Voltar para o site coopermiti

“Acreditamos que o único
caminho para a mudança de
comportamento é através da
educação.”

NOTEBOOK IBM ThinkPad 300

Empresa: International Business Machines (IBM)

Data: 1992



IBM

International Business Machines (IBM) é uma empresa dos Estados Unidos voltada para a área de informática.

A empresa é uma das poucas da área de Tecnologia da Informação (TI) com uma história contínua que remonta ao século XIX. A IBM fabrica e vende Hardware e Software, oferece serviços de infraestrutura, serviços de hospedagem e serviços de consultoria nas áreas que vão desde computadores de grande porte até a nanotecnologia. Foi apelidada de "Big Blue" por adotar o azul como sua cor corporativa oficial, em português "Grande Azul".

Com mais de 398.455 colaboradores em todo o mundo, a IBM é a maior empresa da área de TI no mundo. A IBM detém mais patentes do que qualquer outra empresa americana baseada em tecnologia e tem 15 laboratórios de pesquisa no mundo inteiro. A empresa possui cientistas, engenheiros, consultores e profissionais de vendas em mais de 150 países. Funcionários da IBM já ganharam cinco prêmios Nobel, quatro Prêmios Curinga (conhecido como o Nobel da computação), dentre vários outros prêmios.



Um pouco de história

Como presidente da IBM 1914-1956, Thomas J. Watson gostava de usar a frase "PENSE!" para motivar e inspirar seus empregados. Esta simples palavra tornou-se profundamente enraizada na cultura corporativa da IBM desde então.

Décadas mais tarde, em 1991, a frase se tornou um produto, como o ThinkPad, tablet com caneta da IBM rodando o sistema operacional PenPoint.

No lançamento em abril de 1992, verificou-se que o tablet ThinkPad fora apenas levemente bem sucedido, e o nome foi reciclado em nova linha de notebooks da IBM, o modelo ThinkPad 300, 700 e 700C. O tablet ThinkPad original tornou-se o modelo 700 t. Embora não fizesse parte da primeira linha de computadores portáteis da IBM, a nova série ThinkPad de computadores portáteis foi um sucesso imediato, e obteve mais de 300 prêmios de qualidade e design.

Todos os três modelos foram lançados aproximadamente no mesmo tempo, incluindo desde o modelo 300 ao modelo 700 C top-of-the-line (o C é para "cor").

Os ThinkPads vieram originalmente com Microsoft DOS 5.0, sistema operacional pré-instalado, com a IBM OS / 2 2.0 (também pela Microsoft) como a única opção; mas mais tarde o Microsoft Windows 3.1 estava disponível como um sistema operacional pré-instalado também.

Características do produto

Projetado e fabricado pela IBM por Zenith Data Systems (ZDS) sob um contrato existente, o modelo 300 foi um pouco maior e mais lento do que os modelos mais full-featured 700e 700C. Ele vendeu relativamente mal, e o preço caiu rapidamente por todo o ano de 1993. No lançamento, ele foi ao preço de $ 2.375, mas em fevereiro de 1993, caiu para $ 1, 999, e depois novamente para apenas $ 1.699 em maio.

O modelo 300 não tem, mas a 700 e 700C utilizam o controlador TrackPoint, um minúsculo joystick embutido no teclado no lugar de um touchpad ou trackball. O usuário pode reposicionar o ponteiro na tela sem mover suas mãos do teclado.

Enquanto o 300 e 700 têm modestas telas de LCD de 9,5 polegadas, o modelo 700C tem uma bela tela LCD a cores de 10,5 polegadas - a maior tela disponível em qualquer computador notebook no momento. A duração da bateria modelo 300 é impressionante: 05h00min horas, enquanto o 700 e 700C gira em torno de 4h15 e 3h30 horas sob uso normal, utilizando os recursos de gerenciamento de energia embutidos.

Esses primeiros notebooks ThinkPad vieram com HelpWare, pacote de serviços da IBM que incluiu uma garantia de um ano, e 24 horas de assistência, sete dias por semana através do FAX, boletim eletrônico ou telefone gratuito.

Embora comprada pela empresa chinesa Lenovo em 2005, a linha ThinkPad de notebooks continua a ser extremamente popular com mais de 200 modelos diferentes e mais de 60 milhões de computadores portáteis vendidos ao longo das décadas.





https://www.google.com.br/search?q=Notebook+ThinkPad+300&biw=1366&bih=571&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=0ahUKEwiu7IzX6pbOAhXCS5AKHXtsABkQ_AUIBygC#tbm=isch&q=ibm+thinkpad+300&imgrc=QDjfF3191TI2YM%3A

https://pt.wikipedia.org/wiki/IBM