Voltar para o site coopermiti

“Acreditamos que o único
caminho para a mudança de
comportamento é através da
educação.”

SONIC CD SEGA CD

Empresa: SEGA CD e Tectoy

Ano: 1993



SEGA CD

Sega CD (como é conhecido nos Estados Unidos e Brasil) ou Mega CD (como é conhecido no Japão e Europa) é um videogame acoplado no Mega Drive e funciona com mídia CD. Foi lançado no Brasil, oficialmente, pela TecToy em 1993. Na época havia uma "enxurrada" de jogos em FMV, tais como Night Trap, Road Avenger, entre outros.

O Sega CD era um periférico que se ligava ao Mega Drive e disponibilizava assim a execução de jogos gravados em CD, novidade para a época. Ele foi feito para enfrentar o, também periférico, TurboGrafx-CD, que havia sido lançado em Agosto de 1990 e que tinha o mesmo conceito, rodar jogos a partir de CD-ROM.

O acessório poderia ser usado em conjunto até com o 32x, tendo potência equivalente a um PlayStation ou Sega Saturn. Mas o console nunca decolou, por causa de seu alto preço e jogos já lançados em cartucho. Anos depois, a Sega lançou um aparelho com o hardware do Mega Drive já acoplado com o Sega CD, chamado de Sega CDX, sendo possível jogar os jogos das ambas plataformas, além de seus respectivos acessórios.

Tectoy

A Tectoy (anteriormente grafada como Tec Toy) é uma empresa brasileira de equipamentos eletrônicos de consumo, conhecida principalmente por seu trabalho na produção e comercialização de consoles e jogos eletrônicos.

Fundada em 18 de setembro de 1987, por Daniel Dazcal, seu objetivo inicial era a fabricação de brinquedos de alta tecnologia, um mercado até então pouco explorado no Brasil. Durante os primeiros anos, a parceria com a Sega, empresa japonesa de jogos e consoles, conduziu seu crescimento com a popularidade do Master System e do Mega Drive no País.

Depois de conquistar 75% do mercado de jogos eletrônicos no Brasil e faturar 115 milhões de dólares em 1994, sua linha de produtos começou a presenciar um desaquecimento nas vendas. Além disso, a crise asiática, em 1997, prejudicou taxas de juros e influenciou nos compromissos financeiros da empresa. Os dois fatores fizeram com que a Tectoy entrasse em concordata em dezembro daquele ano.

Apenas em outubro de 2000, com o fim do processo, conseguiu iniciar a retomada gradual de seu faturamento. Foi também nessa época que reposicionou-se como companhia de entretenimento. A mudança veio acompanhada de novas linhas de produtos, como aparelhos de videokê e DVDs.

Em 2005, criou um estúdio de desenvolvimento de jogos, Tectoy Digital, focado em plataformas móveis. Em 2009, o Zeebo, seu primeiro console independente, desenvolvido em parceria com a Qualcomm, foi lançado em mercados emergentes (e descontinuado em 2011). Desde então, a Tectoy está focada na ampliação de linha de eletrônicos oferecidos e no retorno à lucratividade nas operações.



Características do produto

Sonic the Hedgehog CD (ソ ニック・ザ・ヘッジホッグCD, Sonikku za Hejjihoggu Shī Dī), ou Sonic CD (ソニック CD Sonikku Shī Dī) é um jogo eletrônico da série Sonic the Hedgehog, lançado para Sega CD em 1993 e para computadores pessoais em 1995. Foi relançado em dezembro de 2011 em HD para o Xbox Live Arcade, Playstation Network, computadores, iOS, e Android. E em 14 de Novembro de 2012, o jogo foi lançado para o Windows Phone 7 e 8, em agosto de 2013 foi lançado para a consola Ouya.

Enredo

A história se passa no Little Planet, um pequeno mundo que surge em Never Lake durante um mês do ano. Nele, o passado, o presente e o futuro se unem formando as Time Stones, que são pedras que da o poder de viajar no tempo. O inimigo de Sonic, Dr. Eggman descobre a existência delas e decide encontrá-las antes de Sonic. Para impedir o ouriço, Eggman cria Metal Sonic, réplica metálica do Sonic, que captura Amy Rose. Cabe a Sonic salvá-la, destruir Metal Sonic e acabar com os planos de Eggman.

