Voltar para o site coopermiti

“Acreditamos que o único
caminho para a mudança de
comportamento é através da
educação.”

MOUSE GENIUS GM-6

Empresa: Genius, KYE Systems Corp.

Ano: 1996





Genius

A Genius KYE é uma empresa de tecnologia de Taipé, Taiwan, fundada em 1983. Possui cerca de 3000 empregados e quatro fábricas na China continental. Seus principais produtos são mouses, máquinas fotográficas digitais, teclados, tabletes gráficos, joysticks e headsets.

A empresa KYE Systems Corp têm sua matriz localizada em Taiwan, com filiais nas Américas, Alemanha, Reino Unido, e Hong Kong.

Durante as últimas dois décadas, a Genius se transformou de um fabricante de periféricos para PC à uma marca líder mundial em produtos de electrônica de consumo. Em 2006, venderam ao redor do mundo mais de 35 milhões de produtos Genius. Graças a sua tecnología inovadora e avançada, assim como seu desenho simples e ambiental, os produtos Genius tem recebido prestigiosos prêmios de desenho que inclui o Red Dot Design Award e o iF Design Award, ambos da Alemanha, Innovations Design and Engineering Awards do show International CES nos Estados Unidos, o prêmio de desenho G-Mark Good Design do Japão, e o prêmio National Gold Award of Excellence Award em Taiwan.

Foi o primeiro fabricante a produzir mouses com tecnología scroll wheel, ou botão de rolagem, em 1996.



Mouse

O rato ou mouse é um periférico de entrada que, historicamente, se juntou ao teclado como auxiliar no processo de entrada de dados, especialmente em programas com interface gráfica. O rato ou mouse tem, como função, movimentar o cursor (apontador) pela tela do computador. Foi criado pela Xerox, mas somente se tornou um produto comercializado com a Apple.

O mouse funciona como um apontador sobre a tela do computador e disponibiliza, normalmente, quatro tipos de operações: movimento, clique, duplo clique e arrastar e largar(drag and drop).

Existem modelos com um, dois, três ou mais botões cuja funcionalidade depende do ambiente de trabalho e do programa que está a ser utilizado. Claramente, o botão esquerdo é o mais utilizado.

O mouse é, normalmente, ligado ao computador através de uma porta serial PS2 ou, mais recentemente, USB (Universal Serial Bus). Também existem conexões sem fio: as mais antigas em infravermelho, as atuais em Bluetooth.

Outros dispositivos de entrada competem com o mouse: touchpads (usados basicamente em notebooks) e trackballs. Também é possível ver o joystick como um concorrente, mas os joysticks não são comuns em computadores. É interessante notar que uma trackball pode ser vista como um “rato” de cabeça para baixo.

Funcionamento

Interior de um mouse:

1. A bola, que faz girar a roldana;

2. Roldana que irá alterar a passagem de luz entre o LED e o sensor;

3. Sensor fotoelétrico;

4. Botão de clique (esquerdo);

5. LED.

O mouse original possuía dois discos que rolavam nos eixos X e Y e tocavam diretamente na superfície. O modelo mais conhecido de mouse é, provavelmente, o baseado em uma esfera que roda livremente, mas que, na prática, gira dois discos que ficam em seu interior. O movimento dos discos pode ser detectado tanto mecanicamente quanto por meio óptico.

Os modelos mais modernos de mouse são totalmente ópticos, não tendo peças móveis. De modo muito simplificado, eles tiram fotografias que são comparadas e que permitem deduzir o movimento que foi feito. O mouse óptico não é uma invenção tão moderna quanto parece: já no início da década de 1990 a Sun fornecia máquinas com um mouse óptico que exigia um mousepad especial, com uma padronagem matricial. O mouse óptico atual, porém, usa uma tecnologia muito mais avançada, que pode funcionar em qualquer superfície não reflexiva. O mouse, por padrão, possui, pelo menos, dois botões: o esquerdo é usado para selecionar e clicar (acionar) ícones e o direito realiza funções secundárias como, por exemplo, exibir as propriedades do objeto apontado. Há, ainda, na maioria dos mouses, um botão Scroll em sua parte central, que tem, como função principal, movimentar a barra de rolagem das janelas.





História



Mouse de um botão

Embora o mouse tenha sido inventado por Bill English, a sua patente pertence a Douglas Engelbart, com a patente n. 3.541.541 nos Estados Unidos datando de 1970.

Engelbart apresentou este periférico pela primeira vez em 9 de dezembro de 1968 denominando-o de "XY Position Indicator For A Display System". Constituía-se então em uma pequena caixa de madeira com apenas um botão. O invento de Engelbart ficou sem muita utilização devido à falta de necessidade de tal dispositivo: afinal, a maioria dos computadores utilizava apenas textos sem cursores na tela.

A partir da primeira metade da década de 1980, mais precisamente em 1983, a Apple Inc. passou a utilizar o mouse como dispositivo apontador em seus micros Apple Lisa. Desde lá para cá, o periférico tornou-se parte integrante dos atuais PCs.

O Windows da Microsoft foi criado à volta dele e navegar na Internet seria impossível sem um mouse. Pode-se dizer que, a partir do lançamento do Windows 3.1, em abril de 1992, o lugar do mouse estava assegurado.

Na época, Douglas Engelbart vendeu a patente do "X-Y Position Indicator" (mouse) por 10.000 dólares americanos.

Nestes trinta e quatro anos, centenas de milhões de computadores e, certamente, um número igual ou maior de mouses foram vendidos.

Em 10 de abril de 1997, Engelbart recebeu, em Washington, o prêmio Lemelson-MIT de 500 mil dólares americanos, um dos principais prêmios do mundo para inventores.





Características do produto



• Três botões

• Mouse com fio

• Mecanismo de bola, amostragem óptica

• Interface serial (DB 25F)

• Controlador TMP80C48AP-6-02-14 (Intel)

• NE555 (Texas Instruments)

• Peso: 185 g







http://www.tcocd.de/Pictures/Peripheral/Genius/gm6.shtml

https://pt.wikipedia.org/wiki/Rato_(inform%C3%A1tica)



https://www.google.com.br/search?q=MINI+PAGER+MOTOROLA&hl=pt-BR&biw=1920&bih=911&site=webhp&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=0ahUKEwjB8NS6xJjNAhWFvJAKHTBTBNIQ_AUIBigB#hl=pt-BR&tbm=isch&q=MOUSE+GENIUS+GM-6&imgrc=monxSicAzj-D_M%3A

https://pt.wikipedia.org/wiki/Genius,_KYE_Systems_Corp.