Voltar para o site coopermiti

“Acreditamos que o único
caminho para a mudança de
comportamento é através da
educação.”

CALCULADORA MÁQUINA DE SOMAR FACIT CI13

Empresa: Facit



Facit

A Facit (Facit AB, fundada em 1922 como AB Åtvidabergs Industrier) foi uma empresa multinacional fabricante de produtos de escritório, com sede localizada em Åtvidaberg, Suécia. A Facit AB, uma fabricante de calculadoras mecânicas, foi incorporada ao grupo empresarial neste mesmo ano.

História

No início da década de 1960, a subsidiária Facit tornou-se o carro-chefe da corporação, a qual em 1965 mudou seu nome para Facit AB. Nesta época, a empresa possuía um total de 8.000 empregados e filiais em mais de 100 países.

Em 1970, a empresa atingiu o ápice do seu crescimento, com mais de 14.000 empregados em todo mundo. Em 1971, foram lançadas calculadoras modernas fabricadas no Japão, tornando instantaneamente obsoletas as calculadoras mecânicas fabricadas pela Facit. Isto praticamente tirou a Facit do mercado do dia para a noite.

A Facit foi vendida para a Electrolux em 1973 e em 1983, passou para o controle da Ericsson, onde foi iniciada uma tentativa de fabricar microcomputadores. Ao longo de 4 anos, o computador doméstico da Facit (o Facit DTC) tornou-se popular na Suécia. A máquina oferecia algumas soluções inovadoras, e tinha um BASIC aperfeiçoado. Todavia, como o empreendimento não se revelou particularmente lucrativo, foi encerrado em 1988. A empresa foi subsequentemente dividida entre proprietários estrangeiros, e finalmente fechou as portas em 1998.

Brasil

No Brasil a Facit também pertenceu à Sharp até meados da década de 1990, sendo que além de permanecer com os produtos de escritório também foi o segmento de eletrônicos de consumo populares, chegando a lançar no mercado um modelo de videocassete (modelo VX-F40), porém não ficando muito tempo no mercado.

Embora a matriz tenha fechado definitivamente as portas em fins do século XX, algumas subsidiárias ainda persistem no ramo, como a Facit do Brasil, com sede em Juiz de Fora, Minas Gerais.



Máquina de somar

Uma máquina de somar é um tipo de máquina calculadora especializada, utilizada outrora para cálculos em contabilidade. Estas velhas máquinas podiam ser de manutenção difícil e davam respostas erradas caso o mecanismo falhasse. Provavelmente, era melhor aprender a usar um ábaco.

Características

Elas exigiam que o usuário puxasse uma alavanca para somar números. Os números eram entrados pressionando teclas num grande teclado numérico; por exemplo, a quantia $30,72 era digitada usando as teclas correspondentes a "$30", "70¢" e "2¢" e puxando a alavanca em seguida. Subtrair era impossível, exceto pela soma do complemento de um número (por exemplo, subtrair $2,50 somando $9.997,50).

Uma máquina de somar posterior, chamada comptômetro, não exigia que se puxasse uma alavanca para somar. Os números eram entrados pela simples pressão das teclas. A máquina, assim, era movida pela força dos dedos. Algumas máquinas de somar era eletromecânicas, dispositivos antigos mas movidos por energia elétrica.

Algumas máquinas de "dez teclas" aceitavam a entrada de números como nas calculadoras modernas - 30,72 era digitado como "3", "0", "7", "2". Estas máquinas podiam subtrair também. Outras podiam multiplicar e dividir, embora incluir estas operações tornasse as máquinas mais complexas.

As máquinas de somar modernas são como calculadoras simples. Todavia, elas frequentemente têm um sistema de entrada diferente.



Características do produto

• Feita na Suécia





https://pt.wikipedia.org/wiki/M%C3%A1quina_de_somar

https://www.google.com.br/search?q=CALCULADORA+TEXAS+679&safe=active&biw=1920&bih=901&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=0ahUKEwj8-ZDHt4XQAhVDC5AKHTZGAWEQ_AUICCgD#safe=active&tbm=isch&q=CALCULADORA+FACIT+CI13&imgrc=9zdV_mscMBP4xM%3A

https://pt.wikipedia.org/wiki/Facit