Jogabilidade

A jogabilidade é idêntica aos dos jogos anteriores. Só que apenas no act 3 se passa no tempo futuro, que pode ser bom ou ruim. Para que o futuro seja bom, Sonic tem que voltar ao passado, por meio das placas com a inscrição "Past" e tomando certos impulsos. Uma vez no passado, deverá achar uma máquina produtora de robôs e destruí-la, no primeiro e no segundo ato. Caso não consiga, ou consiga só em um dos atos, irá para o futuro ruim. Caso, por acidente, Sonic esbarre nas placas com a inscrição "Future" e acabe tomando o impulso para mudar de tempo, ele irá para o futuro ruim, no entanto, é possível voltar com as placas de "Past".

Fases

As fases lembram muito as de Sonic the Hedgehog. A Palmtree Panic lembra a Green Hill; a Tidal Tempest lembra a Labyrinth; dentre outras. São ao todo seis fases, divididas em três sub-atos. Nos dois primeiros parte-se do presente. No ato 3 parte-se do Futuro e você enfrenta Dr. Robotnik. Em Stardust Speedway você enfrenta uma difícil corrida contra o Metal Sonic.

• Palm Tree Panic Zone:Uma bela fase tropical com muitos loopings e túneis. Eles serão bastante úteis para você fazer a viagem no tempo. No Ato 1 Amy tentará dar um abraço no Sonic. Para isso ocorrer basta ir em direção contrária a ela e ela dará um abraço com muito amor. Chefe: é possível pegar invencibilidade e após isso ficará bem fácil enfrentá-lo. Para detê-lo, você tem que deixá-lo sem as garras de defesa. Para isso, espere ele ir andando até um dos cantos e aí o ataque por cima. Detone as duas garras e acerte-o mais uma vez.

• Collision Chaos Zone: Esta fase lembra Spring Yard de Sonic 1. Nela você terá um misto de elementos de pinball com muitos desafios. É uma das fases mais complicadas. Logo no começo Amy será raptada por Metal Sonic. Dica: para usar os rebatedores de Pinball, use o botão de pulo e mire o personagem no local desejado. Quanto mais na ponta, mais reto e alto você joga o personagem.Chefe: Ele é relativamente difícil. Você ficará diante de uma mesa gigante de pinball e precisará usar as habilidades adquiridas em Sonic Spinball para chegar até o chefe e acertá-lo quatro vezes.

• Tidal Tempest Zone: Agora Sonic cai num belo mundo aquático onde será preciso pegar um fôlego nas bolhas de ar. A fase lembra muito a Labyrinth Zone. Dica: evite ir ao futuro nesta fase porque o nível da água estará muito acima do presente. Chefe: é bem difícil. Assim como em Labyrinth Zone, você terá que seguir o chefe. Mas, diferentemente de Labyrinth Zone, não há fim. Você precisará acertar o chefe quatro vezes. Após fazer isso, você chegará a um nível submerso onde Robotnik ficará com bolhas ao seu redor. Quando ele soltar as bolhas, use-as para pegar fôlego. Após o chefe ficar sem proteção acerte-o uma vez mais.

• Quartz Quadrant Zone: Repleta de pedras especiais e minerais, esta fase conta com belos gráficos. Você encontrará muitos encanamentos e esteiras. Tome cuidado com elas para não morrer. Chefe: siga o ato 3 pelo caminho natural da fase. O chefe morrerá sozinho através do atrito. Para começar a enfrentá-lo, acerte-o por baixo e fique correndo contra a esteira. Depois, tome cuidado com as bombas. Com o tempo, o chefe se autodestruirá.

• Wacky WorkBench Zone: agora Sonic caiu numa fase cujo chão é formado de molas. Quando você pular nele ganhará um impulso gigantesco. A fase segue pela parte de cima. Cuidado com os congeladores. Após o Sonic ser congelado e descongelado, os anéis serão perdidos. É uma fase bem complicada. No presente, será possível ver as cores das molas oscilando. Quando ele parar de piscar o chão ficará normal, sendo que funciona.







https://pt.wikipedia.org/wiki/Sega_CD

https://pt.wikipedia.org/wiki/Sonic_the_Hedgehog_CD

https://www.google.com.br/search?q=CD+PARA+JOGOS+SEGA&hl=pt-BR&biw=2021&bih=959&site=webhp&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=0ahUKEwjqiq3qqOnPAhWEEpAKHQokBEQQ_AUICCgD&dpr=0.95#imgdii=H_3AIKoVGdNtGM%3A%3BH_3AIKoVGdNtGM%3A%3B9dyn_i-w6bKVIM%3A&imgrc=H_3AIKoVGdNtGM%3A

https://pt.wikipedia.org/wiki/Tectoy