Voltar para o site coopermiti

“Acreditamos que o único
caminho para a mudança de
comportamento é através da
educação.”

CARTUCHO TURMA DA MONICA EM O RESGATE

Empresa: Tectoy

Ano: 1993



Sega

A Sega (Japonês: 株式会社セガ, Hepburn: Kabushiki-kaisha Sega) é uma empresa desenvolvedora de software para Video games, e uma antiga produtora de consoles. A companhia tem tido sucesso tanto no mercado de arcades quanto no de consoles caseiros, apesar de estar fora desse último setor desde 2001.

A sede oficial da Sega, bem como a sede de sua divisão doméstica, Sega do Japão, ficam em Tóquio, Japão. A divisão norte-americana da Sega, Sega da América, tem sua sede em San Francisco, Califórnia, Estados Unidos. Já a divisão europeia tem sede na área de Chiswick, em Londres, Inglaterra.



Sega Master System

Master System (マスターシステム, Masutã Shisutemu) é um console de videogame de 8-bits produzido pela Sega, para concorrer com o Nintendo Entertainment System.

No Brasil, o Master System marcou o início da parceria da Tec Toy, fabricante de brinquedos brasileira, com a fabricação de consoles da Sega. As duas empresas já haviam trabalhado juntas no licenciamento da pistola de luz Light Phaser de Zillion, que chegou ao mercado em abril de 1988. Lançado oficialmente no País em setembro de 1989, o console atingiu um grande sucesso. Seu preço original, no entanto, era alto para os padrões da época: no lançamento, o Master System era vendido a 1500 cruzados novos, acompanhando dois jogos. Em valores atualizados para inflação em 2013, o preço de lançamento ficava em torno de 2800 reais. Os dois periféricos – a pistola e os óculos 3D – eram vendidos a 180 e 500 cruzados novos, respectivamente. Durante seu período inicial de vendas, teve como principais concorrentes, no País, o Dynavision II[ e o Phantom System, ambos clones de NES. Com expectativa de produzir 100 mil unidades do console em 1989, a Tec Toy conseguiu entregar apenas 89 mil unidades aos revendedores, devido à falta de componentes e atrasos.

À época, o lançamento do Master System foi considerado um sucesso de vendas. Estimado para 40 milhões, o faturamento da Tec Toy em 1989 contabilizou 66 milhões de dólares, sendo que metade disso foi atribuído ao console da Sega. Em retrospecto, o êxito é atribuído aos fortes investimentos publicitários da Tec Toy: a campanha de lançamento, que se estendeu até o Natal de 1989, custou 2 milhões de dólares.[4] Um ano depois, no final de 1990, a base de Master System instalada no Brasil já contava com cerca de 280 mil unidades. A empresa também trouxe para o País o Hot Line, serviço telefônico com dicas para jogos, criou um clube para sócios, o Master Clube, e apresentava o programete Master Dicas nos intervalos da Sessão Aventura da Rede Globo.

O mercado brasileiro recebeu adaptações de vários títulos lançados. Desde traduções dos nomes, como California Games, que virou Jogos de Verão no Brasil, a alterações mais complexas, com a troca de personagens (geralmente através da substituição de sprites) para atender a licenciamentos especiais no Brasil. Entre esses, destacam-se Mônica no Castelo do Dragão (com a Turma da Mônica), baseado em Wonder Boy in Monster Land,[3] e Chapolim x Drácula – Um Duelo Assustador, versão de Ghost House, estrelado por Chapolin Colorado.[3] Para estender a vida útil do console, também converteu jogos lançados para o portátil Game Gear de volta ao Master System, caso de Sonic Blast. Além disso, portou jogos inéditos, como Street Fighter II, em 1997, que transformou-se no jogo maior tamanho (em MiB) do sistema.

Pouco mais de um ano após o lançamento do Master System, a Tectoy trouxe oficialmente para o Brasil o seu sucessor, o Mega Drive, em dezembro de 1990. O portátil da Sega, Game Gear, também foi lançado, em agosto de 1991. Assim como o Master System, os dois produtos iniciaram suas vendas já sendo montados em Manaus, sendo que o Game Gear foi o primeiro console portátil a ser fabricado no País.



Tectoy

A Tectoy (anteriormente grafada como Tec Toy) é uma empresa brasileira de equipamentos eletrônicos de consumo, conhecida principalmente por seu trabalho na produção e comercialização de consoles e jogos eletrônicos.

Fundada em 18 de setembro de 1987, por Daniel Dazcal, seu objetivo inicial era a fabricação de brinquedos de alta tecnologia, um mercado até então pouco explorado no Brasil. Durante os primeiros anos, a parceria com a Sega, empresa japonesa de jogos e consoles, conduziu seu crescimento com a popularidade do Master System e do Mega Drive no País.

Depois de conquistar 75% do mercado de jogos eletrônicos no Brasil e faturar 115 milhões de dólares em 1994, sua linha de produtos começou a presenciar um desaquecimento nas vendas. Além disso, a crise asiática, em 1997, prejudicou taxas de juros e influenciou nos compromissos financeiros da empresa. Os dois fatores fizeram com que a Tectoy entrasse em concordata em dezembro daquele ano.

