Voltar para o site coopermiti

“Acreditamos que o único
caminho para a mudança de
comportamento é através da
educação.”

RÁDIO MOTORADIO DUNGA II

Empresa: Motoradio

Ano: 1974



Motoradio

Motorádio foi uma empresa paulista fundada em 1942 pelo imigrante japonês Hiroshi Urushima. No ano de 1963, sua principal atividade foi a fabricação de autorrádios: foi o primeiro fabricante brasileiro destes aparelhos.

Na década de 1960, o melhor jogador de uma partida de futebol era premiado por um Motorádio pela TV Tupi.

De 1970 a 1978 manteve com a poderosa Sony uma associação (Sony-Motoradio), por meio da qual a empresa brasileira fabricava radiogravadores, aparelhos de som e televisores vendidos pela Sony.

No inicio da década de 1990, foi constituída a empresa Audiomótor que utiliza a marca Motobras, sendo que os sócios da empresa Audiomótor foram antigos funcionários da Motoradio. A fábrica está atualmente situada na cidade de Brasópolis, MG conta com escritório também em São Paulo.



Rádio AM

Rádio AM é o processo de transmissão através do rádio usando Modulação em Amplitude. É transmitido em várias bandas de frequência. Foi por oitenta anos o principal método de transmissão via rádio. Caracterizado pelo longo alcance dos sinais, a frequência AM está sujeita a interferências de outras fontes eletromagnéticas.

História

As primeiras transmissões utilizando a frequência iniciaram-se em 1906 por Reginald Fessenden. Até a I Guerra Mundial era utilizada para transmissão de músicas e recados diversos. A situação modificou-se com o surgimento das rádios comerciais, que deram início a era de ouro do rádio, que foi da década de 20 até os anos 50.

No Brasil as primeiras transmissões AM surgiram com a emissora de Roquette-Pinto, que em 1923 fundou a Rádio Sociedade do Rio de Janeiro. Em 1936 a rádio transformou-se em Rádio Ministério da Educação, que propaga o ensino à distância. Hoje, essa emissora se chama MEC AM, e pertence à EBC (antiga Radiobrás)

As frequências AM foram fundamentais na vida do brasileiro em meados do século XX. As rádios de longo alcance, como a Rádio Nacional do Rio de Janeiro, a Super Rádio Tupi e a Rádio Record, que atingiam quase 100% do território nacional ajudaram a propagar os times cariocas e paulistas de futebol por todo o Brasil.

Recentemente, diversas rádios AM passaram a retransmitir seu sinal em FM.



Característica do produto

• Só recebia na frequência com uma faixa de AM.

• Rádio portátil a pilha.







https://www.google.com.br/search?q=R%C3%81DIO+MOTORADIO+DUNGA+II&hl=pt-BR&biw=1920&bih=841&site=webhp&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=0ahUKEwjdgYSPmNXMAhVOl5AKHX8JC0QQ_AUIBigB#imgrc=_tyn97XBpS1IxM%3A

https://pt.wikipedia.org/wiki/Motoradio

https://pt.wikipedia.org/wiki/R%C3%A1dio_AM

http://www.buscape.com.br/livros/radio-transistor-motoradio-dunga-2brasil-tri-1974-showwwwww?pagina=2