Voltar para o site coopermiti

“Acreditamos que o único
caminho para a mudança de
comportamento é através da
educação.”

RÁDIO TRANSISTOR TELEFUNKEN Partner II

Empresa: Telefunken

Data: 1959







Telefunken



Telefunken foi uma empresa alemã fabricante de rádios, televisores e componentes eletrotécnicos, fundada em 1903 em Berlim como Gesellschaft für drahtlose Telegraphie m.b.H., System Telefunken.

Desde 2005, o nome da firma Telefunken não é mais usado. A marca Telefunken continua sendo usada por empresas não ligadas com a história da Telefunken/AEG (como a empresa americana Telefunken|USA). A licença da marca Telefunken é administrada pela holding alemã Telefunken Holding AG, Berlim, subsidiária da Live Holding AG, que adquiriu os direitos da Daimler AG em dezembro de 2007. Uma das empresas licenciando a marca é a empresa alemã TELEFUNKEN ID Systems.

Rádio

O início da história de rádio é a história da tecnologia que produziu e utilizou instrumentos que usam ondas de rádio. Dentro do cronograma da invenção do rádio, muitas pessoas contribuíram com teorias. O desenvolvimento do Radio começou como “telegrafia sem fio“. Mais tarde envolveu cada vez mais questões de radiodifusão.



Radiodifusão

Radiodifusão é a transmissão de ondas de radiofrequência que por sua vez são moduladas, estas se propagam eletromagneticamente através do espaço. É um meio de comunicação ao qual a maioria da população tem acesso como ouvinte. O receptor de rádio, por se tratar de um instrumento de baixo custo, pequeno porte e programações diversificadas, exerce uma maior incidência na vida diária das pessoas, tanto em zonas urbanas quanto rurais. Ele é rico em sugestão e sua capacidade de criar imagens, estabelecer laços afetivos e suscitar uma cálida sensação de intimidade com o ouvinte que recebe a mensagem em sua solidão, facilita a adesão, a identificação afetiva - mais que intelectual - a ela.

Muitos costumam fazer confusão tomando radiodifusão pela transmissão de sinais somente de áudio, o que não é correto. A radiodifusão é a "propagação de sinais de rádio, televisão, telex etc., por ondas radioelétricas, ou seja, tanto aparelhos de TV e como de rádio usam radiodifusão para receber sinais e transformá-los em vídeo (no caso da TV) e áudio, vide as entradas RF (radiofrequência) dos aparelhos de TV. A diferença está em como a informação é codificada.

A radiocomunicação iniciou como telégrafo sem fio, por volta de 1912. Todavia, com a invenção da modulação se iniciaram as primeiras experiências de radiocomunicação e radiodifusão, que a partir deste ponto ganhou espaço comercial.

História da radiodifusão

Aleksander Stepanovitch Popov, Henry Bradwardine Jackson e Oliver Joseph Lodge, conseguiram em 1895 e 1896, transmitir sinais de rádio a pequenas distâncias.

Guglielmo Marconi registrou em junho de 1896, em Londres, a primeira patente de um sistema de radiocomunicação, inventado com base em pesquisas anteriores de Michael Faraday, James Maxwell, Heinrich Hertz e outros.

Marconi aproveitou o coesor de Edouard Branly, a antena de Aleksandr Popov e a sintonia desenvolvida por Oliver Lodge que permitia selecionar o recebimento de apenas uma frequência específica entre as inúmeras que podem ser captadas por uma antena.

Em julho de 1896, Marconi emitiu sinais de radiofrequência até aproximadamente cem metros do ponto de transmissão. Essa distância ampliou-se, no mesmo ano, para dois quilômetros. Em maio de 1897, 13 km. No início do século XX, o Atlântico Norte já era cruzado por sinais de radiotelegrafia.

No Brasil, o padre gaúcho Roberto Landell de Moura realizou, em 1893, do alto da Avenida Paulista ao morro de Sant'Anna, em São Paulo, numa distância de oito quilômetros, a primeira experiência de radiotelefonia de que se tem registro, embora não haja documentos que comprovem o fato a não ser a primeira biografia sobre o padre cientista, escrita por Ernani.



Transistor

O transístor ou transistor é um componente eletrônico que começou a popularizar-se na década de 1950, tendo sido o principal responsável pela revolução da eletrônica na década de 1960. São utilizados principalmente como amplificadores e interruptores de sinais elétricos, além de retificadores elétricos em um circuito, podendo ter variadas funções. O termo provém do inglês transfer resistor (resistor/resistência de transferência), como era conhecido pelos seus inventores.

O processo de transferência de resistência, no caso de um circuito analógico, significa que a impedância característica do componente varia para cima ou para baixo da polarização pré-estabelecida. Graças a esta função, acorrente elétrica que passa entre coletor e emissor do transistor varia dentro de determinados parâmetros pré-estabelecidos pelo projetista do circuito eletrônico. Esta variação é feita através da variação de corrente num dos terminais chamados base, o que, consequentemente, ocasiona o processo de amplificação de sinal.

Entende-se por “amplificar” o procedimento de tornar um sinal elétrico mais forte. Um sinal elétrico de baixa intensidade, como os sinais gerados por um microfone, é injetado num circuito eletrônico (transistorizado, por exemplo), cuja função principal é transformar este sinal fraco gerado pelo microfone em sinais elétricos com as mesmas características, mas com potência suficiente para excitar os alto-falantes. A este processo todo se dá o nome de ganho de sinal.



http://pt.wikipedia.org/wiki/Radiodifus%C3%A3o

http://pt.wikipedia.org/wiki/Telefunken

https://pt.wikipedia.org/wiki/Trans%C3%ADstor

https://translate.google.com.br/translate?hl=pt-BR&sl=en&u=https://en.wikipedia.org/wiki/History_of_radio&prev=search

https://www.google.com.br/search?q=r%C3%A1dio+transistor+telefunken&hl=pt-BR&biw=1920&bih=932&site=webhp&tbm=isch&imgil=jxoKxIrSDtgA1M%253A%253BXGpfML2OuJsHTM%253Bhttps%25253A%25252F%25252Fwww.youtube.com%25252Fwatch%25253Fv%2525253D5AdZkWHpzMM&source=iu&pf=m&fir=jxoKxIrSDtgA1M%253A%252CXGpfML2OuJsHTM%252C_&usg=__9BqjJ6Hs1jXltj9_x97CakW3ypg%3D&ved=0ahUKEwid0fSVp6XOAhUCkZAKHSy8AwQQyjcIKg&ei=b-uhV93dOoKiwgSs-I4g#imgrc=jxoKxIrSDtgA1M%3A

https://www.youtube.com/watch?v=5AdZkWHpzMM