Voltar para o site coopermiti

“Acreditamos que o único
caminho para a mudança de
comportamento é através da
educação.”

TELEFONE TELESP CTB

Empresa: Companhia Telefônica Brasileira (CTB)

Ano: Década de 50



CTB

Companhia Telefônica Brasileira (CTB) foi uma empresa de telefonia brasileira que atendia os estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. De capital canadense, foi fundada em 1888 como Brazilian Telephone Company, passando a ser chamada pelo nome em português somente no ano de 1923.

Foi nacionalizada por Juscelino Kubitschek em 1956. Na década de 1970, depois da criação do Sistema Telebrás, os serviços da CTB no Rio de Janeiro e em São Paulo foram assumidos pela TELERJ e pela TELESP, respectivamente.



TELESP

Telecomunicações de São Paulo (TELESP) foi a empresa operadora de telefonia do grupo Telebrás no estado brasileiro de São Paulo antes da privatização, em julho de 1998, quando foi adquirida pela Telefônica empresa da Espanha, que em 2012 adotou a marca Vivo para suas operações de telefonia fixa.

Originou-se da antiga Companhia Telefônica Brasileira (CTB), de capital canadense, que atendia também o Rio de Janeiro. Na década de 1970 incorporou a Companhia de Telecomunicações do Estado de São Paulo (COTESP), empresa estadual formada para atender municípios que não dispunham até aquela época de serviço telefônico.

Incorporou, também, diversas pequenas empresas municipais ou particulares, com reduzido número de terminais. Dentre elas se destacam a Companhia Telefônica de Guarulhos, a Companhia Telefônica Suburbana Paulista (Cotespa), organizada em Osasco pelo Banco Brasileiro de Descontos - Bradesco, e a Companhia Telefônica do Litoral Paulista, em São Vicente e Praia Grande. Por fim, já como operadora do grupo Telebrás e, portanto federal, adquiriu a Companhia Telefônica da Borda do Campo CTBC - Borda do Campo, sem relação com a Companhia de Telecomunicações do Brasil Central, que também utilizava a sigla CTBC) em 1972, empresa privada fundada em 1954 que atendia a região do ABC Paulista e a do Alto Tietê, e a Companhia Telefônica Tupi, que atendia os municípios do litoral norte paulista (São Luiz do Paraitinga, São Sebastião, Ilhabela e Paraibuna) e o município fluminense de Paraty.



Telefone de disco

Telefone de disco é um formato de telefone projetado para enviar pulsos elétricos (conhecidos como sinalização decádica) através do giro do número correspondente em um painel em formato de disco.

A primeira patente de um telefone de disco foi protocolada por Almon Brown Strowger em 21 de dezembro de 1891, com o registro sendo concedido a ele em 29 de novembro de 1892.

A versão moderna do telefone de disco com buracos para o dedo no painel discador surgiu em 1904, mas só foi implementada nos Estados Unidos em 1919. Esse modelo foi gradualmente substituído pelo telefone de teclas, apresentado ao público pela primeira vez na Expo 62.



Características do produto

• Feito de baquelite















https://pt.wikipedia.org/wiki/Companhia_Telef%C3%B4nica_Brasileira

https://pt.wikipedia.org/wiki/Telefone_de_disco

https://www.google.com.br/search?q=TELEFONE+TELESP+CTB&biw=1366&bih=599&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=0ahUKEwjVxNTftcHOAhUEWpAKHXzDArIQ_AUICSgE#imgrc=UlMe9gfsEK5a5M%3A