Voltar para o site coopermiti

“Acreditamos que o único
caminho para a mudança de
comportamento é através da
educação.”

FICHAS TELEFÔNICAS PARA ORELHÃO DA TELESP

Empresa: Telecomunicações de São Paulo (Telesp)

Ano: Década de 80



Telecomunicações de São Paulo

Telecomunicações de São Paulo (TELESP) foi a empresa operadora de telefonia do grupo Telebrás no estado brasileiro de São Paulo antes da privatização, em julho de 1998, quando foi adquirida pelaTelefónica, empresa da Espanha, que em 2012 adotou a marca Vivo para suas operações de telefonia fixa.

Originou-se da antiga Companhia Telefônica Brasileira (CTB), de capital canadense, que atendia também o Rio de Janeiro. Na década de 1970 incorporou a Companhia de Telecomunicações do Estado de São Paulo (COTESP), empresa estadual formada para atender municípios que não dispunham até aquela época de serviço telefônico.

Incorporou, também, diversas pequenas empresas municipais ou particulares, com reduzido número de terminais. Dentre elas se destacam a Companhia Telefônica de Guarulhos, a Companhia Telefônica Suburbana Paulista (Cotespa), organizada em Osasco pelo Banco Brasileiro de Descontos - Bradesco, e a Companhia Telefônica do Litoral Paulista, em São Vicente e Praia Grande. Por fim, já como operadora do grupo Telebrás e, portanto federal, adquiriu a Companhia Telefônica da Borda do Campo (CTBC - Borda do Campo, sem relação com a Companhia de Telecomunicações do Brasil Central, que também utilizava a sigla CTBC) em 1972, empresa privada fundada em 1954 que atendia a região do ABC Paulista e a do Alto Tietê, e a Companhia Telefônica Tupi, que atendia os municípios do litoral norte paulista (São Luiz do Paraitinga, São Sebastião, Ilhabela e Paraibuna) e o município fluminense de Paraty.



Ficha de telefone



As fichas de telefone são fichas utilizadas para fazer ligações de telefones públicos.

Elas Surgiram no Brasil nos anos 60. Seu diâmetro variava de 20 mm a 30 mm e eram fabricadas com ferro, latão, cobre, zamac, entre outros. Elas levavam o nome de sua companhia e região no verso e cada uma delas funcionavam em um tipo específico de telefone público. Devido a esse problema, em 1970, a CTB fez com que as fichas tivessem um padrão exclusivo para cada área de atendimento. No ano seguinte foram instituídos dois tipos diferentes de fichas para todo o território brasileiro: As de ligações interurbanas que só funcionavam em telefones públicos azuis, e as de ligações locais que funcionavam somente em telefones públicos vermelhos.

Em meados de 1992, devido aos custos altos para manutenção, recolhimento das fichas nos telefones e também o vandalismo, a empresa Telebrás junto ao seu centro de pesquisa instituiu o uso dos famosos Cartões telefônicos. Isso diminuiu muito os custos de manutenção e reparo dos aparelhos e proporcionou maior comodidade aos usuários do serviço.

Cinco anos depois, em 16 de julho de 1997, foi instituída a Lei Geral das Telecomunicações (Lei n 9472), que era um plano de expansão e modernização no sistema de telefonia pública existente no Brasil, fato que ocorreu um ano antes da Privatização da Telebrás. Com isso as velhas fichas ficaram obsoletas e foram tiradas de vez das ruas, se tornando a partir daí objeto de aficionados e colecionadores



Orelhão

Orelhão, oficialmente Telefone de Uso Público (TUP) é o nome dado ao protetor para telefones públicos projetados pela arquiteta e designer brasileira, nascida na China, Chu Ming Silveira. Lançado em meados de 4 de abril de 1972, inicialmente nas cidades do Rio de Janeiro e São Paulo.

Hoje se encontram orelhões instalados por todo o Brasil, em países da América Latina, como Peru, Colômbia e Paraguai, em países africanos como Angola e Moçambique, na China e em outras partes do mundo.







https://pt.wikipedia.org/wiki/Telecomunica%C3%A7%C3%B5es_de_S%C3%A3o_Paulo

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-709544815-telesp-4-fichas-telefonicas-na-cartela-raridade-_JM

https://www.google.com.br/search?q=cartela+com+oito+fichas+telef%C3%B4nicas+telesp&rlz=1C1AVNG_enBR695BR695&tbm=isch&imgil=kAqTSyi0raCHVM%253A%253Btag-v62495nQNM%253Bhttp%25253A%25252F%25252Fsp.olx.com.br%25252Fsao-paulo-e-regiao%25252Fcelulares%25252Fcartela-com-5-fichas-telefonicas-telesp-lacrada-123588704&source=iu&pf=m&fir=kAqTSyi0raCHVM%253A%252Ctag-v62495nQNM%252C_&usg=__7zFwNk4jMqrElnkxpJIcYguI4OQ%3D&biw=1920&bih=950&ved=0ahUKEwivqPGH5MbPAhXGkJAKHXHxCLgQyjcILQ&ei=VpT2V6-lPMahwgTx4qPACw#imgrc=8ZYWVRs2WUGktM%3A

https://pt.wikipedia.org/wiki/Ficha_de_telefone

https://pt.wikipedia.org/wiki/Orelh%C3%A3o