Voltar para o site coopermiti

“Acreditamos que o único
caminho para a mudança de
comportamento é através da
educação.”

CARTUCHO SEGA MEGA DRIVE SUPER MONACO GP

Empresa: Sega e Tectoy

Ano:1989



Sega

A Sega (Japonês: 株式会社セガ, Hepburn: Kabushiki-kaisha Sega) é uma empresa desenvolvedora de software para Video games, e uma antiga produtora de consoles. A companhia tem tido sucesso tanto no mercado de arcades quanto no de consoles caseiros, apesar de estar fora desse último setor desde 2001.

A sede oficial da Sega, bem como a sede de sua divisão doméstica, Sega do Japão, ficam em Tóquio, Japão. A divisão norte-americana da Sega, Sega da América, tem sua sede em San Francisco, Califórnia, Estados Unidos. Já a divisão europeia tem sede na área de Chiswick, em Londres, Inglaterra.

Tectoy

Tectoy (anteriormente grafada como Tec Toy) é uma empresa brasileira de equipamentos eletrônicos de consumo, conhecida principalmente por seu trabalho na produção e comercialização de consoles e jogos eletrônicos.

Fundada em 18 de setembro de 1987, por Daniel Dazcal, seu objetivo inicial era a fabricação de brinquedos de alta tecnologia, um mercado até então pouco explorado no Brasil. Durante os primeiros anos, a parceria com a Sega, empresa japonesa de jogos e consoles, conduziu seu crescimento com a popularidade do Master System e do Mega Drive no País.

Depois de conquistar 75% do mercado de jogos eletrônicos no Brasil e faturar 115 milhões de dólares em 1994, sua linha de produtos começou a presenciar um desaquecimento nas vendas. Além disso, a crise asiática, em 1997, prejudicou taxas de juros e influenciou nos compromissos financeiros da empresa. Os dois fatores fizeram com que a Tectoy entrasse em concordata em dezembro daquele ano.

Apenas em outubro de 2000, com o fim do processo, conseguiu iniciar a retomada gradual de seu faturamento. Foi também nessa época que reposicionou-se como companhia de entretenimento. A mudança veio acompanhada de novas linhas de produtos, como aparelhos de videokê e DVDs.

Em 2005, criou um estúdio de desenvolvimento de jogos, Tectoy Digital, focado em plataformas móveis. Em 2009, o Zeebo, seu primeiro console independente, desenvolvido em parceria com a Qualcomm, foi lançado em mercados emergentes (e descontinuado em 2011). Desde então, a Tectoy está focada na ampliação de linha de eletrônicos oferecidos e no retorno à lucratividade nas operações.

História

Na metade da década de 1980, muitas empresas brasileiras enfrentavam dificuldades ao trabalhar com componentes sofisticados como chips e circuitos integrados, necessitando de adaptações ou da terceirização do serviço. Na esteira dessa necessidade, Daniel Dazcal, então vice-presidente da Sharp no Brasil, decide deixar o emprego que já possuía há uma década na empresa para atuar como consultor na área de eletrônicos. Durante os quatro meses em que trabalhou como autônomo, foi em busca de setores com pouca penetração de componentes eletrônicos para oferecer seus serviços. Nesse período, percebeu que uma categoria em especial ainda não havia incorporado a alta tecnologia: os brinquedos. A empresa que dominava o mercado, a Estrela, encerrou o ano de 1987 com mais de metade das vendas do setor em suas mãos e com um faturamento de 16 bilhões de cruzados (cerca de 1,5 bilhão de reais).

Em vez de oferecer seu expertise para a Estrela, Dazcal decidiu iniciar uma empreitada própria. Dessa forma, chamou o empresário Leo Kryss, da Evadin, para entrar no negócio e compor a empresa como diretor. Nos Estados Unidos, no início da década de 1980, os brinquedos eletrônicos mantinham uma participação de 10% a 15% nas vendas totais do setor. No Brasil, no entanto, as condições turbulentas da economia não favoreceram o sucesso desses produtos antes do surgimento da Tectoy.

