Voltar para o site coopermiti

“Acreditamos que o único
caminho para a mudança de
comportamento é através da
educação.”

APPLE IIGS LIMITED EDITION

Empresa: Apple Inc.

Ano: 1986



Apple

Apple Inc. (anteriormente Apple Computer, Inc.) é uma empresa multinacional norte-americana que tem o objetivo de projetar e comercializar produtos eletrônicos de consumo, software de computador e computadores pessoais. Os produtos de hardware mais conhecidos da empresa incluem a linha de computadores Macintosh, o iPod, o iPhone, o iPad, a Apple TV e o Apple Watch. Os softwares incluem o sistema operacional Mac OS X, o navegador de mídia iTunes; a suíte de software multimídia e criatividade iLife; a suíte de software de produtividade iWork; Aperture, um pacote de fotografia profissional; Final Cut Studio, uma suíte de vídeo profissional e produtos de software; Logic Studio, um conjunto de ferramentas de produção musical; o navegador Safari; e o iOS, um sistema operacional móvel.

Em agosto de 2010, a empresa operava 301 lojas de varejo em dez países, e uma loja online onde os produtos de hardware e software são vendidos. Para além das Apple Store, a empresa possui as Apple Shops e as Apple Premium Resellers (APR's). As primeiras são pequenas áreas exclusivas à marca, devidamente sinalizadas e inseridas em operadores multimarca. As APR's são parcerias estabelecidas com empresários locais e são lojas exclusivas à marca e que disponibilizam toda a gama de produtos e serviços colocados ao dispor do cliente pela casa-mãe. Em maio de 2011, a Apple era uma das maiores empresas do mundo e a empresa de tecnologia mais valiosa do planeta, tendo ultrapassado a Microsoft. Em janeiro de 2012 a Apple passou a multinacional do petróleo ExxonMobil em valor de mercado e passa a ser a maior empresa de capital aberto do mundo[ No ano de 2016, ela foi ultrapassada pelo Google como marca mais valiosa do mundo, mantendo a vice-liderança, avaliada em 228 bilhões de dólares.

Fundada em 1 de abril de 1976 em Cupertino, Califórnia, e incorporada 3 de janeiro de 1977, a empresa foi anteriormente denominada Apple Computer, Inc. nos seus primeiros 30 anos, mas retirou a palavra "Computer" em 9 de janeiro de 2007, para refletir a contínua expansão da empresa no mercado de eletrônicos de consumo, além de seu foco tradicional em computadores pessoais. Em setembro de 2010, a Apple tinha 46,6 mil empregados em tempo integral e 2.800 temporários empregados em tempo integral em todo o mundo e tinha vendas anuais mundiais de 65,23 bilhões de dólares.

Por motivos tão variados como a sua filosofia de design estético completo até suas campanhas de publicidade distintas, a Apple estabeleceu uma reputação única na indústria de eletrônicos de consumo. Isso inclui uma base de clientes que se dedica à empresa e sua marca, especialmente nos Estados Unidos. A revista Fortune classificou a Apple a empresa mais admirada nos Estados Unidos em 2008, e do mundo em 2008, 2009 e 2010. A empresa também tem recebido críticas por seu contratos de trabalho, cuidado ambiental e práticas de negócios, incluindo as origens primarias dos materiais de base.



Características do produto

O Apple IIGS (denominado como II GS) é a quinto e mais poderoso modelo da Apple II de computadores pessoais produzidos pela Apple Computer . O "GS" no nome significa "Graphics" e "Sound", referindo-se às suas capacidades multimídias avançadas, especialmente a sua state-of-the-art som e síntese musical, que superou significativamente os modelos anteriores da linha e a maioria das máquinas contemporâneas como o Macintosh e PC IBM .

A máquina é uma mudança radical a partir de qualquer anterior Apple II, com a sua verdadeira arquitetura de 16 bits, o aumento da velocidade de processamento, acesso direto a megabytes de RAM , a síntese wavetable de áudio, interface gráfica do usuário e mouse . Totalmente compatível com versões anteriores dos modelos Apple II, misturou o Apple II e aspectos da tecnologia Macintosh em um único. Mantendo-se com o slogan "Apple II Forever" da Apple da época, o IIGS estabeleceu um futuro promissor e avanço evolutivo da linha Apple II, mas a Apple pagou relativamente pouca atenção como a empresa cada vez mais focada na plataforma Macintosh.

O Apple IIGS é o primeiro computador produzido pela Apple para usar uma cor interface gráfica do usuário , bem como o "Platinum" esquema de cores (cinza claro) e da Apple Desktop Bus interface para teclados, mouses e outros dispositivos de entrada. É também o primeiro computador pessoal a vir com um built-in de síntese wavetable de chips, utilizando a tecnologia de Ensoniq . A máquina superou todos os outros produtos da Apple, incluindo o Macintosh, durante o seu primeiro ano de produção.

