Voltar para o site coopermiti

PENSE BEM

Empresa: Tectoy

Ano: 1989



Tectoy

A Tectoy (anteriormente grafada como Tec Toy) é uma empresa brasileira de equipamentos eletrônicos de consumo, conhecida principalmente por seu trabalho na produção e comercialização de consoles e jogos eletrônicos.

Fundada em 18 de setembro de 1987, por Daniel Dazcal, seu objetivo inicial era a fabricação de brinquedos de alta tecnologia, um mercado até então pouco explorado no Brasil. Durante os primeiros anos, a parceria com a Sega, empresa japonesa de jogos e consoles, conduziu seu crescimento com a popularidade do Master System e do Mega Drive no País.

Depois de conquistar 75% do mercado de jogos eletrônicos no Brasil e faturar 115 milhões de dólares em 1994, sua linha de produtos começou a presenciar um desaquecimento nas vendas. Além disso, a crise asiática, em 1997, prejudicou taxas de juros e influenciou nos compromissos financeiros da empresa. Os dois fatores fizeram com que a Tectoy entrasse em concordata em dezembro daquele ano.

Apenas em outubro de 2000, com o fim do processo, conseguiu iniciar a retomada gradual de seu faturamento. Foi também nessa época que reposicionou-se como companhia de entretenimento. A mudança veio acompanhada de novas linhas de produtos, como aparelhos de videokê e DVDs.

Em 2005, criou um estúdio de desenvolvimento de jogos, Tectoy Digital, focado em plataformas móveis. Em 2009, o Zeebo, seu primeiro console independente, desenvolvido em parceria com a Qualcomm, foi lançado em mercados emergentes (e descontinuado em 2011). Desde então, a Tectoy está focada na ampliação de linha de eletrônicos oferecidos e no retorno à lucratividade nas operações.



Características do produto

Pense bem é um brinquedo que se assemelha a um computador, produzido pela Tectoy. Ele é a versão licenciada do Smart Start, criado pela Vtech (Video Technology International), de Hong Kong. Este brinquedo alcançou grande popularidade no Brasil ao fim da década de 1980.

O Pense Bem tinha um número de atividades básicas embutidos, no estilo "adivinhe o número" e "siga o mestre". Mas seu uso mais popular era com livros de perguntas, usualmente com temas escolares como história, geografia e matemática; o usuário aperta a tecla que representa a alternativa que ele crê que seja a correta e, na sequência, o brinquedo informa se a resposta está certa ou não. Ao fim de cada jogo, o jogador recebe uma senha e pode utilizá-la para aumentar sua "nota desafio".

Muitos livros do Pense bem contam com personagens famosos, como Turma da Mônica, Sonic e Pato Donald.

Foram criadas versões para os consoles Master System e Mega Drive, produzidos pela Devworks.





https://pt.wikipedia.org/wiki/Pense_Bem

https://www.google.com.br/search?q=pense+bem&hl=pt-BR&biw=1920&bih=841&site=webhp&source=lnms&tbm=isch&sa=X&sqi=2&ved=0ahUKEwiEpuWh_czMAhXLIpAKHVNaAkMQ_AUIBigB&dpr=1#imgrc=7Hmk5PI2YEvb4M%3A

https://pt.wikipedia.org/wiki/Tectoy