Voltar para o site coopermiti

“Acreditamos que o único
caminho para a mudança de
comportamento é através da
educação.”

CÂMERA FOTOGRÁFICA DIGITAL RICOH RDC 300

Empresa: Ricoh Company, Ltd.

Data: década de 90



Ricoh

Ricoh Company, Ltd. (株式会社リコー, Kabushiki-gaisha Rikō) ou Ricoh, é uma empresa japonesa fundada em 6 de fevereiro de 1936 como Riken Kankoshi Co., Ltd. A sua sede está localizada em Chuo, Tóquio.

A Ricoh fabrica produtos Eletrônicos principalmente equipamentos de escritório como impressoras, fotocopiadoras, máquinas de fax e software de gestão documental e gestão de custos.

Antes de mudar para Chuo - na zona de Ginza em Tóquio a sede ficava em Minato.

Em meados dos anos 1980, começo dos anos 1990, a Ricoh foi o principal fabricante de fotocopiadoras para a Pitney Bowes. Também fornecia fotocopiadoras para Toshiba, máquinas de fax para AT&T e Omnifax e diveros equipamentos para outras empresas incluindo duplicadoras para AB Dick.

Em 2004 Ricoh comprou o sector de soluções de impressão da Hitachi criando uma nova empresa chamada Ricoh Printing Systems, Ltd.

No dia 25 de Janeiro de 2007, a Ricoh anunciou a aquisição da divisão de impressoras da IBM por $725 milhões de dólares.



Câmara Digital

Uma câmara digital ou câmera digital é uma câmara que codifica vídeo e imagens digitais de forma eletrônica, armazenando-as para posterior reprodução. A maior parte das câmaras vendidas atualmente é digital, e grande parte encontra-se incorporada nos mais diversos aparelhos, desde veículos a PDAs e telemóveis.

Ao invés de utilizar a película fotossensível (filme) para o registro das imagens, que requer, posteriormente à aquisição das imagens, um processo de revelação e ampliação das cópias, a câmera digital registra as imagens através de um sensor que entre outros tipos podem ser do tipo CMOS ou do tipo CCD, armazenando as imagens em cartões de memória. Uma câmera pode suportar um só ou vários tipos de memória, sendo os mais comuns: CompactFlash tipos I e II, SmartMedia, MMC, Memory Stick e SD (estes, os dois mais usados). Estas imagens podem ser visualizadas imediatamente no monitor da própria câmera, podendo ser apagadas caso o resultado não tenha sido satisfatório. Posteriormente são transferidas para um e-mail, álbum virtual, revelação digital impressa, apresentadas em telas de TV ou armazenada em CD, disquete, pen drive, etc.

Uma das características mais exploradas pelos fabricantes de câmeras digitais é a resolução do sensor da câmera, medida em megapixels. Em teoria, quanto maior a quantidade de megapixels, melhor a qualidade da foto gerada, pois o seu tamanho será maior e permitirá mais zoom e ampliações sem perda de qualidade. Entretanto, a qualidade da foto digital não depende somente da resolução em megapixels, mas de todo o conjunto que forma a câmera digital. Os fatores que mais influenciam a qualidade das fotos/vídeos são a qualidade das lentes da objetiva, o algoritmo (software interno da câmera que processa os dados capturados) e os recursos que o fotógrafo pode usar para um melhor resultado, ou até mesmo eventuais efeitos especiais na foto. No entanto, dependendo do uso que será dado à fotografia, um número excessivo de megapixels não trará benefício adicional à qualidade da imagem e onerará o custo do equipamento.

Normalmente as câmeras voltadas ao uso profissional são dotadas de maior quantidade de megapixels, o que lhes permite fazer grandes ampliações. Já para o usuário amador, máquinas com resolução entre três e cinco megapixels geram excelentes resultados.

História das Câmaras Digitais

O desenvolvimento das câmeras digitais tem sua origem nas pesquisas militares durante a Segunda Guerra nos Estados Unidos. Assim como o computador teve grande impulso neste período, as comunicações digitalizadas por meio de mensagens criptografadas foram testadas e utilizadas como táticas de guerra.

A Guerra Fria deu um grande impulso ao surgimento da Internet, pois os militares norte-americanos queriam desenvolver um sistema de comunicação integrada que não ficasse baseado em um ponto central-e sim em vários pontos ou nós, que seriam ao mesmo tempo servidores e clientes de uma grande rede de informações. Filho do mesmo período da Guerra Fria, o programa especial norte-americano foi o responsável pelo desenvolvimento da tecnologia fotográfica digital.

As primeiras imagens digitais-ou capturadas sem filme— foram feitas pela sonda Mariner 4, em 1965, e registraram a superfície de Marte. Ao total foram feitas 22 imagens em branco e preto, que tinham na época 0,04 megapixels (400 pixels) e levaram quatro dias para chegar a Terra. Tecnicamente estas imagens ainda não eram totalmente digitais, pois utilizavam os princípios analógicos de captura do sistema de televisão. Um ano antes, em 1964, a RCA criava em seus laboratórios o primeiro circuito CMOS (Complementary Metal Oxide Semiconductor), que viria ser o embrião do CCD (Charged Coupled Device), que equipa as câmeras digitais atuais e que é responsável pela captura das imagens. O CMOS é um pequeno circuito que utiliza muito pouca energia e guarda informações como data, hora e parâmetros de configuração de sistemas. Ele é utilizado em aparelhos portáteis e computadores. O primeiro CCD foi desenvolvido pela Bell Labs em 1969, e teve sua primeira versão comercial feita pela Fairchild Imaging em 1973. Tinha o nome de 201ADC e capturava imagens com resolução de 0,01 megapixels (100 pixels).





Características do produto



A RDC-300 é a mais barata de todas as câmeras RDC, e sua resolução são de 640x480 com um quarto de polegada CCD de 350.000 pixels. Foi concebido como um digicam de nível de entrada, mas tem muitas características avançadas tais como:

• Obturador,

• Foco automático,

• Autoexposição,

• Balanço de mecânica auto branco

• F:38 milímetros

• Lente: 4.0 lentes

• 4mb de memória fixa a bordo flash

• 5 v

• 4,5 w

• Peso: 230 g





https://olx.pt/anuncio/mquina-fotogrfica-digital-camara-ricoh-rdc-300-dc-5v-4-5-w-IDwg7cD.html

http://tecnologia.uol.com.br/guia-produtos/todos/2007/08/29/ult2880u406.jhtm

https://pt.wikipedia.org/wiki/Ricoh

https://www.google.com.br/search?q=C%C3%82MERA+FOTOGR%C3%81FICA+DIGITAL+RICOH+RDC+300&hl=pt-BR&biw=1920&bih=932&site=webhp&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=0ahUKEwjA14C9lqbOAhWCiZAKHcAiA_YQ_AUIBigB#imgrc=W0k-6PQBMOygTM%3A