Voltar para o site coopermiti

“Acreditamos que o único
caminho para a mudança de
comportamento é através da
educação.”

TORNEIRA ELÉTRICA MARCA LORENZETTI

Empresa: Lorenzetti S.A. Indústrias Brasileiras Eletrometalúrgicas.

Ano: Década de 50



Lorenzetti

História

No fim do século XIX, o engenheiro civil Alessandro Lorenzetti embarca no Porto de Gênova, Itália, com destino ao Brasil, aonde veio trabalhar nas obras do Porto de Vitória, no Espírito Santo, e da estrada de ferro Santos – Jundiaí, em São Paulo. Permaneceu no Brasil por vários anos, retornando à Itália no início do século XX.

No período em que esteve no Brasil, Alessandro Lorenzetti conheceu Carlo Tonanni, com quem estabeleceu sociedade, em 1923, da fundação Tonanni & Lorenzetti. Localizada em um prédio na Avenida Presidente Wilson, no bairro da Mooca, região que abrigava a maioria das indústrias da cidade, a pequena fábrica começou com apenas quatro funcionários e quatro tornos automáticos, tendo como objetivo a fabricação de parafusos de precisão para várias utilidades.

Após alguns meses do início das atividades da empresa, chegam ao Brasil seus filhos Lorenzo e Eugênio que, juntos, continuaram o trabalho iniciado por seu pai Alessandro, criando as bases do que é hoje uma das maiores empresas fabricantes de metais sanitários e aparelhos domésticos, a Lorenzetti S.A. Indústrias Brasileiras Eletrometalúrgicas.

Década de 20 e 30: Pioneirismo

Os irmãos Lorenzetti, rapidamente, aumentaram o número de clientes e as linhas de produtos, fabricando parafusos, pinos e eixos e, já no fim da década, peças para máquinas industriais. Como resultado do bom trabalho que executavam, em poucos anos, Eugênio e Lorenzo adquiriram a parte do sócio Carlo Tonanni.

Nos anos 30, ampliaram a atuação no setor metalúrgico, por meio da fabricação de acessórios de metal para cortinas, bandejas para restaurantes, açucareiros, galheteiros, vasos de latão, entre outros produtos. Sob licença de uma empresa italiana, a empresa ingressou também na importação e venda de material elétrico para instalações.

Nos anos seguintes, Eugênio e Lorenzo continuaram a expandir seus negócios, já com a nova razão social Lorenzetti e Cia, permanecendo atentos às necessidades da época e buscando soluções rápidas e inovadoras, tornando a empresa pioneira na produção e comercialização de diversos produtos. Foi nesse contexto que se deu a produção de patins e isqueiros, entre outros produtos.

No decorrer da década de 30, a empresa desenvolve e fábrica isoladores de disco de porcelana e ferragens para linhas de transmissão de energia e inova ao fabricar pela primeira vez na América do Sul a resina conhecida como "baquelita", utilizada para a fabricação de material elétrico para instalações domésticas e industriais. Foi também a primeira no Brasil a fabricar motores elétricos de até 100HP.

Década de 40: Adaptação e diversificação

A 2ª Guerra Mundial trouxe grandes desafios para a empresa que, apesar das dificuldades, soube aproveitar as oportunidades e saiu fortalecida desse difícil período. Devido à escassez de gasolina, a Lorenzetti fabricou aparelhos que utilizavam o carvão como fonte de energia para o funcionamento de motores. Esse equipamento, conhecido como gasogênio, era instalado em veículos automotores.

Com a drástica diminuição do comércio marítimo, passou a fabricar os materiais elétricos que importava: interruptores, chaves, porta-lâmpada, fusíveis, etc., transformando-se na maior fábrica de materiais elétricos de baixa tensão da América Latina.

Fabricaram também peças para automóveis, em particular as velas de ignição da marca “LOZ”. Iniciou a produção de bombas hidráulicas de alta pressão e aços trefilados. No fim da década, a empresa se expande comercialmente para toda a América do Sul.

Décadas de 50 e 60: O chuveiro elétrico



Nessa década, situa-se um grande marco na história da Lorenzetti: o início da produção do chuveiro elétrico automático – aparelho doméstico, que se torna o principal produto da empresa a partir da década de 50. Com o sucesso do lançamento, a linha é ampliada com a produção de torneiras e aquecedores elétricos.

Com os olhos voltados para o futuro, a empresa inicia a década de 60 ampliando sua atuação industrial e comercial, fabricando novos eletrodomésticos e materiais para alta tensão, tais como bombas flutuantes para poços, ventiladores e ferros elétricos.

Iniciou também a produção de condensadores para arranque de motores, para rádio e TV e para fator de potência.



Torneira

A torneira é uma válvula simples que se destina a regular ou deter o fluxo de um fluido numa tubagem.

Uso

Nas habitações a torneira libera ou impede a saída da água em banheiros, cozinhas, área de serviço, etc.

Diferencia-se do registo de água por permitir a saída de água para fora do dispositivo, e não apenas controlar o fluxo e pressão desta para dentro de um imóvel.

Funcionamento

A torneira tem um corpo unido à tubagem de água ou do fluido a controlar, por onde se efetua a alimentação. No interior possui um dispositivo de obturação que consiste num eixo roscado que, acionado por um manípulo acessível do exterior, permite abri-la ou fecha-la tendo como consequência o afastamento ou aproximação de um disco de borracha, mais recentemente de cerâmica por sofrer muito menor desgaste, que obstrui ou permite a passagem do fluido para o tubo de saída.

Torneiras elétricas

Existem também as chamadas "torneiras elétricas", que, para além do dispositivo da torneira propriamente dito, possuem um aquecedor de água ligado à rede elétrica, proporcionando água quente sendo utilizadas nomeadamente em locais de muito frio, e onde lavar louça pode se tornar uma atividade penosa. A utilização destes dispositivos como forma de aquecimento de água tem um elevado custo pelo que muitas residências estão adotando os painéis movidos a energia solar, como alternativa.



Características do produto

• Uma das primeiras torneiras elétricas da Lorenzetti

• Toda em metal bronze

• Pino de mudança de temperatura em porcelana





https://www.google.com.br/search?q=TORNEIRA+EL%C3%89TRICA+LORENZETTI+metal+antiga&hl=pt-BR&biw=1920&bih=805&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=0ahUKEwjr7qWW9_XMAhVEgpAKHWzjA2MQ_AUIBigB#imgrc=0Q3KcjzlW7N9KM%3A

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-761242814-torneira-eletrica-antiga-marca-lorenzetti-_JM

https://pt.wikipedia.org/wiki/Torneira#Torneiras_el.C3.A9tricas

http://www.lorenzetti.com.br/pt/Historia_Lorenzetti.aspx