Voltar para o site coopermiti

“Acreditamos que o único
caminho para a mudança de
comportamento é através da
educação.”

MUNDO NES: MAGNAVOX ODYSSEY 2

Empresa: Phillips

Ano: 1983



Magnavox Odyssey 2

O Magnavox Odyssey 2, conhecido na Europa como Philips Videopac G7000, no Brasil como Philips Odyssey, nos Estados Unidos como Magnavox Odyssey 2 e também por muitos outros nomes, é um console de videogame lançado em 1978. Foi um console de videogame bastante popular nos anos 70 e 80.



O console foi criado em 1978 pela empresa Magnavox / Philips (estas empresas uniram-se em 1974 sob a liderança da Philips) como uma evolução do console da Magnavox anterior, o Magnavox Odyssey, o primeiro console de videogames doméstico.



O console foi lançado em Julho de 1978 nos Estados Unidos pela Magnavox com o nome Odyssey 2.



O console foi lançado em Dezembro de 1978 pela Philips em vários países europeus com o nome de "Videopac G7000", incluindo em Portugal. Na França foi usado o nome de C52 e a distribuição só ocorreu em 1979.



No Japão o console foi lançado em 1982 com o nome Odyssey 2 assim como nos Estados Unidos.

O sistema chegou ao Brasil em maio de 1983. Pelo fato do primeiro console Odyssey não ter sido lançado oficialmente no Brasil, a Philips optou por vender seu sucessor no país apenas como "Odyssey", sem o número 2; isto gera certa confusão entre jogadores brasileiros e os dos demais países do mundo.



Depois do relativo sucesso de suas plataformas Pong, a Magnavox resolveu dar seguimento ao seu Odyssey e lançar a sua segunda geração de consoles. Com o Odyssey 2, cada jogo poderia ter uma experiência completamente única, com os seus próprios gráficos de fundo, diferente da geração anterior onde se utilizava gráficos desenhados, gráficos em primeiro plano e os jogos com pontuação própria e música. O potencial era enorme, como um número ilimitado de jogos podendo ser comprados individualmente, um jogador poderia comprar uma biblioteca de jogos de vídeo game sob medida para o seu próprio interesse e não ter que jogar somente aqueles que vinham com o console anterior.

Ao contrário de qualquer outro sistema, naquele momento, o Odyssey 2 incluía um inovador teclado alfanumérico feito com uma membrana, que era para ser usado para jogos educativos, selecionar as opções, escrever seu nome nos recordes ou de programação (a Magnavox lançou um cartucho chamado Computer Intro! Com a intenção de ensinar uma programação de computador simples).



O Odyssey possuía o sistema de Joystick, que era composto por uma alavanca que se movia para 8 direções e um botão de ação, esse Joystick era muito resistente e seus cabos eram ligados diretos ao console. Os cabos tanto de ligação a TV como o ligado a eletricidade também eram ligados direto no console, ou seja não eram removíveis.



Os jogos, gráficos e embalagens foram desenhados por Ron Bradford e Steve Lehner.



Características do produto

O Odyssey não tinha nenhuma empresa grande na parceria do desenvolvimento dos jogos até 1983 quando a Imagic lançou o jogo Demon's Attack nos Estados Unidos vendendo mais de um milhão de unidades, o sucesso do console no exterior trouxe outra desenvolvedora de jogos como parceira a Parker Brothers que lançou Popeye, Frogger, Q*bert e Super Cobra enquanto que a Imagic lançou também o jogo Atlantis.



O Odyssey se tornou muito mais popular no Brasil do que jamais foi nos EUA, torneios foram feitos para jogos populares como o KC Munchkin! (Come Come no Brasil). E isso fez também com que muitos jogos fossem traduzidos inclusive personagens de jogos foram reinventados como no caso do jogo Pickax Pete, que se tornou Didi na Mina Encantada protagonizado por Renato Aragão dos Trapalhões. Esse se tornou o mais famoso jogo do Odyssey no Brasil.













https://www.google.com.br/search?q=cartucho+de+jogos+odyssey+philips&biw=1366&bih=589&site=webhp&tbm=isch&imgil=Hvt7Xo0bNo3fMM%253A%253BUw1JHUFaVXEPOM%253Bhttp%25253A%25252F%25252Frealmundones.blogspot.com%25252F2015%25252F10%25252Fmagnavox-odyssey-2.html&source=iu&pf=m&fir=Hvt7Xo0bNo3fMM%253A%252CUw1JHUFaVXEPOM%252C_&usg=__aGia1J8G1QX25bbUMVSyuxSYVh0%3D&ved=0ahUKEwjXterqitvPAhXFEJAKHUBiA-sQyjcIPg&ei=WTkBWJelMcWhwATAxI3YDg#imgrc=Hvt7Xo0bNo3fMM%3A

http://realmundones.blogspot.com.br/2015/10/magnavox-odyssey-2.html