Voltar para o site coopermiti

“Acreditamos que o único
caminho para a mudança de
comportamento é através da
educação.”

ASPIRADOR DE PÓ ELECTROLUX 1200

Empresa: AB Electrolux

Ano: Década de 70



Electrolux

AB Electrolux (vulgarmente conhecida como Electrolux) é uma fabricante de eletrodomésticos multinacional sueca, fundada no dia 1 de agosto de 1919 e com sede em Estocolmo, Suécia. Ela é firmemente classificada como segunda maior fabricante de eletrodomésticos do mundo em unidades vendidas (após Whirlpool). Vende mais de 40 milhões de produtos ao ano a clientes de 150 países. Em 2011, a Electrolux tinha 58 mil empregados e registrou vendas na faixa de 101,6 milhões de coroas suecas. São 22 fábricas na Europa, onde detém 28% do mercado de eletrodomésticos. Os produtos da Electrolux vendem sob uma variedade de marcas (incluindo a sua própria), e seus produtos são destinados, principalmente, para o uso do consumidor, sendo também para uso profissional.

No Brasil a empresa conta com quatro fábricas, sendo duas em Curitiba onde se fabrica refrigeradores e freezers, além de aspiradores e lavadoras de alta pressão, uma em São Carlos onde se fabrica lavadoras de roupa, freezers e fogões, e uma em Manaus onde se fabrica condicionadores de ar e microondas.



Aspirador

O aspirador é um equipamento pneumático destinado a captura de partículas sólidas, normalmente servindo para absorver pó nas casas.

Nos finais do século XIX e princípios do século XX, começaram a surgir os primeiros aspiradores, precursores dos modernos aparelhos.

Em 1869, surge o primeiro aspirador, inventado por Ives McGaffey, acionado por uma manivela. Outros eram providos de um tubo terminado por um bucal (com um formato idêntico ao dos dias de hoje) e o pó era bombeado manualmente para dentro de um pequeno contentor.

Em 1907 apareceu o primeiro aspirador elétrico, inventado pelo americano Murray Spangler, empregado da empresa Hoover, a qual adquiriu os direitos de fabricação daquele invento em 1908. Tornaram-se um sucesso internacionalmente. Em 1926 a Hoover lançou um dos seus mais famosos aspiradores, o Hoover 700, conhecido por beats-as-it-sweeps-as-it-cleans (bate-enquanto-varre-enquanto-limpa), um aparelho mais eficaz na remoção do pó das alcatifas: bate o pó, varre e aspira-o. A partir daí foram lançados vários modelos, mas sem grandes alterações nas características gerais do produto. Só a partir dos anos 80 é que se puderam ver algumas alterações mais concretas proporcionadas pelas novas tecnologias.

Entretanto, de meados dos anos 60 a meados dos anos 70, surgiu no mercado o aspirador de mão, concebido para ser prático e fácil de transportar para qualquer lado.

No século XXI apareceram os aspiradores robóticos para o grande consumo, sendo a marca Roomba líder desse mercado.















https://pt.wikipedia.org/wiki/Electrolux

https://www.google.com.br/search?q=aspirador+de+p%C3%B3+electrolux+z+115+antigo&biw=1920&bih=955&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=0ahUKEwjxnIWKu4zPAhUGWpAKHRA6ADsQ_AUIBigB#tbm=isch&q=aspirador+de+p%C3%B3+electrolux+1200+antigo&imgrc=qyBl2_EKlv2oDM%3A

https://pt.wikipedia.org/wiki/Aspirador