O primeiro produto da empresa marcou também o início do relacionamento entre a Tectoy e a japonesa Sega: a pistola Zillion, lançada em maio de 1988, acabou tornando-se um sucesso de vendas. Mesmo assim, isso não foi suficiente para que a Sega autorizasse a Tectoy a fabricar seus consoles. Antes, a Gradiente tentou conquistar os japoneses depois de uma bem sucedida experiência fabricando e comercializando o Atari 2600 no Brasil através da Polyvox. A Sega, que nos Estados Unidos havia confiado a distribuição do Master System à Tonka, falhou em conquistar mercado devido à forte concorrência do NES, que era líder de vendas. Assim como a Tectoy, a Tonka era uma fabricante de brinquedos, e o tratamento que os norte-americanos deram à comercialização do Master System não agradou a empresa japonesa. Eventualmente, a Sega mudou de opinião e decidiu firmar a parceria com a Tectoy.

Lançado oficialmente no País em setembro de 1989, o Master System atingiu um grande sucesso. Estimado para 40 milhões, o faturamento da Tectoy em 1989 contabilizou 66 milhões de dólares, sendo que metade disso foi atribuído ao console da Sega. Em retrospecto, o êxito é atribuído aos fortes investimentos publicitários da empresa: a campanha de lançamento, que se estendeu até o Natal de 1989, custou 2 milhões de dólares. Um ano depois, no final de 1990, a base de Master System instalada no Brasil já contava com cerca de 280 mil unidades. A empresa também trouxe para o País o Hot Line, serviço telefônico com dicas para jogos, criou um clube para sócios, o Master Clube, e apresentava o programete Master Dicas nos intervalos da Sessão Aventura da Rede Globo.

Mega Drive

Mega Drive (メガドライブ, Mega Doraibu), conhecido como Sega Genesis na América do Norte, é um console de video game de 16 bits da Sega que concorria diretamente com o Super Nintendo Entertainment System. O console fez grande sucesso na década de 1990, perdendo espaço após o surgimento e popularização da nova geração de consoles de 32 bits, como o PlayStation da Sony.

Dentre os jogos de maior sucesso desse sistema está a série Sonic the Hedgehog, a aventura de um veloz ouriço azul para salvar os animais de seu planeta. O jogo foi criado com o objetivo de mostrar a capacidade do console de processar informações rapidamente, e ainda cativar o público jovem, criando assim a Sega seu próprio mascote e maior símbolo. A velocidade do jogo tinha por objetivo mostrar a superioridade do processador do Mega Drive em relação ao console de 16 bits da Nintendo.

No Brasil, o Mega Drive ainda é produzido pela Tectoy, com novas versões. No exterior, de 2006 até o momento, 3 novos jogos para o console foram produzidos, sendo o mais famoso dentre eles o Pier Solar and the Great Architects

Características do produto

Super Monaco GP é um jogo eletrônico criado no final dos anos 1980 (mais precisamente em 1989) pela Service Games do Japão (SEGA), inspirado no Grande Prêmio de Mônaco de Fórmula 1. Inicialmente desenvolvido para plataformas de arcade, o jogo também foi estendido para plataformas como: SG-1000, SEGA Mark-III (Master System), Mega Drive (Genesis), Game Gear, Amiga, MSX, Atari ST, Amstrad CPC e ZX Spectrum. Sendo que fez parte da primeira leva de jogos desenvolvido para o Mega Drive no início dos anos 1990.

O jogo ganhou uma continuidade com Ayrton Senna's Super Monaco GP II, lançado em 1992 e desenvolvido para Mega Drive, Game Gear e Master System. A segunda versão ganhou viabilidade graças a Tec Toy, uma empresa de brinquedos brasileira que até então era a representante da SEGA no Brasil. Movido pelo sucesso da primeira versão e pela popularidade do esportista no país, a Tectoy propôs o desenvolvimento da segunda versão em nível mundial.

