Voltar para o site coopermiti

“Acreditamos que o único
caminho para a mudança de
comportamento é através da
educação.”

COMPUTADOR COMPAQ PRESARIO 460

Empresa: Compaq Computer Corporation

Ano: 1993



Compaq

Compaq Computer Corporation foi um fabricante norte-americano de computadores pessoais fundada em 1982 que se tornou uma marca da HP.

A empresa foi criada por Rod Canion, Jim Harris e Bill Murto — ex gerentes seniores da Texas Instruments. O nome Compaq foi derivado de "Compatibility and Quality" (compatibilidade e qualidade em inglês) uma vez que a Compaq produziu um dos primeiros computadores IBM PC compatível.

Tendo sido o maior fornecedor de sistemas computacionais pessoais no mundo, Compaq foi uma corporação independente até 2002 quando foi fundida com a Hewlett-Packard.

História

Em fevereiro de 1982, três ex-funcionários da Texas Instruments criaram a Compaq Computer Corporation com o objetivo de criar um computador portátil compatível com o PC. Cada um dos três investiu 1.000 dólares na Compaq e Ben Rosen e a Sevin Rosen Funds investiram mais dinheiro. Em novembro de 1982 a Compaq lança o seu primeiro produto um computador portátil compatível com a plataforma da IBM. Como quase todas as partes do microcomputador podiam ser compradas em qualquer loja especializada, o principal desafio era copiar o chip da BIOS do IBM-PC sem violar a lei de patentes. Foi usada uma técnica conhecida como engenharia reversa e com isso a empresa contribui para criação de um mercado de PCs Clones (que eram bem mais barato que o da IBM, e venderiam mais) e ajudou a Intel e a Microsoft a crescerem exponencialmente já que eram os fornecedores do Processador e Sistema Operacional respectivamente para os PCs.

Em 1997 a Compaq adquiriu a Tandem. Em 1998 a Compaq adquiriu a Digital Equipment Corporation (DEC). Em 2002 ocorreu uma fusão entre a Compaq Computer Corporation (CPQ) e a Hewlett-Packard (HWP) e formaram a HPQ.



Compaq Presario

Presario foi uma série de computadores de mesa e portáteis de Compaq . A família Presario de computadores foi lançado para o mercado consumidor em setembro de 1993. Em meados de 1990, Compaq começou a fabricar monitores de PC como parte da marca Presario. Uma série de all-in unidades de um, contendo tanto o PC e o monitor no mesmo caso, também foram lançados. Embora a HP adquiriu a Compaq, em 2002, o nome Presario foi usado até a marca Compaq foi interrompida em 2013, devido à sua comercialização.











https://translate.google.com.br/translate?hl=pt-BR&sl=en&u=https://en.wikipedia.org/wiki/Compaq_Presario&prev=search

https://www.google.com.br/search?q=COMPUTADOR+PRESARIO+460&safe=active&biw=1920&bih=901&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=0ahUKEwiDy4OY1YXQAhWSl5AKHXklBK4Q_AUICSgC#imgdii=lhs8gUOUPdnV1M%3A%3Blhs8gUOUPdnV1M%3A%3BdOFoiSYhx3b8PM%3A&imgrc=lhs8gUOUPdnV1M%3A

https://pt.wikipedia.org/wiki/Compaq