Voltar para o site coopermiti

“Acreditamos que o único
caminho para a mudança de
comportamento é através da
educação.”

RELÓGIO DE PONTO DIMEP

Empresa: Dimep (Dimas de Melo Pimenta Sistemas de Ponto e Acesso)

Ano: 1946





Dimep



A DIMEP - Dimas de Melo Pimenta Sistemas de Ponto e Acesso - é pioneira e líder nacional no mercado de produtos para controle de acesso, segurança e ponto. Atuando há mais de 75 anos nesse mercado, a empresa tem hoje mais de 80 pontos de venda em todo o Brasil e vem expandindo também sua atuação em países da América Latina, Europa, África e nos Estados Unidos.

Fundada em 1936, pelo professor Dimas de Melo Pimenta, a empresa dedicou-se inicialmente à fabricação de marcadores de tempo, mas depois expandiu suas atividades e tornou-se a pioneira no segmento de sistemas de ponto e controle de acesso de pessoas e veículos. Com o passar dos anos, a DIMEP foi aperfeiçoando cada uma de suas especialidades, construindo uma tradição em qualidade, tecnologia e pesquisa que se tornaram princípios fundamentais na elaboração de seus produtos e serviços. Com tantos predicados, a empresa abastece cerca de 70% do mercado interno brasileiro e ainda exporta para outros países da América Latina, Europa, e África .Maior indústria do segmento em todo o hemisfério sul, a DIMEP conta com filiais, concessionárias e autorizadas em todo o país, além de uma subsidiária europeia em Portugal e representantes na Espanha.

Para assegurar a posição de liderança que conquistou ao longo das últimas décadas, a DIMEP investe constantemente na mais alta tecnologia disponível. Este posicionamento reflete diretamente nos últimos lançamentos da empresa -- produtos informatizados que incorporam avançados sistemas de identificação biométrica e softwares de reconhecimento e tratamento de informações.



Relógio de ponto

Relógio de Ponto é um dispositivo usado para controlar as horas trabalhadas de um empregado em uma empresa. A versão mais antiga e tradicional de um relógio de ponto é um equipamento que funciona da seguinte forma: O equipamento possui uma abertura, geralmente em sua parte superior onde é inserido um cartão de cartolina, chamado "cartão de ponto" no qual é impressa a data e a hora. Com essa operação sendo realizada por cada funcionário na entrada e na saída do seu turno de trabalho, o departamento de Recursos Humanos pode controlar o número de horas trabalhadas a cada dia.

A partir dos anos 1990 o relógio de ponto tradicional foi sendo lentamente substituído por coletores de dados onde o empregado passa um cartão magnético ou com código de barras para ser identificado. O coletor armazena o número do cartão, a data e a hora em que o cartão foi lido. Essas informações são então transmitidas para um microcomputador onde um software apropriado pode gerar diversos relatórios.

Nos últimos anos, com a popularização dos microcomponentes, propagação da tecnologia importada e a miniaturização dos componentes, o relógio de ponto passou por uma nova revolução e os coletores de dados passaram a utilizar a biometria de impressão digital para identificar os usuários. Com isso, práticas como a falsificação de ponto são praticamente eliminadas. Outra grande novidade é a simplicidade do serviço, onde um usuário não necessita mais trazer ou portar seu próprio cartão. O entrave principal é ainda criado com dificuldades físicas no reconhecimento da digital de certas pessoas, o que caracteriza a chamada.

Para o caso de grandes empresas, começou ainda a ser oferecido relógios híbridos que aliam cartão de proximidade e biometria. O usuário é registrado pela empresa e sua digital armazenada no cartão. Com este cartão e com uma chave de criptografia única, o funcionário pode marcar seu ponto em qualquer relógio de ponto, mesmo não tendo sido registrado nele, útil em casos de grande migração de usuários entre filiais, funcionários de bancos, etc. O que é feito se resume em comparar a digital que está armazenada no cartão com a digital apresentada pelo usuário.



Características do produto

• Tem a chave para corda e fechamento.





http://pt.wikipedia.org/wiki/Rel%C3%B3gio_de_ponto

https://www.google.com.br/search?q=REL%C3%93GIO+DE+PONTO&hl=pt-BR&biw=1920&bih=841&site=webhp&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=0ahUKEwi8iNbNiuTMAhWFfZAKHboLCGoQ_AUIBygC#hl=pt-BR&tbm=isch&q=REL%C3%93GIO+DE+PONTO+antigo&imgrc=ijJmMVHzkiMu0M%3A



http://www.dimep.com.br/linha-do-tempo

http://www.dimep.com.br/historia

http://br.vazlon.com/relogio-de-ponto-antigo-dimep