Características da série

Monaco GP, como era chamado na primeira versão, foi por muito tempo o principal jogo com o tema Formula 1 da SEGA. As primeiras versões eram arcaicas, exibiam o carro sob uma perspectiva superior e possuía uma jogabilidade bem básica, porém razoável para a época. A evolução partiu dos computadores 8 bits com Super Monaco GP. O formato deste jogo se tornou um padrão até a sua última versão, com exceção das versões para Master System e Game Gear. De resto era tudo muito parecido, variando apenas gráficos, sons e jogabilidade.

Super Monaco GP Mega Drive

Super Monaco GP, foi desenvolvido para Mega Drive com a intenção de promover o console recém lançado. Os primeiros jogos para o Mega Drive foram inteiramente desenvolvidos pela SEGA, Super Monaco GP era um deles. O jogo foi encarado como uma grande novidade no mundo dos games, sendo apontado como o melhor jogo do console na época de seu lançamento.

Esta versão se diferencia das demais por apresentar inovações até então inéditas. Além do modo Super Monaco GP, o jogo possuía os modos World Championship e Training.

No modo World Championship o jogador disputava 16 corridas do campeonato mundial de Formula 1. Além disto ele tinha a possibilidade de desafiar os seus rivais, possibilitando a troca de equipe de acordo com os seus resultados. Para cada equipe existia um piloto, ambos usando pseudônimos que lembravam os nomes de pilotos e equipes do mundo real. Isto acontecia por que o jogo não possuía licença da FIA.

Outra característica interessante e inovadora, era o desgaste de equipamento durante as corridas. Caso o jogador se envolvesse em muitos acidentes durante a corrida, ou conduzir-se o bólido de maneira muio agressiva, o veículo apresentava perda de rendimento ou até falhas mecânicas comprometedoras. Nesta ocasião o jogador poderia fazer um pit stop para resolver o problema. Cada carro possuía características diferentes, como vantagens ou desvantagens de velocidade, aceleração, estabilidade e durabilidade.

O jogo terminava quando o jogador conquistava dois títulos mundiais. Entre uma temporada e outra havia grandes mudanças de pilotos e equipes.

No jogo existiam 16 equipes:

• Madonna (vermelha e amarelo) - inspirada na McLaren

• Millions (azul e amarelo) - inspirada na Williams

• Firenze (vermelho escuro) - inspirada na Ferrari

• Bestowal (verde e amarela) - inspirada na Benetton

• Blanche (azul escuro e branca) - inspirada na Brabham

• Tyrant (branca e azul claro) - inspirada na Tyrrell

• Losel (bege) - inspirada na Lotus

• May (azul claro) - inspirada na March

• Bullets (azul escuro e azul claro) - inspirada na Arrows

• Dardan (laranja) - inspirada na Dallara

• Linden (azul escuro) - inspirada na Ligier

• Minarae (amarelo e branco) - inspirada na Minardi

• Rigel (verde limão) - inspirada na Rial

• Comet (branca) - inspirada na Coloni

• Orchis (cinza escuro e amarelo) - inspirada na Onyx

• Zeroforce (laranja e branco) - inspirada na Zakspeed







https://pt.wikipedia.org/wiki/Mega_Drive

https://pt.wikipedia.org/wiki/Sega

https://pt.wikipedia.org/wiki/Super_Monaco_GP

https://www.google.com.br/search?q=cartucho+super+monaco&hl=pt-BR&biw=2021&bih=929&site=webhp&tbm=isch&imgil=1bpsUJE8Uzx66M%253A%253BGqOND8A2hBbSjM%253Bhttp%25253A%25252F%25252Fproduto.mercadolivre.com.br%25252FMLB-728146945-sega-mega-drive-cartucho-super-monaco-gp-funcionando-_JM&source=iu&pf=m&fir=1bpsUJE8Uzx66M%253A%252CGqOND8A2hBbSjM%252C_&usg=__mGOUjoR4RD1Yj9xxErxLPPLu4r8%3D&dpr=0.95&ved=0ahUKEwjvmdWduufPAhVMFpAKHbVSAvwQyjcIKw&ei=qbUHWK-hLcyswAS1pYngDw#imgrc=1bpsUJE8Uzx66M%3A

https://pt.wikipedia.org/wiki/Tectoy