Voltar para o site coopermiti

“Acreditamos que o único
caminho para a mudança de
comportamento é através da
educação.”

MONITOR VÍDEO COMPOSTO GRADIENTE MSX Apple

Empresas: Apple Inc. e IGB Eletrônica

Ano: Década de 90





MSX



MSX é um padrão de microcomputadores pessoais criado na década de 1980.

MSX foi o nome dado a uma arquitetura de microcomputadores pessoais criada no Japão em 1983, apresentada em 27 de junho do mesmo ano, e que definia um padrão para os desenvolvedores de hardware. Foi desenvolvido por Kazuhiko Nishi, vice-presidente da ASCII Corporation, empresa japonesa que era representante da Microsoft no Japão até 1986. Dessa forma, várias empresas de eletroeletrônicos poderiam produzir seus computadores, manter um mínimo de compatibilidade entre eles, e ainda assim diferenciá-los, adicionando recursos novos. Mas a compatibilidade com outros micros do padrão MSX seria mantida.

O significado da sigla é controverso. Faz parte da lenda que seu nome significa "MicroSoft eXtended", visto que a Microsoftparticipou do desenvolvimento do micro, fazendo o BIOS, o interpretador BASIC (o MSX-BASIC, gravado em ROM) e o MSX-DOS 1. Em 2001, em visita a um encontro de usuários na Holanda (Países Baixos), Nishi afirmou numa palestra que MSX significa "Machine with Software eXchangeability". Em outra conversa, o próprio criador afirmou que o nome significava naquela época MatsushitaSony X-power, visto que a Matsushita (National e Panasonic) e a Sony eram as empresas que mais apoiavam o padrão.

O padrão MSX fez sucesso na década de 1980 tanto no Brasil como no mundo (Japão, Países Baixos, Inglaterra, Coreia do Sul,Argentina, Rússia, Arábia Saudita, entre outros).

Muitos de seus usuários costumavam usá-lo apenas como um videogame de luxo, estereótipo este uma consequência da grande qualidade dos jogos disponíveis. Eles eram distribuídos por empresas como a Konami, Compile e outras, que se aproveitaram da capacidade gráfica e de som do MSX para produzir jogos muito mais atraentes que os encontrados nos videogames da época. Ainda assim serviu como base de estudo para muitos estudantes de informática eengenharia eletrônica, que desenvolveram nele projetos variados.



Apple

Apple Inc é uma empresa multinacional norte-americana que tem o objetivo de projetar e comercializar produtos eletrônicos de consumo, software de computador e computadores pessoais. Os produtos de hardware mais conhecidos da empresa incluem a linha de computadores Macintosh, oiPod, o iPhone, o iPad, a Apple TV e o Apple Watch. Os softwares incluem o sistema operacional Mac OS X, o navegador de mídia iTunes; a suíte de software multimídia e criatividade iLife; a suíte de software de produtividade iWork; Aperture, um pacote de fotografia profissional; Final Cut Studio, uma suíte de vídeo profissional e produtos de software; Logic Studio, um conjunto de ferramentas de produção musical; o navegador Safari; e o iOS, um sistema operacional móvel.



IGB Eletrônica



GB Eletrônica é uma empresa brasileira de eletroeletrônicos. A empresa, fundada sob o nome Gradiente em 1964 no bairro Pinheiros em São Paulo, cresceu fortemente durante a década de 1970 devido principalmente a três fatores:

• a proibição da importação de equipamentos eletrônicos;

• o crescimento econômico brasileiro conhecido como milagre econômico;

• a implantação do polo manufatureiro da Zona Franca de Manaus.

De uma fábrica de pequeno porte, a Gradiente transformou-se em um poderoso grupo do setor de eletroeletrônicos.

A Gradiente enfrentou problemas financeiros de 2007 até 2008. Além da concorrência mais acirrada, o que derrubou a empresa, segundo o próprio Eugênio Staub, foram dois outros fatores: a primeira foi a compra da Philco em 2005 por 60 milhões de reais. Dois anos depois, a empresa foi vendida por 22 milhões de reais, a fim de reduzir o rombo financeiro. Outro problema foram falhas administrativas que, em 2007, praticamente paralisaram a companhia.

Desde 2007 a empresa entrou em processo de recuperação e voltou ao mercado brasileiro no primeiro semestre de 2012







Vídeo Composto

Os receptores no olho reconhecem apenas as cores azul, vermelho e verde; portanto, uma televisão, por exemplo, só precisam mostrar estas três cores, já que o restante é gerado pelo cérebro humano como uma espécie de cor imaginada. Se estas são as três cores básicas, faz sentido que as câmeras de filmagem gravem a imagem em RGB (vermelho, verde e azul). O problema é que para exportar vídeos para a telinha neste formato exige um custo muito alto, então, as três cores acabaram sendo substituídas pelo sinal de Vídeo Componente.

Este formato consiste em três sinais de imagem: a luminância (que é a imagem em preto e branco/brilho e contraste), o vermelho e o azul. E o verde, como fica? Bom, a televisão ou monitor acaba interpretando como verde a imagem restante, que não é de nenhuma das cores do Vídeo Componente. Contudo, como os custos de transmissão ainda eram altos, foi criado outro formato: o Vídeo Composto, um sistema que comprime os três sinais do Vídeo Componente em um só. Apesar de ser muito comum, o Vídeo Composto possui uma qualidade de imagem inferior, já que cabe à televisão ou monitor recodificar os sinais recebidos e, nesta tarefa, informações sobre a imagem acabam sendo perdidas. Vale lembrar que por ser um cabo de vídeo, o Vídeo Componente não trabalha com áudio, sendo necessário ter cabos adicionais para lidar com isso.

