Voltar para o site coopermiti

“Acreditamos que o único
caminho para a mudança de
comportamento é através da
educação.”

RÁDIO INTERNATIONAL AM/FM

Rádio AM

Rádio AM é o processo de transmissão através do rádio usando Modulação em Amplitude. É transmitido em várias bandas de frequência. Foi por oitenta anos o principal método de transmissão via rádio. Caracterizado pelo longo alcance dos sinais, a frequência AM está sujeita a interferências de outras fontes eletromagnéticas

História

As primeiras transmissões utilizando a frequência iniciaram-se em 1906 por Reginald Fessenden. Até a I Guerra Mundial era utilizada para transmissão de músicas e recados diversos. A situação modificou-se com o surgimento das rádios comerciais, que deram início a era de ouro do rádio, que foi da década de 20 até os anos 50.

No Brasil as primeiras transmissões AM surgiram com a emissora de Roquette-Pinto, que em 1923 fundou a Rádio Sociedade do Rio de Janeiro. Em 1936 a rádio transformou-se em Rádio Ministério da Educação, que propaga o ensino à distância. Hoje, essa emissora se chama MEC AM, e pertence à EBC (antiga Radiobrás)

As frequências AM foram fundamentais na vida do brasileiro em meados do século XX. As rádios de longo alcance, como a Rádio Nacional do Rio de Janeiro, a Super Rádio Tupi e a Rádio Record, que atingiam quase 100% do território nacional ajudaram a propagar os times cariocas e paulistas de futebol por todo o Brasil.

Rádio FM

Rádio FM é o processo que transmite informações utilizando modulação em frequência. É transmitido em várias bandas de frequência. Iniciada nos Estados Unidos no início do século XX, FM é uma modalidade de radiodifusão.

A faixa de transmissão FM, utilizado para transmissão por emissoras de rádio FM difere entre as diferentes partes do mundo. Na Europa e África (Região 1 da UIT), abrange 87,5-108,0 megahertz (MHz), enquanto na América (ITU Região 2) varia entre 87,7-108,0MHz. A faixa de transmissão FM no Japão usa 76,0-90MHz. A banda OIRT na Europa Oriental é 65,8-74,0MHz, embora esses países agora usam principalmente a banda 87,5-108MHz, como no caso da Rússia. Alguns outros países já descontinuaram a banda OIRT e mudaram para a banda 87,5-108MHz.

Uma rádio em FM apresenta uma ótima qualidade sonora mas com limitado alcance, chegando em média a 100 quilômetros de raio de alcance. Em condições esporádicas de propagação, é possível sintonizar emissores a centenas de quilômetros. A potência dos sistemas de emissão pode variar entre poucos watts (rádios locais) até centenas de quilowatts, no caso de retransmissores de grande cobertura.

O FM dispõe de um sistema de envio de informação digital, o RDS (Radio Data System) que permite apresentar informações sobre a emissora sintonizada. Também, a boa qualidade de som desta gama de frequências de radiodifusão é adequada ao uso da estereofonia.

Válvulas de rádio

As válvulas são receptores de rádio que foram fabricados após o rádio de cristal . O uso da válvula de tríodo e os seus desenvolvimentos subsequentes ajudaram a melhorar os receptores de rádio e válvulas de comprimento foram usados em todos os rádios até ser inventado o transistor . No início, estes rádios tinham sintonizadas as ondas AM, OL e OC, mas depois melhorou para que pudessem ajustar a banda FM; no entanto, rádios de tubo com FM são relativamente modernos e não foram mais fabricados desse modo.



Característica do produto

• Rádio valvulado





https://www.google.com.br/search?q=radio+internacional&hl=pt-BR&biw=1920&bih=841&site=webhp&source=lnms&tbm=isch&sa=X&sqi=2&ved=0ahUKEwi15JzLodLMAhXFFpAKHUN4CgsQ_AUICSgE#imgrc=ZCUKJ1RVTEh3HM%3A

https://pt.wikipedia.org/wiki/R%C3%A1dio_AM

https://translate.google.com.br/translate?hl=pt-BR&sl=es&u=https://es.wikipedia.org/wiki/Radio_a_v%25C3%25A1lvulas&prev=search