Apenas em outubro de 2000, com o fim do processo, conseguiu iniciar a retomada gradual de seu faturamento. Foi também nessa época que reposicionou-se como companhia de entretenimento. A mudança veio acompanhada de novas linhas de produtos, como aparelhos de videokê e DVDs.

Em 2005, criou um estúdio de desenvolvimento de jogos, Tectoy Digital, focado em plataformas móveis. Em 2009, o Zeebo, seu primeiro console independente, desenvolvido em parceria com a Qualcomm, foi lançado em mercados emergentes (e descontinuado em 2011). Desde então, a Tectoy está focada na ampliação de linha de eletrônicos oferecidos e no retorno à lucratividade nas operações.



Turma da Mônica

Turma da Mônica é uma série de histórias em quadrinhos criada pelo cartunista e empresário Mauricio de Sousa. A série foi originada em 1959 em uma série de tirinhas de jornal, na qual os personagens principais eram Bidu e Franjinha. A partir dos anos 1960, a série começou a ganhar a identidade atual com a criação de Mônica e Cebolinha, entre 1960 e 1963, que passaram a ser os protagonistas.

Embora a maior parte das histórias girem em torno das aventuras de Mônica, Cebolinha e seus amigos do bairro do Limoeiro, o termo do título se refere também às demais famílias de personagens criados por Mauricio de Sousa, derivadas de outras séries, como Turma do Chico Bento, Turma da Tina, Turma da Mata, Turma do Penadinho, entre outros. Desde 1970, na forma de revista em quadrinhos, os personagens já foram publicada por editoras como a Abril (1970-1986), a Globo (1987-2006) e Panini Comics (2007 até a atualidade), somando quase 2.000 revistas já publicadas para cada personagem. Além disso, também segue com publicação especial de tiras no formato de bolso pela própria Panini e pela L&PM.

Em 2008 foi criado um spin-off baseado no estilo dos quadrinhos japoneses intitulado Turma da Mônica Jovem, com os personagens adolescentes. Em 2015, a linha passou por uma reformulação, a Panini reiniciou a numeração das revistas e passou a creditar autores em algumas histórias (algo que acontecia apenas em publicações especiais), além disso, cada edição passou a trazer um QR Code que permite a acesso a conteúdos exclusivos em plataformas virtuais.

A Turma da Mônica tem gibis e outros produtos licenciados em 40 países e com 14 idiomas, sendo que a marca foi expandida para outras mídias ao longo dos anos, em produtos como livros, brinquedos, discos, CD-ROMs, jogos eletrônicos, entre outros.



Características do produto

Turma da Mônica em O Resgate foi o segundo jogo da Turma da Mônica para Master System,pela Tectoy e Mauricio de Sousa Produções (1993).

• Ao começar o jogo

Aparece uma mensagem: Ao enfrentar o Dragão Cospe Fogo, nossa amiga Mônica foi envolvida por uma magia e desapareceu... Antes de sumir ela mandou uma mensagem para seus amigos para que viessem resgatá-la!

E no verso da caixa do jogo diz que o feitiço foi uma armadilha que o Capitão Feio criou.

• Formas

No jogo Original,Tom-Tom,o personagem principal recebe uma maldição ao derrotar algum chefe,mas na Turma da Mônica eles viram os personagens da Turma.

Humano (Hu-man) vira Mônica com Sansão substituindo a espada.

Lagarto (Lizard Man) vira Chico Bento com espingarda.

Rato (Mouse Man) vira Bidu osso (espada) escudo e escala as paredes.

Piranha (Piranha Man) vira Cebolinha espada e escudo;sabe nadar.

Leão (Lion Man) virou Magali com rolo de massa e ataque de arco.

Águia (Hawk Man) virou anjinho,escudo espada de fogo e voa.

Cascão deveria ser personagem,mas virou lojista,Franjinha virou o lojista de medicamentos, e Vampire Dragon o último chefe virou Capitão Feio.





https://pt.wikipedia.org/wiki/Sega_Master_System

https://pt.wikipedia.org/wiki/Sega

https://pt.wikipedia.org/wiki/Turma_da_M%C3%B4nica

https://www.google.com.br/search?q=CARTUCHO+TURMA+DA+MONICA&hl=pt-BR&biw=2021&bih=959&site=webhp&tbm=isch&imgil=y5LnQBwl7J7daM%253A%253BmDxr9aZ1AG5U0M%253Bhttps%25253A%25252F%25252Fcaua1000.wordpress.com%25252F2013%25252F04%25252F12%25252Fturma-da-monica-em-o-resgate-cartuchomanualimagem-especial-e-imagens-do-jogo%25252F&source=iu&pf=m&fir=y5LnQBwl7J7daM%253A%252CmDxr9aZ1AG5U0M%252C_&usg=__VD8X0CQatL6d1SMpYDiRNB_s0Yk%3D&dpr=0.95&ved=0ahUKEwiauOGrpOfPAhUKlpAKHUXzC9kQyjcINw&ei=tZ4HWNqJLIqswgTF5q_IDQ#imgrc=y5LnQBwl7J7daM%3A

https://pt.wikipedia.org/wiki/Tectoy