Voltar para o site coopermiti

“Acreditamos que o único
caminho para a mudança de
comportamento é através da
educação.”

AGENDA ELETRÔNICA CASIO Sf 4000

Empresa: Casio

Ano: 1985 (?)



Casio

A história começou em abril de 1946 quando Tadao Kashio, um engenheiro especializado em tecnologia, fundou a empresa Kashio Seisakusho na cidade de Tóquio. O primeiro produto fabricado pela nova empresa foi o cachimbo yubiwa, um anel para dedo onde era possível encaixar um cigarro aceso. O produto rapidamente se tornou um grande sucesso, pois permitia fumar os cigarros por completo, além de deixar as mãos do fumante livres para trabalhar. Estas características eram importantes em um Japão que vivia um período pós-guerra, pois o preço dos cigarros era muito alto. O rumo da empresa começou a mudar em 1949 quando Toshio convenceu seu irmão, fundador da empresa, a investir os lucros obtidos com as vendas do cachimbo yubiwa para desenvolver uma máquina com a qual ficou fascinado, apresentada no Business Show de Ginza, em Tóquio: a calculadora.



Finalmente, em 1954, depois de intensas pesquisas, a empresa passou a produzir calculadoras eletromecânicas do tamanho de mesas pelo preço de 485.000 ienes. O produto já apresentava algumas inovações em relação a outros modelos como a redução das teclas dos números para dez e os visores de três para um. Como essas calculadoras eram grande e caras, Tadao, juntamente com seus três irmãos mais novos, iniciou o desenvolvimento e produção das primeiras calculadoras elétricas compactas do mundo, no tempo em que a única tecnologia disponível se resumia a calculadoras mecânicas que funcionavam com engrenagens. O modelo inicial chamado de 14-A foi lançado em 1957 juntamente com a mudança de nome da empresa para CASIO COMPUTER no dia 1 de junho, data que a companhia considera sua fundação. Rapidamente a empresa expandiu sua linha de produtos para calculadoras científicas, específicas para aplicações técnicas e em escritórios.



Em 1965 introduziu no mercado o modelo 001, marcando o início de uma nova era onde as calculadoras eram pequenas e podiam ser levadas até em bolsos. Pouco depois, em 1972, foi lançada a CASIO MINI, uma calculadora que cabia na palma da mão e revolucionou o mercado, tornando este útil equipamento popular na vida cotidiana da maioria das pessoas. O novo modelo se tornou um enorme sucesso, vendendo mais de 10 milhões de unidades no mundo todo. A diversificação de sua linha de produtos tem início em 1974, quando a empresa ingressou no setor de relógios com o lançamento do CASIOTRON, um relógio digital de pulso capaz de mostrar o calendário completo (ano, mês, dia, hora, minutos e segundos), além de ser totalmente automático. Dois anos mais tarde um novo produto foi adicionado a sua linha: as caixas registradoras elétricas.



A década de 80 começou com o lançamento de um novo produto no mercado, o CASIOTONE 201, primeiro teclado musical eletrônico capaz de produzir inúmeros sons. No ano seguinte foi introduzida no mercado a calculadora reabastecida com luz solar e pouco depois o sintetizador profissional da marca, além do dicionário eletrônico. Mas foi em 1983 que a CASIO realmente se tornaria famosa no mundo inteiro com a criação e lançamento do seu produto de maior sucesso, o relógio G-SHOCK, que tinha como principal característica à resistência ao choque ou quedas. O sucesso do relógio foi tanto, que na década seguinte, ocorreu o lançamento, em 1991, do relógio Baby-G, versão feminina do relógio masculino. Apesar do lançamento do relógio monopolizar as atenções, ainda em 1983 a CASIO introduziu no mercado grandes inovações, como por exemplo, a primeira TV LCD de bolso e uma calculadora que tinha o tamanho de um cartão de crédito.



O final dos anos 80 foi produtivo para a empresa, especialmente com a diversificação de sua linha de produtos através do lançamento de um modelo de câmera eletrônica (1987) e das etiquetadoras, esta introduzidas em 1991. A aposta nas grandes evoluções tecnológicas continuou e, em 1995, a CASIO apresentou o primeiro relógio G-SHOCK com monitor LCD, em um ano marcado ainda pelo lançamento mundial da primeira máquina fotográfica digital, batizada de QV-10, a primeira no mundo com uma tela LCD, para que o usuário pudesse visualizar as fotos instantes após elas serem tiradas; além do palmtop CASSIOPEIA (introduzido em 1996) e do videofone para uso doméstico.



Os relógios continuaram a merecer a atenção da CASIO que inovou em termos de modelos e tecnologias, tendo sido a primeira a produzir um relógio com calculadora, o primeiro relógio de pulso com GPS (1999), o primeiro relógio de pulso do mundo com câmera (1999), com MP3 Player (2000), além do relógio de pulso com bateria solar controlado por rádio (2001). A marca foi ainda uma das primeiras a introduzir funções tão diversas como fusos horários diferentes, mostradores de altitude, temperatura e pressão atmosférica. E tudo isto em um relógio de pulso.



Outro produto da marca que faria enorme sucesso seria a linha de câmeras digitais CASIO EXILIM, com o primeiro modelo introduzido em 2002. Essa câmera revolucionou o segmento, pois era do tamanho de um cartão e tão fina que era possível carregá-la para qualquer lugar. No segmento de máquinas fotográficas, um número notável de inovações foi introduzido pela CASIO, como por exemplo, a primeira com visor de LCD, a primeira com 3 megapixel, o primeiro modelo ultra compacto e a primeira a incorporar a tecnologia de cerâmicas nas lentes. Em 2003 a marca lançou seu primeiro projetor. Um dos mais inovadores lançamentos da CASIO aconteceu em 2007 com a apresentação do “Oceanus Manta OCW-S1000J”, um relógio que funciona com energia solar e é o cronógrafo mais fino do mundo, com uma espessura de apenas 8.9mm. Recentemente, em 2011, a empresa japonesa apresentou a calculadora científica FX-CG20, primeiro modelo do mundo com tela totalmente colorido.





Características do produto

• Funções: agenda telefônica

• Banco de dados

• Organizador de compromissos

• calendário

• O aparelho funciona à bateria

• Fabricado no Japão







http://mundodasmarcas.blogspot.com.br/2006/06/casio-unexpected-extra.html

http://rj.olx.com.br/rio-de-janeiro-e-regiao/antiguidades/raridade-agenda-digital-casio-sf-4000-156486687

https://www.google.com.br/search?q=AGENDA+ELETR%C3%94NICA+CASIO+SF+4000&biw=1920&bih=911&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=0ahUKEwie2-G9voDPAhVKjZAKHWplBCQQ_AUIBygC#imgdii=Zh_qi34DbRiejM%3A%3BZh_qi34DbRiejM%3A%3B9tl7bDZGYq7YXM%3A&imgrc=Zh_qi34D