Monitor composto

Um monitor composto é qualquer análogo de monitor de vídeo que recebe a entrada, na forma de um conversor analógico de vídeo composto sinal para uma especificação definida. Um sinal de vídeo composto codifica toda a informação num único condutor; um compósito cabo tem um único condutor sob tensão, mais terra. Outro equipamento com funcionalidade de exibição inclui monitores com mais avançadas interfaces de e conectores dar uma melhor imagem, incluindo analógico VGAe digitais DVI , HDMI e DisplayPort ; e de televisão (TV) receptores que são auto-suficientes, receber e exibir vídeo RF de transmissões recebida com um sintonizador interno. Monitores de vídeo são usados para a exibição de saída do computador , circuito fechado de televisão (por exemplo, câmeras de segurança) e outras aplicações que exigem uma imagem monocromática ou em cores bidimensional.

Monitores compostos geralmente usam conectores RCA ou conectores BNC para entrada de vídeo. Equipamento anterior (1970), muitas vezes utilizados conectores UHF .Normalmente monitores compostos simples dar uma imagem inferior a outras interfaces.

Em princípio, um monitor pode ter um ou vários dos diversos tipos de entrada, incluindo compósito-Além de monitores compostos como tal, muitos monitores aceitar entrada composta entre outras normas. Na prática, monitores de computador deixou de suportar a entrada compósito como outras interfaces tornou-se predominante.

Um monitor composto deve ter um dispositivo de visualização de aproximadamente plana bidimensional com circuitos para aceitar um sinal composto com imagem e informação de sincronização, processá-lo em monocromático crominância e luminância, ou o vermelho, verde e azul de RGB , além de pulsos de sincronização e exibi-lo em uma tela, que era predominantemente um CRT até o século 21, e em seguida, um painel fino com LCD ou outra tecnologia.

Um fator crítico para a qualidade desta tela é o tipo de codificação utilizado na câmara de TV para combinar o sinal em conjunto e a descodificação usada no monitor para separar os sinais de volta para RGB para exibição.

Monitores compostos podem ter muito alta qualidade, com monitores de referência para transmissão profissional custando US $10K- $ 15K a partir de 2000. Os filtros de pente são frequentemente utilizados para melhorar a qualidade de um monitor composto, e os dispositivos que utilizam codificadores são frequentemente considerado o auge do compósito monitor.



Inovações início desta tecnologia

Originalmente, estes monitores foram utilizados para estúdios comerciais. Vídeo composto apareceu pela primeira vez o uso home para copiar fitas de videocassete. Os primeiros computadores, tanto comerciais e amadores, usado principalmente tele impressoras para a saída; modelos caseiros simples pode simplesmente mostrar um conjunto de luzes deve ser interpretada como informação binária.

Mais tarde, o conceito de TV Máquina de escrever nasceu, efetivamente do monitor de vídeo usado para a informação digital; este foi implementado como monitores dedicados e como interfaces para os receptores de televisão presentes em muitos lares. Muitos computadores incorporado um visor.

Desde o final dos anos 1970 monitores compostos entraram em uso, inclusive por parte do Apple II, Commodore VIC 20 / 64 / 128 , Atari, o PC IBM com cartão CGA, alguns computadores compatíveis com ele, e outros computadores domésticos e empresariais de 1980. Estes computadores tinham saídas de vídeo composto e, por vezes monitores compostos empacotados com os sistemas. Algumas empresas de computadores vendidos separadamente seus próprios monitores compostos para uso com seus computadores.



Características comuns

 Som estereofónico

 Tuner da tevê

 Entradas dianteiras

 Entrada S-vídeo









http://wikipedia.qwika.com/en2pt/Composite_monitor

http://translate.google.com.br/translate?hl=pt-BR&sl=en&u=http://en.wikipedia.org/wiki/Composite_monitor&ei=dDMgTrPYPIfYgQfvseDjBQ&sa=X&oi=translate&ct=result&resnum=1&ved=0CEoQ7gEwAA&prev=/search%3Fq%3DComposite%2BMonitor%26hl%3Dpt-BR%26rlz%3D1W1GFRE_pt-BR%26biw%3D1920%26bih%3D849%26prmd%3Divns

http://www.tecmundo.com.br/televisao/1903-o-que-e-video-componente-.htm



http://translate.google.com.br/translate?hl=pt-BR&sl=en&u=http://en.wikipedia.org/wiki/Composite_monitor&ei=dDMgTrPYPIfYgQfvseDjBQ&sa=X&oi=translate&ct=result&resnum=1&ved=0CEoQ7gEwAA&prev=/search%3Fq%3DComposite%2BMonitor%26hl%3Dpt-BR%26rlz%3D1W1GFRE_pt-BR%26biw%3D1920%26bih%3D849%26prmd%3Divns

http://wikipedia.qwika.com/en2pt/Composite_monitor

https://www.google.com.br/search?q=MONITOR+V%C3%8DDEO+COMPOSTO&biw=1366&bih=599&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=0ahUKEwi-ouGmn5TOAhWMHZAKHfzzAkMQ_AUIBygC#tbm=isch&q=MONITOR+COMPOSTO+antigo&imgrc=U4EIi1VnqwGkbM%3A

https://pt.wikipedia.org/wiki/MSX

https://pt.wikipedia.org/wiki/IGB_Eletr%C3%B4nica