricas especializadas na produção e venda de moedor de carne. Sendo a oferta numerosa, vale observar alguns pontos básicos ao adquirir o seu equipamento: capacidade de processamento, consumo de energia, segurança e higiene.







https://www.google.com.br/search?q=MOEDOR+%E2%80%93+ARNO+NFC&hl=pt-BR&biw=1920&bih=841&site=webhp&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=0ahUKEwjT_5LkirzMAhUECpAKHXEeD1sQ_AUIBygC#hl=pt-BR&tbm=isch&q=MOEDOR+%E2%80%93+ARNO+antigo&imgdii=v2JeCyhOrmJmRM%3A%3Bv2JeCyhOrmJmRM%3A%3B6vn-N6bk0bJimM%3A&imgrc=v2JeCyhOrmJmRM%3A

http://gizmodo.uol.com.br/vamos-combinar-uma-coisa-nunca-daremos-consciencia-moedores-de-carne-beleza/

https://pt.wikipedia.org/wiki/Arno

http://www.webartigos.com/artigos/aquisicao-de-moedor-de-carne/57115/#ixzz47Wn5c5vy