Fundo

O Apple IIGS foi lançado 15 de setembro de 1986. Parte da Apple da indústria de computadores, neste momento estava transitando do 8-bit 6502, tecnologia de CPU que o começou, com a mais recente 16/32 bit Motorola 68000 usado por computadores, como o Macintosh e o Commodore Amiga e Atari ST . A fim de manter a compatibilidade com os membros anteriores da linha Apple II, a Apple usou o processador ocidental Design Center 65C816. Além de fornecer continuidade de plataforma, o processador de menor capacidade manteve o IIGS de competir com o Macintosh que, na época, era monocromático.

Como o IIe de Apple, o IIGS era popular com escolas, mas Apple falhou em promover e atualizar o computador, preferindo focalizar em introduzir o Macintosh nestes mercados preferivelmente. O IIGS era muito mais caro e mais lento em termos de velocidade de processamento bruto em comparação com seus concorrentes e, cada vez mais, sem atualizações de avanço regular, caiu para trás outros computadores pessoais ao longo de sua vida útil. A Apple finalmente cessou a produção do modelo em dezembro de 1992.



Recursos de hardware

O Apple IIGS é um computador inovador com muitas melhorias sobre máquinas mais antigas da linha, como o Apple IIe e Apple IIc . Ele emula seus antecessores, utilizando um costume de chip chamado mega II e usado o novo design Western Center 65C816de 16 bits microprocessador rodando a 2,8 MHz , que é mais rápido do que os 8 bits NMOS 6502 e CMOS 65C02 processadores utilizados no anterior Apple II Modelos. Uso do 65C816 permite que os IIGS para tratar consideravelmente mais RAM .

A utilização de um relógio de 2,8 MHz foi uma decisão de marketing a intenção de limitar o desempenho da IIGS a um nível mais baixo do que o da Macintosh, uma decisão de que teve um efeito crítico sobre o sucesso do IIGS. Na realidade, o processador 65C816 é capaz De correr a uma taxa de relógio muito maior.

O IIGS também inclui gráficos avançados e som, o que levou ao seu nome GS. Seus gráficos são os melhores da série Apple II, com novos modos de vídeo super-alta resolução. Estes incluem um modo de 640 × 200 pixels com cor de 2 bits e um modo de 200-pixel 320 × com 4 bits de cor, sendo que ambos podem selecionar 4 ou 16 cores (respectivamente) de uma só vez a partir de uma paleta de 4.096 cores. Ao alterar a paleta em cada linha de varredura, é possível exibir até 256 cores ou mais por tela, que foi muito comumente vistos dentro de jogos e design gráfico software durante o auge deste computador. Através de uma programação inteligente, é possível fazer o IIGS exibir até 3.200 cores de uma só vez. Quando introduzido pela primeira vez, interface de usuário da Apple conhecida como MouseDesk e o IIGS Sistema de demonstração eram ambos em preto e branco. cor Usuários não vi até uma aplicação que levou vantagem dos novos recursos foi lançado. O áudio é gerado por um embutido sintetizador de som e música - sob a forma do Ensoniq chip de oscilador digital de 5503 (DOC) , o qual tem a sua própria dedicado RAM e 32 canais separados de som. Estes canais estão emparelhados para produzir 15 vozes em áudio estéreo.

Embora a Apple tivesse esperado que o IIc fosse vender mais do IIe, este último era mais popular por causa de seus slots. A IIGS suporta tanto de 5,25 polegadas e de 3,5 polegadas disquetes e, como o IIe, antes disso, tem vários slots de expansão. Estes incluem sete slots de expansão de uso geral compatíveis com os da Apple II, II +, e IIe, além de um slot de expansão de memória que pode ser usado para adicionar até 8 MB de RAM. O IIGS, como o IIc, também possui portas dedicadas para dispositivos externos. Estes incluem uma porta para conectar ainda mais unidades de disquete, duas portas seriais para dispositivos como impressoras e modems (que também pode ser usado para conectar a um LocalTalk rede), um Apple Desktop Bus porta para conectar o teclado e mouse, e portas de vídeo RGB. Essas portas estão associados com os slots, assim, por exemplo usando um cartão na ranhura 1 significa que a porta da impressora está desativada. A máquina também possui um painel de controle ajustável pelo usuário e relógio em tempo real, que são mantidos por uma bateria embutida (uma bateria de lítio de 3.6 volts não substituível, removível em uma placa-mãe de revisão posterior).

A IIGS também suporta iniciar a partir de um servidor AppleShare, através do protocolo AppleTalk, ao longo do cabeamento LocalTalk. Quando o "Apple IIe Workstation Card" foi introduzido, esta capacidade foi dada ao IIe. Este foi mais de uma década antes de NetBoot ofereceu a mesma capacidade de computadores com Mac OS 8 e além.









https://pt.wikipedia.org/wiki/Apple

https://translate.google.com.br/translate?hl=pt-BR&sl=en&u=https://en.wikipedia.org/wiki/Apple_IIGS&prev=search

https://www.google.com.br/search?q=CPU+APPLE++IIGS+LIMITED+EDITION&safe=active&rlz=1C1AVNG_enBR695BR695&biw=1920&bih=901&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=0ahUKEwiH1tSRj5fQAhWBjJAKHWf6D8YQ_AUIBigB#imgrc=T2bUBkys6TE__M%3