Voltar para o site coopermiti

“Acreditamos que o único
caminho para a mudança de
comportamento é através da
educação.”

COMPUTADOR IMPACT SILICON GRAPHICS INDIGO²

Empresa: Silicon Graphics International (SGI)

Ano: 1992



SGI

A Silicon Graphics, Inc. (atualmente SGI ou Silicon Graphics International, historicamente referido como Silicon Graphics Computer Systems ou SGCS) é uma empresa norte-americana de soluções para computação de alto desempenho, incluindo hardware e software. É conhecida por suas estações de trabalho de alto desempenho, que tiveram grande importância no campo de multimídia.

É a criadora do sistema operacional IRIX, que roda em máquinas com processador MIPS.

Teve seus recursos tecnológicos utilizados na produção dos efeitos visuais do filme Jurassic Park, de Steven Spielberg, e na produção do hardware do videogame Nintendo64 da Nintendo.

Um dos filmes mais conhecidos no qual foram utilizados computadores da Silicon Graphics foi Twister, onde os tornados criados artificialmente destruíam silos de cereais também artificiais.

A estação de trabalho Fuel da SGI pode ser acoplada a equipamentos de ultrassonografia para criar imagens tridimensionais do cérebro de fetos ainda no útero da mãe. As imagens têm excelente nitidez e precisão.

A sede da SGI encontrava-se em Sunnyvale, na Califórnia; fora originalmente incorporada como corporação da Califórnia em novembro de 1981, e reincorporada como corporação de Delaware em janeiro de 1990. Em maio de 2006 a SGI pediu proteção por bancarrota sob o Capítulo 11, Título 11 do Código dos Estados Unidos. Em 2009 anunciou a venda dos seus bens à Rackable Systems, negócio finalizado a 11 de maio de 2009, com a Rackable assumindo o nome de "Silicon Graphics International".







SGI INDIGO ² E CHALLENGEM M

A SGI Indigo² e o SGI Desafio M foram computadores Unix comercializados pela SGI entre 1992-1997.

O Indigo², codinome Fullhouse, era uma área da estação de trabalho. O Desafio M era um servidor que diferia do Indigo² apenas por um caso um pouco diferente colorido e badged, e a ausência de gráficos e hardware de som. Ambos os sistemas foram baseados nos processadores MIPS. Ambos os sistemas suportados EISA e a SGI proprietária do GIO64, barramento de expansão através de uma placa riser.

SGI Indigo² ,estação de trabalho, é um sucessor direto do MODELO SGI Indigo . Até a introdução da SGI Octane , SGI Indigo² era sistema de desktop mais poderoso do SGI para 3D, visualização e ambientes de computação de alto desempenho.

Características do produto

Estações de trabalho SGI Indigo² tinham dois modelos: o caso da cerceta Indigo² - modelo anterior (conceito original), e mais tarde - modelo de impacto muitas vezes chamado - com caixa cor púrpura. Ambos pareciam iguais a partir do exterior, exceto a cor, e o sub-modelo do caso de badging. Os tipos de CPU disponíveis, a quantidade de recursos de RAM e GFX dependem da variação do modelo ou sub-modelo. Houve uma versão especial do "Teal" Indigo², chamado Poder Indigo²; este sistema tinha aumentado as capacidades FPU (unidade de ponto flutuante) e utilizado especialmente concebido com CPUs R8000. É natural que, mais tarde modelo de estação de trabalho IMPACT Indigo² desse mais poder computacional e visualização, especialmente devido à introdução de R10000 série RISC CPU, e os impactos gráficos.

Microprocessador

Todos os modelos Indigo² usam uma das quatro variantes distintas de microprocessadores MIPS: o 100 a 250 MHz MIPS R4000 e R4400, e o Quantum Effect Devices (mainboard IP22) R4600; a 75 MHz MIPS R8000 (IP26 mainboard); e 175-195 MHz R10000 (IP28 mainboard), que estão em destaque no último modelo Indigo² produzido, o "IMPACT10000". Cada família de microprocessadores difere em frequência de clock, capacidade de cache primária e secundária.

Memória (RAM)

Todos os modelos SGI Indigo² possuem 12 slots SIMM na placa-mãe. O Indigo² utiliza 36-bit de paridade de 72 pinos padrão de página mais rápido modo de memória SIMM. Os módulos de memória estão assentados em grupos de quatro. O Indigo² pode ser expandido para uma especificação térmica máxima de 384 MB ou 512 MB de RAM. O design da lógica de controle de memória nas máquinas R10000 suportou até 1 GB de RAM, mas a saída térmica de uma geração mais antiga de chips DRAM exigia o limite de 512 MB. Com módulos mais novos, de maior densidade e escala menor, 768 MB estava facilmente dentro das especificações de saída de calor. Posteriormente, os módulos de 128 MB permitiram o pleno 1 GB com oito dos doze soquetes ocupados.

Drives

Todos os modelos SGI Indigo² podem acomodar duas unidades de 3,5 “de tamanho SCSI de disco e um 5,25" unidade de CD-ROM SCSI tamanho dentro de baías na parte frontal da máquina, usando especialmente concebidos trenós unidade Indigo2 com conectores proprietários. Todos os três compartimentos de unidade são facilmente acessados ao remover o bisel frontal Indigo2 elegante e reconhecível. A velocidade interna do barramento SCSI do Indigo2 é de cerca de 10MBYTE / s. Os dispositivos de disco rígido usuais usados pelo fabricante eram drives de SCSI-1 5200rpm e 7200rpm estreitos. Todos os trilhos da unidade Indigo2 têm um conector fêmea clássico de 50 pinos SCSI-1 + conector de alimentação padrão de 4 pinos. As unidades de disco avançadas U160 e U320 SCSI também podem ser utilizadas, mas, em seguida, é necessário adaptadores adequados (80/68 pinos a 50 pinos SCSI).

Networking

As opções 10MB interface LAN on-board, 100MB LAN estavam disponíveis a partir de terceiros, através de placas de expansão EISA ou GIO64. As duas mais conhecidas e amplamente utilizadas placas de rede Indigo2 são 3Com 3C597-TX 100MBIT EISA Card, e o Phobos G160 GIO64. O segundo oferece um melhor desempenho global provocada pela utilização do autocarro GIO64 superior, que também tem o efeito de reduzir a utilização da CPU devido ao DMA transferências.







https://www.google.com.br/search?q=COMPUTADOR+CPU+IMPACT+SILICONGRAFICS+INDIGOS+2&safe=active&rlz=1C1AVNG_enBR695BR695&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=0ahUKEwiekp_DyZbQAhVEDJAKHdAHBvIQ_AUICigD&biw=1920&bih=950#imgrc=vxrN0QWR3xCpSM%3A

https://translate.google.com.br/translate?hl=pt-BR&sl=en&u=https://en.wikipedia.org/wiki/SGI_Indigo%25C2%25B2_and_Challenge_M&prev=search

https://pt.wikipedia.org/wiki/Silicon_Graphics